fbpx

Narrativas para a grande virada

RESUMO DO CURSO

Narrativas estão entre os instrumentos mais eficazes na caixa de ferramentas da humanidade, pois possibilitam cooperação em grande escala. A partir de uma abordagem teórico-prática, apresentaremos conceitos e técnicas para estruturar narrativas capazes de mobilizar as pessoas em processos de transformação.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

-Compreender os elementos comuns que caracterizam as narrativas e seu papel em processos de transformação;
-Introdução a técnicas para construir narrativas que engajam e visões de futuro;
-Desenvolver visão crítica em relação às narrativas e capacidade de filtrar conteúdos relevantes.

PERFIL DO ALUNO

O curso se destina a todos aqueles que se interessam pelo tema de narrativas, particularmente aqueles que atuam direta ou indiretamente em processos de transformação. O conteúdo é adequado para as mais diversas áreas de atuação e nenhum conhecimento prévio é necessário

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

– Por que as narrativas são tão importantes? (Capacidade de contar histórias e seu papel decisivo para o êxito do Homo Sapiens;
função cognitiva das narrativas);
– Compreendendo os elementos comuns das narrativas (12 passos da Jornada do Herói e plano de mobilização);
– Construindo novas visões de futuro (Apresentação de técnicas para estruturar narrativas que engajam; casos exitosose
ferramentas para construção de novas visões de futuro).

Formulário de Inscrição

Professores

Juliana Campos Lopes

Fundadora da PulsarCom o ritmo natural da vida, empresa de comunicação e educação para mudança sistêmica. A Pulsar oferece ferramentas para que as pessoas se reconectem com seu processo natural de aprendizagem e capacidade de aprender ao longo da vida, tendo a natureza como fonte de inspiração. Juliana é gestora ambiental e jornalista, com MBA em Marketing e Mestrado em Administração, com foco em sustentabilidade. Desde 2004 atua em projetos de educação, comunicação e advocacy para mudanças estruturais visando uma cultura regenerativa. Foi diretora por oito anos do CDP – Disclosure, Insight, Action.

Andreia Louback

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela PUC-Rio e mestra em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET/RJ. Atualmente, faz um curso de especialização em Cidades, Políticas Urbanas e Movimentos Sociais no IPPUR/UFRJ. Faz parte do conselho da Rede Narrativas, um movimento de profissionais de comunicação de causas que atua nas organizações da sociedade civil, a partir da difusão de conhecimento e promoção de espaços de debate para a transformação social. Também integra o conselho de governança da Casa Fluminense, que é um espaço permanente para a construção coletiva de políticas e ações públicas por um Rio de Janeiro mais justo, democrático e sustentável. Entre seus principais temas de interesse e paixão estão: justiça climática, cidade, cultura, religião, literatura, educação e desigualdades raciais. Trabalhou como coordenadora de comunicação no Instituto Clima e Sociedade (iCS) por dois anos, sendo responsável por intermediar o relacionamento da organização com a mídia, cobertura de eventos, produção de conteúdo, gerenciamento de todas as redes sociais e materiais institucionais. Hoje, lidera a comunicação no eixo de justiça climática no programa Prioridade Absoluta, no Instituto Alana.

Raquel Correa Sajonc

Mestre em Administração com foco em Equidade de Gênero, especialista em Comunicação Empresarial, MBA em Gestão de Marketing e Negócios e bacharel em Comunicação Social. Tem 17 anos de atuação em Responsabilidade Social Corporativa. Trabalhou em veículos de comunicação desenvolvendo projetos e ações de Marketing Social e Marketing de Causas. A última experiência foi na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), onde atuou por oito anos na área de Responsabilidade Social. É idealizadora do perfil Sintonia de Gênero (Instagram), que tem o propósito compartilhar conteúdos e reflexões sobre os papéis de gênero na sociedade.

Conteúdo do Curso

Narrativas e seu papel na evolução da humanidade
23/11
19h às 21h30

Só o que é sentido faz sentido: função cognitiva das narrativas
24/11
19h às 21h30

Estruturas narrativas na prática – Estudo de caso 1
25/11
19h às 21h30

Criando novas realidades imaginadas – Estudo de caso 2
26/11
19h às 21h30

Achamos que isso vai te interessar:

Conheça o nosso curso de Graduação em Publicidade e Propaganda

Saiba Mais

Conheça o Podcast Toda Mídia do IDP

Saiba Mais

Cursos relacionados

ASSESSORIA DE IMPRENSA – Construindo relacionamentos saudáveis e duradouros com as mídias

Gratuito

Saiba mais

Marketing de Serviços em Comunicação

Gratuito

Saiba mais

COBERTURA ELEITORAL – do fact-checking à investigação

Gratuito

Saiba mais
Veja outros cursos

Assine nossa newsletter e receba novidades!