Os perfis no jornalismo literário

RESUMO DO CURSO

Os perfis são um dos gêneros mais nobres do jornalismo  narrativo, um mergulho com profundidade na história de um personagem. Autora de alguns dos melhores do jornalismo brasileiro, Daniela Pinheiro ensina neste curso cada etapa da produção de um perfil literário.

OBJETIVOS DE  APRENDIZAGEM

– Apresentar ao aluno todas as etapas de produção de um perfil, e por que ele é um gênero tão nobre no jornalismo literário;
– Ensinar os critérios na seleção do personagem a ser perfilado;
– Mostrar técnicas e segredos na apuração literária;
– Detalhar o processo de escrita e edição de um perfil.

PERFIL DO ALUNO

Pessoas interessadas em aprender a produzir jornalismo narrativo, incluindo jornalistas, escritores e profissionais e estudantes de Comunicação Social, assim como interessados no gênero da não-ficção por razões pessoais ou profissionais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

– O nascimento de um perfil, critérios de escolha da pauta e seleção do personagem;
– O making of de alguns cases: José Dirceu, Ricardo Teixeira, Silas Malafaia e Dilma Rousseff, entre outros;
– Técnicas e segredos na apuração de perfis literários;
– Ética na apuração de um perfil, a relação repórter-perfilado;
– Texto e edição: como organizar estrutura, organogramas, priorização, o papel do editor;
– O pós-publicação.

Formulário de Inscrição

Daniela Pinheiro

Jornalista e mestranda em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Foi fellow John S. Knight na Universidade Stanford e no Reuters Institute for the Study of Journalism, em Oxford. Trabalhou na Folha de S. Paulo, no Jornal do Brasil e nas revistas Veja e Piauí. Foi diretora de redação da revista Época. Ganhou quatro vezes o Troféu Mulher Imprensa e duas vezes o Prêmio Comunique-se como melhor repórter de mídia impressa do país.

Conteúdo do Curso

Como nasce um perfil. De José Dirceu a Ricardo Teixeira, de Silas Malafaia a Dilma Rousseff? Da pauta ao personagem.
02/12 – 12h30 às 14h

A apuração. Os segredos e bastidores da reportagem. Dias e até meses com um personagem ou uma história — desafios, limites, o que importa e o que não, quando é a hora de parar.
08/12 – 12h30 às 14h

A escrita e a edição. A estrutura do texto, menos é sempre mais, o que priorizar, o trabalho do bom editor.
09/12 – 12h30 às 14h

A escrita e a edição, parte 2. O que acontece após a publicação. Encerramento.
15/12 – 12h30 às 14h

Achamos que isso vai te interessar:

Conheça o Podcast de Jornalismo do IDP

Conheça o nosso curso de Graduação em Jornalismo IDP

Políticas Sociais – Analisar para intervir

Political Branding – Uma introdução

UX: Experiência do Usuário

Veja outros cursos

Assine nossa newsletter e receba novidades!