Para escrever bem – Técnicas de redação para o jornalismo, os estudos e a vida

RESUMO

Você já teve aquele branco diante do computador ou de uma folha de papel? Não soube como começar o texto? Sofreu para transformar o pensamento em palavra escrita? Não ficou satisfeito com o que redigiu? Este curso vai ajudá-lo a ganhar fluência na escrita. O trabalho de produzir textos fica mais fácil e prazeroso quando você conhece e pratica as principais técnicas de redação.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

– Aprender a escrever textos que transmitam com clareza a mensagem desejada

– Conhecer técnicas que tornam o texto fluente e instigante

– Entender as regras gramaticais que mais provocam dúvidas na hora de escrever

PERFIL DO ALUNO

O curso é voltado não apenas para jornalistas e alunos de jornalismo, mas também para vestibulandos, estudantes do ensino médio e todas as pessoas que, não importando a idade ou a área de atuação, tenham o desejo de escrever melhor.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

– Planejamento: a estrutura do texto e do parágrafo

– Escrita: o paralelismo, a escolha das palavras mais adequadas e a eliminação das frases e palavras desnecessárias

– Língua portuguesa: as principais regras gramaticais

Formulário de Inscrição

Ricardo Westin

Com 20 anos de experiência na imprensa, Ricardo Westin foi repórter na revista Veja e nos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e El Mundo (Espanha). Escreveu reportagens sobre temas tão diversos quanto política e esporte, saúde e religião, educação e música, ciência e comportamento. Atualmente trabalha como jornalista na Agência Senado. É autor de reportagens que venceram o Prêmio Andifes de Jornalismo de Educação (2006) e o Prêmio Nacional de Jornalismo sobre Violência de Gênero (2014). Pós-graduado em Ciência Política e graduando em História, publicou os livros A Queda de Dilma (Editora Universo dos Livros) e Arquivo S – O Senado na História do Brasil (Senado Federal).

Thaís Nicoleti de Camargo

Consultora de língua portuguesa da Folha e do UOL. Formada em letras pela USP (Universidade de São Paulo), é professora de português desde 1984, tendo atuado em colégios e cursos pré-vestibulares e preparatórios às escolas militares. É autora dos livros “Redação Linha a Linha” (Publifolha), “Uso da Vírgula” (Manole) e “Manual Graciliano Ramos de Uso do Português” (editado e distribuído pela Secretaria de Comunicação do Estado de Alagoas).

Conteúdo do Curso

A estrutura do texto

A estrutura do parágrafo

As principais regras gramaticais

A escolha das palavras mais adequadas

A eliminação das frases e palavras desnecessárias

O paralelismo

Encerramento

Achamos que isso vai te interessar:

Conheça o nosso curso de Graduação em Jornalismo

Conheça o Podcast Toda Mídia do IDP

Cursos relacionados

Profissão: Cool Hunter – Como ler e analisar tendências se tornou um alto valor de mercado

UX: Experiência do Usuário

Storytelling e Design de Apresentações

Veja outros cursos

Assine nossa newsletter e receba novidades!