RESUMO
O curso apresenta, de forma introdutória, o conceito de political branding e de que forma ele tem feito, entre sucessos e fracassos, parte das estratégias de comunicação política e eleitoral no Brasil e no exterior.
Parte-se da suposição que uma marca política (assim como a imagem do político) é conceituada a partir de uma rede de memórias interligadas que resultam do posicionamento às decisões dos eleitores. Como construir esses pontos de rede em meio a uma economia da reputação e trocas simbólicas?
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
1. Apresentar o conceito de political branding aos profissionais de comunicação
2. Orientar os alunos quanto às possiblidades de uso das estratégias na comunicação de governo e eleitoral
3. Desenvolver competências para aplicar o conceito em ações que possam posicionar adequadamente partidos e políticos em mandatos e disputas eleitorais
PERFIL DO ALUNO
• Assessores políticos
• Entes políticos
• Profissionais de comunicação e marketing
• Gestores de agências off-line e on-line
• Consultores de estratégias políticas
• Estudantes de comunicação interessados na área
• Políticos e pré-candidatos a cargos eletivos
• Chefes de gabinete
• Secretários de comunicação
• Gestores Públicos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Introdução
Conceitos centrais de identidade, marca, imagem e reputação
A dimensão das trocas simbólicas
O Papel da Internet
Economia da reputação
Influenciadores digitais
Political Branding
Branding e posicionamento
Branding e Imagem
Político é produto?
Political Branding e Marketing de Relacionamento
Político é produto?
O que os partidos têm a ver com isso?
Estratégias de marca bem-sucedidas e fracassadas na história política
Especialista em Antropologia e Desenvolvimento Cognitivo pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestra em Comunicação Midiática, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pesquisadora doutoranda da Universidade de Brasília (Unb). Em seu doutorado, propõem uma genealogia do conceito fake news, buscando compreender os regimes de verdades construídos no Brasil contemporâneo. É professora e sócia-proprietária da Presença Online, escola de comunicação e marketing político. Desde 2016, coordena a pesquisa nacional sobre o perfil do eleitor conectado. Entre as instituições que desenvolveu projetos, destacam-se: Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Fundação Roberto Marinho, Instituto Natura, Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa) e Undime (União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação).
Conceitos centrais de identidade, marca, imagem e reputação; A dimensão das trocas simbólicas
25/01
19h às 21h
Economia da reputação; Influenciadores digitais
26/01
19h às 21h
Branding e posicionamento; Branding e Imagem
27/01
19h às 21h
Político é produto?
O que os partidos têm a ver com isso?
28/01
19h às 21h
Estratégias de marca bem-sucedidas e fracassadas na história política
29/01
19h às 21h
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