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Political Branding – Uma introdução

RESUMO

O curso apresenta, de forma introdutória, o conceito de political branding e de que forma ele tem feito, entre sucessos e fracassos, parte das estratégias de comunicação política e eleitoral no Brasil e no exterior.
Parte-se da suposição que uma marca política (assim como a imagem do político) é conceituada a partir de uma rede de memórias interligadas que resultam do posicionamento às decisões dos eleitores. Como construir esses pontos de rede em meio a uma economia da reputação e trocas simbólicas?

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

1. Apresentar o conceito de political branding aos profissionais de comunicação
2. Orientar os alunos quanto às possiblidades de uso das estratégias na comunicação de governo e eleitoral
3. Desenvolver competências para aplicar o conceito em ações que possam posicionar adequadamente partidos e políticos em mandatos e disputas eleitorais

PERFIL DO ALUNO

• Assessores políticos
• Entes políticos
• Profissionais de comunicação e marketing
• Gestores de agências off-line e on-line
• Consultores de estratégias políticas
• Estudantes de comunicação interessados na área
• Políticos e pré-candidatos a cargos eletivos
• Chefes de gabinete
• Secretários de comunicação
• Gestores Públicos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Introdução
Conceitos centrais de identidade, marca, imagem e reputação
A dimensão das trocas simbólicas

O Papel da Internet
Economia da reputação
Influenciadores digitais

Political Branding
Branding e posicionamento
Branding e Imagem

Político é produto?

Political Branding e Marketing de Relacionamento
Político é produto?
O que os partidos têm a ver com isso?

Estratégias de marca bem-sucedidas e fracassadas na história política

 

Formulário de Inscrição

Professores

Maíra Moraes

Especialista em Antropologia e Desenvolvimento Cognitivo pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestra em Comunicação Midiática, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pesquisadora doutoranda da Universidade de Brasília (Unb). Em seu doutorado, propõem uma genealogia do conceito fake news, buscando compreender os regimes de verdades construídos no Brasil contemporâneo. É professora e sócia-proprietária da Presença Online, escola de comunicação e marketing político. Desde 2016, coordena a pesquisa nacional sobre o perfil do eleitor conectado. Entre as instituições que desenvolveu projetos, destacam-se: Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Fundação Roberto Marinho, Instituto Natura, Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa) e Undime (União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação).

Conteúdo do Curso

Conceitos centrais de identidade, marca, imagem e reputação; A dimensão das trocas simbólicas

25/01

19h às 21h

Economia da reputação; Influenciadores digitais

26/01

19h às 21h

Branding e posicionamento; Branding e Imagem

27/01

19h às 21h

Político é produto?

O que os partidos têm a ver com isso?

28/01

19h às 21h

Estratégias de marca bem-sucedidas e fracassadas na história política

29/01

19h às 21h

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