Reforma Tributária: Diagnósticos e Alternativas

Sempre apontada como fundamental para o futuro do País, a reforma tributária é tão famosa quanto desconhecida. Afinal, o que ela faz? Que propostas tramitam no Congresso? Impostos incidem do salário que trabalhadores recebem ao lucro das empresas, dos produtos que consumimos aos imóveis em que moramos. Que alternativas de reforma podem ser imaginadas? Como elas afetam o crescimento econômico, o emprego e a distribuição de renda?

Formulário de Inscrição

Rodrigo Orair

Mestre em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2006). É pesquisador IPEA e pesquisador associado ao International Policy Centre for Inclusive Growth (IPC-IG). Exerceu o mandato de Diretor da Instituição Fiscal Independente do Senado Federal.

PEDRO NERY

Doutor, Mestre e Bacharel em Economia pela Universidade de Brasília. Consultor Legislativo do Senado Federal, na área de Economia do Trabalho, Renda e Previdência. Agraciado com o Edgardo Buscaglia Award on Empirical Research in Law and Economics (2013), conferido pela Associação Latino Americana e Ibérica de Direito e Economia (ALACDE). É autor do livro “Reforma da Previdência – Por que o Brasil não pode Esperar?”, com Paulo Tafner (Elsevier, 2019). Colunista semanal do jornal O Estado de S. Paulo.

JOSUÉ PELLEGRINI

Mestre e Doutor em economia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, atua como Diretor da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal.

Cristiane Schmidt

Mestrado e Doutorado em ciências econômicas pela Escola de Pós- Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV/RJ). Foi secretária-adjunta da Seae/MF, gerente-geral de assuntos coorporativos da Embratel, representante da área internacional do Ibre/FGV e diretora do departamento econômico do Family Office do Grupo Libra.

Conteúdo do Curso

Introdução à Reforma Tributária
Professor: Pedro Fernando Nery

Tributação dos Salários
Professor: Pedro Fernando Nery

Tributação da Renda
Professor: Rodrigo Orair

Gastos Tributários
Professor: Josué Pellegrini

Tributação do Consumo
Professora: Cristiane Schmidt

Avaliação de Impacto

Economia Comportamental e Políticas Públicas – Conceitos e Aplicações

Law and Economics: Fundamentos e Desafios

Veja outros cursos

Assine nossa newsletter e receba novidades!