Última Aula: 28/01/2021
carga horária: 8h
Desenvolva a habilidade de antecipação, explorando incertezas e tendências e seja capaz de priorizar e planejar estratégias de inovação, tomando melhores decisões em 2021. Identifique oportunidades de uso das tecnologias emergentes, novos modelos de negócios, entenda os mecanismos de inovação aberta e de financiamento de empresas inovadoras para definir estratégias e se manter competitivo.
Este curso sugere novas formas de pensar e propõe ações que podem ser desenvolvidas ao pensar no futuro de forma estratégica. Compilamos conceitos, ferramentas, exemplos e conteúdos para que você possa aplicar de forma imediata os aprendizados obtidos. Acreditamos que profissionais que tomam decisões, hoje, conscientes dos obstáculos e das oportunidades do futuro, são mais eficazes.
Conheça as aulas:
Profissionais que tomam decisões, hoje, conscientes dos obstáculos e das oportunidades do futuro, são mais eficazes. Mas como tomar melhores decisões quando vivemos em um ambiente de mudanças tão rápidas, complexo, volátil e incerto? Através da ”alfabetização em futuros”, competência essencial para o século 21 segundo a UNESCO, que significa compreender melhor o papel que o futuro desempenha no que as pessoas vêem e fazem.
Nesta aula, propomos revisar o nosso modelo de pensamento linear, apresentar as forças de mudança que transformam o mundo e analisar e discutir tendências e sinais.
19/01 – 19h às 21h
Segundo Marina Gorbis, Diretora Executiva do Institute for the Future (IFTF), não existem dados sobre o futuro. Só possuímos dados sobre o passado, que só são úteis quando as coisas permanecem imutáveis no presente, o que não é o caso do mundo em que vivemos.
Nesta aula, utilizaremos a gama de tendências e sinais analisados e debatidos na aula anterior, e iremos avaliar de forma coletiva os níveis de incerteza e impacto. E a partir disso, pensar em iniciativas, estratégias e ações que possam criar futuros melhores.
21/01 – 19h às 21h
Na era da disrupção a única certeza que temos é que as empresas que não se reinventarem continuamente tem grandes chances de se tornarem obsoletas. A competição transversal já é realidade e novos valores de sustentabilidade ditam a precificação das empresas líderes de cada segmento de mercado.
Nesta aula, identificaremos as oportunidades de uso das tecnologias emergentes e novos modelos de negócios para definirmos uma estratégia de defesa ou ataque para a organização se manter competitiva. Discutiremos também o que significa ser competitivo em tempos de colaboração e sustentabilidade.
26/01 – 19h às 21h
São vários os exemplos de empresas que perderam o bonde da inovação para outras empresas que surgiram como disruptivas. Seja em uma estratégia de defesa ou de ataque, entender os mecanismos de inovação aberta e financiamento de empresas inovadoras é crítico para analisar quem continuará gerando valor no futuro.
Nesta aula, iremos analisar casos de fusões e aquisições de empresas e discutiremos a estratégia por trás desses movimentos como práticas de Inovação aberta e Corporate Venture Capital.
28/01 – 19h às 21h

Caroline Lopes
Fundadora da Guia Futurabilidade. Consultora em FuturoS, com experiência relevante de mais de 13 anos nas áreas de gestão, marketing, transformação digital e foresight em empresas do Brasil e Portugal. Chapter leader na região Centro-oeste do Teach The Future, um movimento global dedicado a levar o pensamento prospectivo e de futuro para escolas e alunos em todo o mundo. Mestre em Economia e Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação pela Universidade de Lisboa, MBA em marketing pela FGV, com formação em Design de Futuro Éticos e Foresight realizados em Portugal e Dinamarca.

André Fróes
Engenheiro de redes de comunicação pela UnB. Atua como investidor anjo de startups há 6 anos. Atualmente como CEO da Cotidiano Aceleradora de Startups, entende que gerar valor vai muito além de gerar só lucro. Iniciou a trajetória profissional como funcionário público no SERPRO. Inquieto, trocou a estabilidade do funcionalismo público para ser consultor de segurança da informação em uma multinacional americana, a NOVELL, criando projetos de identidade digital para empresas como Vale, Embraer, Claro dentre outras. Depois, como diretor de vendas e canais da HUAWEI foi um dos responsáveis pela entrada da gigante chinesa no mercado corporativo brasileiro, consolidando centros de dados e ampliando a cobertura das redes de comunicação de grandes bancos. Como CEO na VERT, empresa de tecnologia brasileira com 350 colaboradores e 200M reais receita/ano, liderou o processo de sucessão empresarial, transformação cultural, melhoria da governança corporativa e desenvolvimento de novos negócios utilizando-se das tecnologias emergentes. É Entusiasta das regras da nova economia e apaixonado por estratégias de negócios e transformação digital. Sua motivação é ajudar a potencializar pessoas a fazerem excelentes negócios, aqueles que geram valor. Valor para seus clientes, parceiros, colaboradores, acionistas e sociedade. É um dos fundadores da Cotidiano. A aceleradora de startups conta com mais de 50 empresas em seu portfólio com mais de 4 milhões de reais investidos. Ribon, Origem Motors, Colmeia, Everlog e Go Mining são alguns dos exemplos de sucesso que passaram pelo Cotidiano Acelera Meu Projeto, o CAMP que vai para sua 10a. edição. Hoje, a Cotidiano é um dos principais atores no ecossistema de inovação brasiliense e da região centro-oeste.
Aula 01 - 19/01 às 19h - O pensamento em Futuros, forças globais e o mundo em transformação
Profissionais que tomam decisões, hoje, conscientes dos obstáculos e das oportunidades do futuro, são mais eficazes. Mas como tomar melhores decisões quando vivemos em um ambiente de mudanças tão rápidas, complexo, volátil e incerto? Através da ”alfabetização em futuros”, competência essencial para o século 21 segundo a UNESCO, que significa compreender melhor o papel que o futuro desempenha no que as pessoas vêem e fazem.
Nesta aula, propomos revisar o nosso modelo de pensamento linear, apresentar as forças de mudança que transformam o mundo e analisar e discutir tendências e sinais.
19/01 – 19h às 21h
Aula 02 - 21/01 às 19h - Tomando melhores decisões no presente a partir do Futuro. Análise de impactos, ameaças e oportunidades para o negócio
Segundo Marina Gorbis, Diretora Executiva do Institute for the Future (IFTF), não existem dados sobre o futuro. Só possuímos dados sobre o passado, que só são úteis quando as coisas permanecem imutáveis no presente, o que não é o caso do mundo em que vivemos.
Nesta aula, utilizaremos a gama de tendências e sinais analisados e debatidos na aula anterior, e iremos avaliar de forma coletiva os níveis de incerteza e impacto. E a partir disso, pensar em iniciativas, estratégias e ações que possam criar futuros melhores.
21/01 – 19h às 21h
Aula 03 -26/01 às 19h - Inovar é preciso, viver também. Estabelecendo sua estratégia de priorização
Na era da disrupção a única certeza que temos é que as empresas que não se reinventarem continuamente tem grandes chances de se tornarem obsoletas. A competição transversal já é realidade e novos valores de sustentabilidade ditam a precificação das empresas líderes de cada segmento de mercado.
Nesta aula, identificaremos as oportunidades de uso das tecnologias emergentes e novos modelos de negócios para definirmos uma estratégia de defesa ou ataque para a organização se manter competitiva. Discutiremos também o que significa ser competitivo em tempos de colaboração e sustentabilidade.
26/01 – 19h às 21h
Aula 04 - 28/01 às 19h - Estratégias de transformação bem sucedidas: Inovação aberta e Corporate Venture Capital
São vários os exemplos de empresas que perderam o bonde da inovação para outras empresas que surgiram como disruptivas. Seja em uma estratégia de defesa ou de ataque, entender os mecanismos de inovação aberta e financiamento de empresas inovadoras é crítico para analisar quem continuará gerando valor no futuro.
Nesta aula, iremos analisar casos de fusões e aquisições de empresas e discutiremos a estratégia por trás desses movimentos como práticas de Inovação aberta e Corporate Venture Capital.
28/01 – 19h às 21h
Formulário de inscrição
Outros cursos em
Empreendedorismo
Dúvidas?
leia o nosso FAQ
Os cursos do Open Class são ofertados gratuitamente pelo IDP para todos os interessados. Basta somente se inscrever por meio do formulário e o inscrito receberá um e-mail de confirmação de sua inscrição com um login e senha padrão para a nossa plataforma virtual em que haverá todas as informações referentes ao curso desejado. O e-mail a ser enviado após o preenchimento do formulário poderá levar de 1 a 5 minutos para chegar à caixa de entrada do inscrito.
O IDP utiliza uma plataforma digital completa para a execução e também para o apoio aos alunos dentro do ambiente virtual.
Sim, o Open Class foi construído como uma plataforma de aulas ao vivo, contudo, caso o aluno não tenha conseguido acompanhar o andamento do curso no período das aulas, o conteúdo será disponibilizado em nossa plataforma após sua finalização.
Sim, todas as aulas do Open Class são devidamente gravadas e serão disponibilizadas para os alunos dentro da nossa plataforma em até 7 dias após o dia da última aula do curso.
Sim, todos os cursos contam com uma pesquisa de satisfação ao fim e, após o preenchimento da pesquisa e da marcação de conclusão de todos os módulos pelo aluno, o certificado será emitido. Assista abaixo como emitir o seu certificado:
Não, as certificações poderão ser emitidas mesmo após a finalização das aulas. Assista abaixo como emitir o seu certificado:
Sim, todas as aulas são gravadas e poderão ser acessadas posteriormente para os alunos que se inscreveram após o encerramento das aulas.
Sim, os interessados poderão se inscrever em múltiplos cursos.
A senha padrão não poderá ser alterada.
Envie um e-mail para openclass@idp.edu.br para que o nosso time de suporte possa te ajudar.