fbpx

Transformando incertezas em oportunidades de negócio > Empreendendo em tempos incertos

Desenvolva a habilidade de antecipação, explorando incertezas e tendências e seja capaz de priorizar e planejar estratégias de inovação, tomando melhores decisões em 2021. Identifique oportunidades de uso das tecnologias emergentes, novos modelos de negócios, entenda os mecanismos de inovação aberta e de financiamento de empresas inovadoras para definir estratégias e se manter competitivo.

Este curso sugere novas formas de pensar e propõe ações que podem ser desenvolvidas ao pensar no futuro de forma estratégica. Compilamos conceitos, ferramentas, exemplos e conteúdos para que você possa aplicar de forma imediata os aprendizados obtidos. Acreditamos que profissionais que tomam decisões, hoje, conscientes dos obstáculos e das oportunidades do futuro, são mais eficazes.

Formulário de Inscrição

Professores

Caroline Lopes

Fundadora da Guia Futurabilidade. Consultora em FuturoS, com experiência relevante de mais de 13 anos nas áreas de gestão, marketing, transformação digital e foresight em empresas do Brasil e Portugal. Chapter leader na região Centro-oeste do Teach The Future, um movimento global dedicado a levar o pensamento prospectivo e de futuro para escolas e alunos em todo o mundo. Mestre em Economia e Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação pela Universidade de Lisboa, MBA em marketing pela FGV, com formação em Design de Futuro Éticos e Foresight realizados em Portugal e Dinamarca.

André Fróes

Engenheiro de redes de comunicação pela UnB. Atua como investidor anjo de startups há 6 anos. Atualmente como CEO da Cotidiano Aceleradora de Startups, entende que gerar valor vai muito além de gerar só lucro. Iniciou a trajetória profissional como funcionário público no SERPRO. Inquieto, trocou a estabilidade do funcionalismo público para ser consultor de segurança da informação em uma multinacional americana, a NOVELL, criando projetos de identidade digital para empresas como Vale, Embraer, Claro dentre outras. Depois, como diretor de vendas e canais da HUAWEI foi um dos responsáveis pela entrada da gigante chinesa no mercado corporativo brasileiro, consolidando centros de dados e ampliando a cobertura das redes de comunicação de grandes bancos. Como CEO na VERT, empresa de tecnologia brasileira com 350 colaboradores e 200M reais receita/ano, liderou o processo de sucessão empresarial, transformação cultural, melhoria da governança corporativa e desenvolvimento de novos negócios utilizando-se das tecnologias emergentes. É Entusiasta das regras da nova economia e apaixonado por estratégias de negócios e transformação digital. Sua motivação é ajudar a potencializar pessoas a fazerem excelentes negócios, aqueles que geram valor. Valor para seus clientes, parceiros, colaboradores, acionistas e sociedade. É um dos fundadores da Cotidiano. A aceleradora de startups conta com mais de 50 empresas em seu portfólio com mais de 4 milhões de reais investidos. Ribon, Origem Motors, Colmeia, Everlog e Go Mining são alguns dos exemplos de sucesso que passaram pelo Cotidiano Acelera Meu Projeto, o CAMP que vai para sua 10a. edição. Hoje, a Cotidiano é um dos principais atores no ecossistema de inovação brasiliense e da região centro-oeste.

Conteúdo do Curso

Profissionais que tomam decisões, hoje, conscientes dos obstáculos e das oportunidades do futuro, são mais eficazes. Mas como tomar melhores decisões quando vivemos em um ambiente de mudanças tão rápidas, complexo, volátil e incerto? Através da ”alfabetização em futuros”, competência essencial para o século 21 segundo a UNESCO, que significa compreender melhor o papel que o futuro desempenha no que as pessoas vêem e fazem.

Nesta aula, propomos revisar o nosso modelo de pensamento linear, apresentar as forças de mudança que transformam o mundo e analisar e discutir tendências e sinais.

19/01 – 19h às 21h

Segundo Marina Gorbis, Diretora Executiva do Institute for the Future (IFTF), não existem dados sobre o futuro. Só possuímos dados sobre o passado, que só são úteis quando as coisas permanecem imutáveis no presente, o que não é o caso do mundo em que vivemos.

Nesta aula, utilizaremos a gama de tendências e sinais analisados e debatidos na aula anterior, e iremos avaliar de forma coletiva os níveis de incerteza e impacto. E a partir disso, pensar em iniciativas, estratégias e ações que possam criar futuros melhores.

21/01 – 19h às 21h

Na era da disrupção a única certeza que temos é que as empresas que não se reinventarem continuamente  tem grandes chances de se tornarem obsoletas. A competição transversal já é realidade e novos valores de sustentabilidade ditam a precificação das empresas líderes de cada segmento de mercado.

Nesta aula, identificaremos as oportunidades de uso das tecnologias emergentes e novos modelos de negócios para definirmos uma estratégia de defesa ou ataque para a organização se manter competitiva. Discutiremos também o que significa ser competitivo em tempos de colaboração e sustentabilidade.

26/01 – 19h às 21h

São vários os exemplos de empresas que perderam o bonde da inovação para outras empresas que surgiram como disruptivas. Seja em uma estratégia de defesa ou de ataque, entender os mecanismos de inovação aberta e financiamento de empresas inovadoras é crítico para analisar  quem continuará gerando valor no futuro.

Nesta aula, iremos analisar casos de fusões e aquisições de empresas e discutiremos a estratégia por trás desses movimentos como práticas de Inovação aberta e Corporate Venture Capital.

28/01 – 19h às 21h

Achamos que isso vai te interessar:

Conheça o Podcast de Jornalismo do IDP

Saiba Mais

Conheça a nossa graduação em Economia do IDP

Saiba Mais

Cursos relacionados

Agronegócio Brasileiro – Aspectos Estratégicos

Gratuito

Saiba mais

Data Science para Negócios

Gratuito

Saiba mais

Avaliação de Impacto

Gratuito

Saiba mais
Veja outros cursos

Assine nossa newsletter e receba novidades!