IDP

Ferramentas de acessibilidade

VLibras

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC


LAIPP

Laboratório de Avaliação & Inovação em Políticas Públicas

O que são Políticas Públicas?

São todos os planos e ações do governo que garantem direitos aos cidadãos e melhoram a sociedade. É por meio das políticas públicas que o governo atende à população brasileira, investindo nas mais diversas áreas, por todo o país. Seja qual for a decisão do governo será uma política pública que a tornará realidade.

Conheça nossos artigos sobre Políticas Públicas

Para que servem as Políticas Públicas?

Para governar. As políticas públicas podem ser destinadas a todos os campos de atuação do governo, como saúde, educação, economia, segurança, meio ambiente, transporte e justiça. Será por meio de uma política pública que o governo alocará verba para construir uma ponte, para reformar um hospital, para melhorar a distribuição de energia elétrica ou para garantir os direitos do trabalhador. As políticas públicas servem ao povo e são extremamente importantes para o Brasil.

Saiba mais sobre políticas públicas

Por que estudar Políticas Públicas?

Para melhorar. Como cidadãos, temos muito a ganhar ao estudar as políticas públicas e descobrir quais delas são mais eficientes, quais estão gerando mais efeitos e quais estão afetando a vida de mais pessoas. Não é à toa que cientistas do mundo todo dedicam suas vidas para analisar as políticas públicas e seus resultados, gerando conhecimento importante para aperfeiçoar tudo aquilo que o governo faz pela população.

É estudando as políticas públicas que pesquisadores e cientistas ajudam a sociedade e os governos a tomar melhores decisões. E ajudam muito. Por exemplo, pesquisadores brasileiros demonstraram que auditorias públicas facilitam o combate à corrupção (leia artigo). Outros autores provaram que investir na saúde da família reduz a mortalidade infantil (leia artigo). Já outros cientistas mostraram que a urna eletrônica aumentou a representatividade dos votos no Brasil (leia artigo).

Praticamente todas as políticas públicas são estudadas diversas vezes e em várias situações, seja durante a sua criação, ao longo de sua implementação ou a partir de seus resultados. O ideal é que a ciência seja a base para todas as etapas de uma política pública, especialmente para ajudar a sociedade a entender seus benefícios e malefícios.

Então, para que serve o LAIPP?

Para facilitar o acesso ao conhecimento científico sobre políticas públicas, no Brasil e no mundo. O principal objetivo do Laboratório de Avaliação e Inovação em Políticas Públicas (LAIPP) é fornecer uma plataforma digital e gratuita na qual estudos científicos relevantes são selecionados, resumidos e simplificados para difundir ao máximo as descobertas de seus pesquisadores, uma vez que as políticas públicas afetam cada aspecto da sociedade e podem ser melhoradas com conhecimento.

Ficou interessado?


Siga nosso instagram @laipp.idp
e acompanhe as novidades

Siga Nosso Instagram
@LAIPP_IDP

Cursos
Livres

No IDP você encontra cursos livres on-lines sobre os principais assuntos de Comunicação, Gestão, Economia e Direito.

SAIBA MAIS

CONTATO

SGAS Quadra 607 . Módulo 49 . Via L2 Sul - Brasília-DF - CEP 70200-670

(61) 3535.6565

laipp@idp.edu.br

Assine a newsletter do IDP e fique por dentro!