IDP

LAIPP

Laboratório de Avaliação & Inovação em Políticas Públicas

quem somos

O Laboratório de Avaliação e Inovação em Políticas Públicas (LAIPP) é uma iniciativa dos Programas de Mestrado em Administração Pública e Economia do IDP que tem por objetivo principal preencher a lacuna entre o conhecimento gerado por meio de avaliações de políticas públicas cientificamente rigorosas e o conhecimento utilizado para implementação de políticas públicas e programas sociais no País.

o que fazemos

A rede de pesquisadores do LAIPP busca sintetizar, em linguagem clara, acessível e intuitiva, avaliações de políticas públicas nas mais diversas áreas do conhecimento realizadas no Brasil e no exterior. Além disso, em breve, lançaremos nosso Programa de Micromaster em Big Data para Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, com o objetivo de capacitar pesquisadores em diferentes métodos de avaliação de impacto.

 

DESTAQUES

11/06/2021
A PERCEPÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA SOBRE A DIFERENÇA ENTRE O...
08/06/2021
Quais são os impactos produzidos pelo aumento de impostos sobre...
04/06/2021
As percepções de componentes da democracia possuem alguma influência sobre...

As diferenciações salariais entre o setor público e o setor privado possuem relação com a desigualdade de renda no Brasil?

28/05/21 Índia Política Econômica e Governança Outros
O Brasil, por mais que tenha reduzido sua desigualdade desde 1990, ainda é um dos países com a maior desigualdade de renda. As diferenças nas rendas obtidas entre o setor privado e público podem implicar diferenças nos indicadores de desigualdade. Buscando preencher a lacuna dos estudos de desigualdade de renda com foco nas diferenciações de rendas obtidas entre os setores, utilizou-se um modelo de painel dinâmico para entender essa possível relação. Os resultados demonstram que a educação e o crescimento econômico são fundamentais para a redução da desigualdade, porém deve-se observar a proporção de população abaixo da linha da pobreza.


Programas de bem-estar ajudam o trabalhador?

21/05/21 Estados Unidos da América Saúde Avaliação Experimental (RCT)
Programas de bem-estar no trabalho vêm crescendo e ganhando importância, dentre as razões desse fenômeno está a crença de empregadores que uma rotina saudável aumentaria a produtividade do empregado. Um programa de bem-estar que previa exames biométrico, avaliação do risco a saúde e atividades semanais foi desenhado e aplicado por dois anos aos trabalhadores da Universidade de Illinois, nos EUA. Informações administrativas, aplicação de questionários e aleatoriedade na seleção dos participantes permitiu avaliar o impacto da intervenção, encontrando efeitos nulos para o dispêndio médico, para a produtividade e para a promoção de hábitos saudáveis.


Qualidade do pré-natal de gestantes com risco habitual: limitações e desafios

18/05/21 Brasil Saúde Outros
A qualidade da assistência prestada às mulheres durante o ciclo gestatório (gravidez, parto e puerpério) é um desafio para as autoridades em saúde de todo mundo. Tendo em vista que estudos anteriores consideram que a avaliação do processo na assistência pré-natal é um componente fundamental para o exame da qualidade do cuidado, Balsells et al. (2018) avaliam a qualidade do cuidado quanto ao processo no pré-natal de gestantes com risco habitual. O estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa avaliativa, realizada no período de maio de 2015 a janeiro de 2016, na Casa de Parto Natural Lígia Barros Costa em Fortaleza, Ceará.


Qual é o caminho a percorrer para melhorar as condições de saúde no Brasil?

14/05/21 Brasil Saúde Outros
Historicamente, as desigualdades sociais, étnicas e regionais têm afetado a sociedade brasileira negativamente, levando o Brasil à posição de um dos principais líderes mundiais em termos de desigualdade de renda. Contudo, Victora et al. (2011) apresentam evidências de que as lacunas socioeconômicas e regionais referentes a vários indicadores estão sendo diminuídas gradativamente. No entanto, muitos desafios permanecem. As disparidades sociais e econômicas ainda continuam altas, assinalando que muito esforço será necessário para melhorar as condições básicas de vida de importante parcela da população. O desafio é, em última análise, político e requer o engajamento ativo e contínuo da sociedade.

Cursos
Livres

No IDP você encontra cursos livres on-lines sobre os principais assuntos de Comunicação, Gestão, Economia e Direito.

SAIBA MAIS
Siga nosso instagram @laipp.idp
e acompanhe as novidades

Siga Nosso Instagram
@LAIPP_IDP

CONTATO

SGAS Quadra 607 . Módulo 49 . Via L2 Sul - Brasília-DF - CEP 70200-670

(61) 3535.6565

laipp@idp.edu.br

Assine nossa newsletter
e receba novidades!