Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa

MESTRADO PROFISSIONAL
EM ECONOMIA – SÃO PAULO

 

A partir de uma visão interdisciplinar da Economia, o Mestrado Profissional em Economia, Políticas Públicas e Desenvolvimento (MPE) está organizado de forma a atender as demandas dos diversos perfis de servidores públicos ou profissionais do setor privado que atuam direta ou indiretamente com economia, gestão ou políticas públicas.

edital de inscrição

Faça download dos documentos e saiba mais sobre o nosso Programa!

  • Professores altamente renomados

  • Metodologia com estudo de caso

  • Aulas mensais

  • Estrutura de ponta

DÊ O PRIMEIRO PASSO
PARA O MESTRADO!

Acessou os documentos? Inicie agora a inscrição!

UM MESTRADO REALMENTE
PROFISSIONAL

O mercado tem exigido cada vez mais profissionais qualificados, com visão analítica e prática.

Uma das principais características do MPE é a metodologia de ensino, que, além de uma sólida formação teórica, confere especial atenção à análise de estudos de caso e de aplicações práticas do conhecimento a problemas vivenciados nas empresas ou nos órgãos públicos.

Além disso, o curso possui aulas mensais, concentradas às quintas, sextas e sábados, de forma a permitir a participação de profissionais que buscam conciliar a sua participação no mestrado com o exercício profissional.

Saiba mais sobre as principais características do Programa
  • MODALIDADE
    MODALIDADE

    Mestrado Profissional

  • Horário das Aulas
    Horário das Aulas

    Quinta e Sexta (13h00 às 20h30), Sábado (8h30 às 16h30)

  • Início das Aulas
    Início das Aulas

    Setembro de 2024

  • CARGA HORÁRIA
    CARGA HORÁRIA

    576 horas

O QUE ESPERAR DO MESTRADO
PROFISSIONAL EM ECONOMIA?

AULAS PENSADAS PARA
PROFISSIONAIS

Formato que permite conciliar vida acadêmica e profissional.

As aulas presenciais do Mestrado Profissional em Economia – SP são mensais, acontecendo sempre às quintas, sextas e sábados.. Confira o modelo de calendário completo.

Ver modelo de calendário

CORPO DOCENTE

O principal diferencial do MPE é, certamente, a qualificação do corpo docente, composto por professores que, além de se destacarem pela alta e diversificada qualificação acadêmica, também se caracterizam por desempenharem funções relevantes e, cargos no setor privado ou no setor público.

Esse é um aspecto fundamental do programa, uma vez que permite expor, analisar e discutir com os estudantes as formas de aplicação do ferramental teórico exposto em cada uma das disciplinas à realidade da Economia, o que acentua o caráter profissional do curso.

GUILHERME MENDES RESENDE

PhD em Economia pela London School of Economics and Political Science.

Economista-Chefe do CADE.

ROBERTA MOREIRA WICHMANN

Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo.

Head de Inteligência Artificial.

PEDRO FERNANDO NERY

Doutor em Economia pela Universidade de Brasília.

Diretor de Assuntos Econômicos e Sociais da Vice-presidência da República.

LEONARDO MONASTERIO

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Paraná com Pós-Doutorado na University of California e University of London.

Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Ex-Coordenador-Geral de Ciência de Dados na ENAP.

THIAGO COSTA MONTEIRO CALDEIRA

Doutor em Economia pela Universidade Católica de Brasília.

Consultor legislativo da Câmara dos Deputados.

FELIPE SCUDELER SALTO

Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas – São Paulo.

Economista Chefe da Warren Brasil. Ex-Diretor Executivo da Instituição Fiscal Independente do Senado Federal. Ex-Secretário da Fazenda e Planejamento de São Paulo.

Conheça em detalhes nosso Corpo Docente

PROCESSO SELETIVO

SUA JORNADA
COMEÇA AQUI

O processo seletivo para ingresso no segundo semestre de 2024 do Mestrado Profissional em Economia, Políticas Públicas e Desenvolvimento possui 3 blocos de inscrição. Confira o passo a passo que preparamos e saiba mais sobre nossa seleção:

PASSO A PASSO

  • Conheça o Edital

    Leia o edital com atenção para conhecer todas as etapas do processo seletivo.

  • Escreva seu currículo

    Apresente os principais destaques da sua carreira acadêmica e profissional.

  • Carta de Apresentação

    Conte para nós o que te levou a buscar um Programa de Mestrado

  • Entrevista

    Participe de uma entrevista com 3 de nossos professores

Inscreva-se

ÁREAS
DE INTERESSE

O Currículo do IDP é interdisciplinar. O Programa possui 4 Áreas de Interesse, que permitem aos estudantes dos mais diferentes backgrounds se aprofundarem em conhecimentos úteis para sua carreira acadêmica e profissional.

O estudante possui total liberdade para transitar entre as 4 áreas, escolhendo as disciplinas que lhe pareçam mais interessantes para sua carreira e para sua vida acadêmica e pessoal.

01
ÁREA

ECONOMIA, INSTITUIÇÕES E DESENVOLVIMENTO

O objetivo da Área de Interesse 1 é analisar e compreender os principais determinantes do desenvolvimento econômico, bem como o papel do Estado nesse processo.

02
ÁREA

FINANÇAS E BANKING

A área de interesse 2 busca fornecer uma sólida formação em teoria econômica, finanças públicas e privadas e sistema financeiro. Para isso, são apresentadas as teorias e aplicações mais recentes no campo das políticas de crédito, moeda e juros, assim como as ferramentas e instrumentos comumente utilizados em administração financeira e avaliação de projetos.

03
ÁREA

REGULAÇÃO, CONCORRÊNCIA E INFRAESTRUTURA

A área de Interesse 3 está inserida no debate a respeito do Estado regulador e promotor de desenvolvimento econômico no contexto de uma economia de livre mercado. A área busca fornecer ao estudante um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que permitam compreender a lógica por trás da intervenção estatal por meio da regulação, bem como refletir sobre suas consequências no comportamento dos agentes.

04
ÁREA

BUSINESS ECONOMICS AND RISK MANAGEMENT

Essa área de interesse busca fornecer aos alunos uma compreensão abrangente das interações entre economia, negócios e gestão de riscos. Trata-se de uma oportunidade aos estudantes de obter uma compreensão mais profunda dos princípios econômicos aplicados aos negócios, assim como aos profissionais que desejam aprimorar suas habilidades de gestão de riscos em um contexto empresarial.

Conheça as Disciplinas ofertadas em cada área

TITULAÇÃO INTERNACIONAL

A Universidade de Lisboa (ULisboa) é a maior Universidade de Portugal e uma das maiores da Europa. Situada no coração da cidade, oferece a toda a sua comunidade uma das melhores e mais diversificadas ofertas formativas e promete ser uma experiência única de enriquecimento.

Em 2023, o IDP firmou convênio internacional com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa) que confere aos nossos estudantes de Mestrado e Doutorado acesso exclusivo também ao Mestrado em Gestão e Políticas Públicas do ISCSP-ULisboa. Abre-se, assim, uma oportunidade única e exclusiva para os alunos dos Programas de Stricto Sensu do IDP, que poderão, no período regular de conclusão de seu programa, obter também uma titulação internacional: Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Universidade de Lisboa – título válido em toda a comunidade europeia.

Clique para mais informações

IDP SEMPRE PERTO DE VOCÊ

A localização do nosso prédio é pensada para ser acessível. Ficamos no coração de São Paulo, em uma região nobre, próximo a Avenida Paulista, grandes empresas e instituições governamentais importantes para te acompanhar e melhorar o seu processo de crescimento.

Nos arredores temos coworkings, restaurantes renomados e bares para que você possa aproveitar o máximo da região sem precisar se deslocar para outros bairros.

O QUE OS ALUNOS DO MESTRADO EM ECONOMIA TÊM A DIZER

AINDA NÃO TEM CERTEZA?

Nós separamos aqui algumas oportunidades que você tem para conhecer melhor o Mestrado em Economia:

POR QUE ESCOLHER O MESTRADO DO IDP?

  • Formato Concentrado

    Aulas presenciais, uma vez por mês, permitindo conciliar o Mestrado com sua carreira.

  • Metodologia baseada em Estudos de Caso

    Uma abordagem de ensino única, focada na aplicações do conhecimento ao mundo real

  • Corpo Docente com Perfil Profissional

    Professores que, além de uma sólida formação acadêmica, são referências profissionais em sua área de atuação

  • Equipe de Sucesso do Aluno

    Equipe dedicada a auxiliar o aluno em suas atividades acadêmicas (elaboração de artigos, submissão, participação em congressos, etc.)

  • Conexões incríveis

    Facilitamos a colaboração e interação entre alunos e professores nas aulas e comunidade IDP para networking de qualidade.

mestrado profissional do idp
outras instituições

CONVÊNIOS
INTERNACIONAIS

Um currículo moderno e integrado.

O IDP estabelece convênios com universidades e institutos estrangeiros para dar ao aluno a oportunidade de vivenciar períodos de estudos e pesquisas internacionais. Os convênios firmados pelo IDP possibilitam o ingresso em mais de 15 instituições de ensino em cerca de 6 países diferentes. Confira algumas instituições conveniadas e programas realizados!