IDP

Brasília

Mestrado em Comunicação Digital

A partir de uma visão interdisciplinar da Comunicação, o Mestrado em Comunicação Digital do IDP (MCD) está estruturado para atender às demandas dos mais variados perfis de profissionais do setor privado e do setor público, que atuam direta ou indiretamente com mídias digitais e estratégias de comunicação online.

Faça download dos documentos e saiba mais sobre o nosso Programa!

  • Professores altamente renomados
  • Metodologia com estudo de caso
  • Aulas mensais
  • Estrutura de ponta

Dê o primeiro passo para o mestrado

Acessou os documentos? inicie agora a inscrição!

Quero me inscrever

Um Mestrado focado no
Mercado de Trabalho

O mercado tem exigido cada vez mais profissionais qualificados, com visão analítica e prática.

Uma das principais características do MCD é a metodologia de ensino, que, além de uma sólida formação teórica, confere especial atenção à análise de estudos de caso e à resolução de problemas práticos relacionados à criação, à gestão, ao monitoramento e à avaliação de estratégias de comunicação digital. 

Além disso, os encontros presenciais ocorrem mensalmente e são concentrados às quintas, sextas e sábados, de forma a permitir a participação de profissionais que buscam conciliar a sua participação no mestrado com o exercício profissional. 

Saiba mais sobre as principais características do Programa
  • MODALIDADE Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado)
  • Horário das Aulas Quinta e Sexta (13h00 às 20h30) e Sábado (08h30 às 16h00)
  • Início das Aulas Agosto de 2025
  • CARGA HORÁRIA 540 horas

O QUE ESPERAR DOS PROGRAMAS DE MESTRADO DO IDP?

Aulas pensadas para
Profissionais 02/2025

Agosto
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31
Setembro
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930

Formato que permite conciliar vida acadêmica e profissional

As aulas do Mestrado Comunicação Digital do IDP são mensais, acontecendo sempre às quintas, sextas e sábados. 

Corpo Docente

O principal diferencial do MCD é, certamente, a qualificação do corpo docente, composto por professores que, além de se destacarem pela alta e diversificada qualificação acadêmica (100% de professores com Doutorado), também se caracterizam por uma trajetória profissional consolidada nas mais diferentes áreas da Comunicação. 

Esse é um aspecto fundamental do programa, uma vez que permite expor, analisar e discutir com os estudantes as formas de aplicação do ferramental teórico exposto em cada uma das disciplinas à realidade da Comunicação em instituições públicas e privadas, o que acentua o caráter de formação profissional do curso. 

Bruno Saboya Aragão

Doutor em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade de Brasília.

Especialista em Comportamento do Consumidor, Marketing Digital e Consumo Consciente.

Luciana Andrade

PhD em Comunicação Social (UFMG).

Pesquisadora do Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM). Especialista em convergência midiática, comunicação digital, gestão de redes e mídias sociais, semiótica e transmídia.

Adriano Warken Floriani

Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília.

Diretor de Contas Públicas da InPress Oficina.

Miriam Wimmer

Doutora em Políticas de Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília.

Diretora da Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD

Edwaldo Costa

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo e pela Toronto Metropolitan University.

Trabalhou em diversos órgãos de imprensa nacional e internacional.

Taís Sebt

Doutora em Comunicação e Infomação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Experiência em diversos órgãos e veículos de imprensa (Zero Hora, Estado de São Paulo, O Globo, The Intercept, entre outros).

SUA JORNADA COMEÇA AQUI

O processo seletivo para ingresso no segundo semestre de 2025 do Mestrado em Comunicação Digital possui 3 blocos de inscrição. Confira o passo a passo que preparamos e saiba mais sobre nossa seleção:

PASSO A PASSO

  • 01

    Conheça o Edital

    Leia o edital com atenção para conhecer todas as etapas do processo seletivo.
  • 02

    Escreva o seu Currículo

    Apresente os principais destaques da sua carreira acadêmica e profissional.
  • 03

    Escreva sua Carta de Apresentação

    Conte para nós o que te levou a buscar um Programa de Mestrado
  • 04

    Realize uma Avaliação Oral

    Participe de uma entrevista com 3 de nossos professores
Quero me inscrever

ÁREAS DE INTERESSE

Programa possui 4 Áreas de Interesse, que permitem aos estudantes dos mais diferentes backgrounds se aprofundarem em conhecimentos úteis para sua carreira acadêmica e profissional.

O estudante possui total liberdade para transitar entre as 4 áreas, escolhendo as disciplinas que lhe pareçam mais interessantes para sua carreira e para sua vida acadêmica e pessoal.

01

NEUROCIÊNCIA, MARKETING DIGITAL E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

A área I oferece uma análise interdisciplinar das interações entre processos cerebrais e cognitivos, estratégias de marketing digital e comportamento. Combinando avanços recentes em neurociência com a dinâmica emergente do marketing digital, esta linha de pesquisa se propõe a elucidar os mecanismos cerebrais que influenciam as decisões de comportamento das pessoas no ambiente físico e digital.

02

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, DATA SCIENCE E COMUNICAÇÃO DIGITAL

A Área II analisa como a inteligência artificial e a ciência de dados podem ser utilizadas para otimizar a comunicação digital. A linha de pesquisa foca na aplicação dessas ferramentas para ampliar a precisão, a personalização e a eficiência na produção e disseminação de conteúdos, com ênfase em marketing, jornalismo e plataformas digitais.

03

MARKETING POLÍTICO E CAMPANHAS ELEITORAIS

A área III foca na análise e desenvolvimento de estratégias de marketing aplicadas a contextos políticos e campanhas eleitorais. A pesquisa nesta área abrange desde a criação e gestão de campanhas digitais até o estudo do comportamento do eleitorado, além do impacto da comunicação política nas redes sociais. A área também examina a utilização de dados e análise de tendências para a formulação de estratégias eleitorais eficazes.

04

COMUNICAÇÃO DIGITAL E MARKETING NO SETOR PÚBLICO

A área IV se concentra na aplicação dos conceitos de marketing e da comunicação no setor público, ao estudar o uso de estratégias e plataformas de comunicação digital nas organizações públicas, avaliando como elas influenciam a percepção do público sobre ações governamentais e políticas públicas. Além disso, há a análise de como as instituições governamentais e públicas adotam tecnologias de comunicação digital para melhorar a transparência, a eficiência e a participação dos cidadãos.

Oportunidades Internacionais

TITULAÇÃO INTERNACIONAL

A Universidade de Lisboa (ULisboa) é a maior Universidade de Portugal e uma das maiores da Europa. Situada no coração da cidade, oferece a toda a sua comunidade uma das melhores e mais diversificadas ofertas formativas e promete ser uma experiência única de enriquecimento.

Em 2023, o IDP firmou convênio internacional com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa) que confere aos nossos estudantes de Mestrado e Doutorado acesso exclusivo também ao Mestrado em Gestão e Políticas Públicas do ISCSP-ULisboa. Abre-se, assim, uma oportunidade única e exclusiva para os alunos dos Programas de Stricto Sensu do IDP, que poderão, no período regular de conclusão de seu programa, obter também uma titulação internacional: Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Universidade de Lisboa – título válido em toda a comunidade europeia.

Clique para mais informações

convênios
internacionais

O IDP estabelece convênios com universidades e institutos estrangeiros para dar ao aluno a oportunidade de vivenciar períodos de estudos e pesquisas internacionais. Os convênios firmados pelo IDP possibilitam o ingresso em mais de 15 instituições de ensino em cerca de 6 países diferentes. Confira algumas instituições conveniadas e programas realizados!

Universidade de Coimbra - Portugal
Universidade de Lisboa - ISCSP - Portugal
Universidade de Oklahoma - Estados Unidos
Universidade do Chile - IEI - Chile
Universidade Jaume I - Espanha
Universidade Roma Tre - Itália
IDP

UMA ESTRUTURA
DE PONTA

O IDP convida você a conhecer sua estrutura de padrão internacional, com salas de aulas equipadas com o que há de mais moderno em termos de tecnologia e conforto.

O Programa de Mestrado em Comunicação é ministrado no Campus Asa Norte do IDP, um prédio com salas de aula modernas e totalmente equipadas. Nossa sede também conta com uma série de espaços de convivência, descanso e estudo, para que o IDP seja uma segunda casa para nossos alunos: um espaço em que eles tenham todo o apoio necessário para a construção de um futuro promissor.

descubra o campus

O que os alunos do Mestrado em Comunicação Digital têm a dizer

6

Por que escolher o
Mestrado do IDP?

OUTRAS
INSTITUIÇÕES
MESTRADO
IDP
  • Formato Concentrado

    Aulas mensais, às quintas, sextas e sábados, permitindo conciliar o Mestrado com sua carreira.

    6
    6
  • Metodologia baseada em Estudos de Caso

    Uma abordagem de ensino única, focada na aplicações do conhecimento ao mundo real.

    6
    6
  • Corpo Docente com Perfil Profissional

    Professores que, além de uma sólida formação acadêmica, são referências profissionais em sua área de atuação.

    6
    6
  • Equipe de Sucesso do Aluno

    Equipe dedicada a auxiliar o aluno em suas atividades acadêmicas (elaboração de artigos, submissão, participação em congressos, etc.).

    6
    6
  • Conexões incríveis

    Facilitamos a colaboração e interação entre alunos e professores nas aulas e comunidade IDP para networking de qualidade.

    6
    6
6 #Fiquedeolho