INTERNACIONALIZAÇÃO

Com o intuito de oportunizar a discentes e docentes a troca de experiências acadêmicas que contribuam para o alcance dos objetivos previstos nas políticas educacionais de nossa instituição; estimular vivências complementares à formação acadêmica dos discentes e desenvolver novas e diferentes competências técnicas, científicas e pessoais, por meio da interação com ambientes e contextos variados.

O IDP oferece a seus alunos e ex-alunos a oportunidade de realizar programas de intercâmbio educacionais em renomadas instituições de ensino no Brasil e exterior. Os convênios nacionais e internacionais firmados pelo IDP possibilitam o ingresso em cursos de graduação, pós-graduação e extensão das instituições de ensino conveniadas.

Desde de sua fundação, o IDP compreende a importância da internacionalização como um instrumento da formação profissional e pessoal, constituindo fonte de aprendizado por meio do contato com a diversidade cultural, social, econômica e política, que pode ser verificada em outros países e em outras regiões, de forma a contribuir com a construção de conhecimentos e valores preponderantes ao exercício da cidadania em território nacional ou estrangeiro.

A par dessa compreensão e com o intuito de oportunizar a discentes e docentes a troca de experiências acadêmicas que contribuam para o alcance dos objetivos previstos nas políticas educacionais de nossa instituição; o IDP visa estimular vivências complementares à formação acadêmica dos discentes e desenvolver novas e diferentes competências técnicas, científicas e pessoais, por meio da interação com ambientes e contextos variados; oferecendo a seus/suas alunos/as e ex-alunos/as a oportunidade de realizar programas de intercâmbio educacionais em renomadas instituições de ensino no Brasil e exterior.

Os convênios nacionais e internacionais firmados pelo IDP possibilitam o estudo durante um semestre em cursos de graduação, pós-graduação e extensão das instituições de ensino conveniadas. Ademais, há diversos cursos de curta duração ofertados em parcerias com instituições internacionais.

Fique atento ao lançamento dos editais para seleção e participação em tais programas!

_____________________________

IDP Global

Since its foundation, IDP understands the importance of international experience as an instrument of professional and personal training, providing a source of learning through contact with cultural, social, economic and political diversity. The development of intercultural competence is key to respond to modern-day challenges in an interconnected world, so one of IDP’s special concern is to give its students the necessary tools to thrive in every circumstance in dynamic contexts, aiming at the formation of responsible, value-oriented citizens all around the world.

In order to reach this objective, the institute promotes the exchange of academic experiences of its students and teaching staff by connecting them with international and national exchange students, visiting scholars and lecturers, benefitting from its global network and partnerships with renowned educational institutions in Brazil and abroad. It’s IDP’s mission to stimulate complementary experiences to the academic training of students and develop new and different technical, scientific and personal skills through interaction with varied environments and contexts, by offering exchange semesters or years on undergraduate, graduate and research level, as well as organizing and participating in several short-term courses and symposia.

Stay tuned for the launch of the public notices for selection and participation in such programs! Be IDP!

Alunos e alunas regularmente matriculados nos cursos de Graduação, Pós –graduação, Mestrado e Doutorado.
Ex-alunos e alunas podem participar de alguns cursos de curta duração ofertado em instituições estrangeiras.

Alguns editais de intercâmbio preveem uma ajuda de custo com a disponibilização de um valor de auxílio ao discente selecionado ou selecionada.
Demais custos ficam a cargo do aluno e da aluna.
Fique atento às especificidades do edital de seu interesse.

Geralmente sim, mas as formas de comprovação de proficiência variam de acordo com cada Universidade. As opções de comprovação de proficiência podem passar por entrevistas em outro idioma, certificado de escolas de língua ou exames internacionalmente reconhecidos, como TOEFL, por exemplo.
Fique atento às especificidades do edital de seu interesse.

As universidades geralmente oferecem sugestões de moradia próximas ao campus universitário ou mesmo uma moradia estudantil. Os custos da moradia devem ser arcados pelos alunos e alunas.

Não serão aproveitadas disciplinas obrigatórias a não ser em casos especiais de Co-tutela.
As disciplinas serão aproveitadas como optativas e seguirão as regras de aproveitamento de disciplinas presente no regulamento do curso do nível educacional ao qual o aluno ou aluna encontra-se matriculado ou matriculada no IDP.
Em alguns níveis educacionais é necessário o pagamento de taxa para aproveitamento. Verifique a especificidade do seu curso.

Não. A discente e o discente que estiver em intercâmbio pelo IDP, e que passará um semestre ou mais em uma Universidade estrangeira, terá a sua matrícula trancada pelo período de intercâmbio.
O trancamento não se aplica aos cursos de curta duração.

Alunas e alunos regulares do IDP e ex- alunas e ex-alunos que desejem participar de cursos de curta duração.
Fique atento às especificidades do edital de seu interesse.

Na maioria dos países é necessário a retirada de visto de estudante para poder cursar um semestre ou mais em uma instituição estrangeira. As universidades geralmente instruem os e as intercambista para a retirada do visto para entrada e permissão de estudo nos respectivos países.

Be a Buddy

Em seus programas de intercâmbios e mobilidade estudantil o IDP tem recebido alunos e alunas de outras instituições de ensino superior, nacionais e estrangeiras.

O programa Be a Buddy visa estimular aos alunos e alunas do IDP para que possam auxiliar esses estudantes e essas estudantes de outras instituições a se integrarem ao IDP e à Brasília!

Para tanto, buscamos pessoas com perfil proativo, dinâmicas e engajadas com as atividades da instituição para que possam ser um/a buddy e auxiliar os alunos e alunas de outras instituições a conhecerem Brasília, conhecerem o IDP, e atuar como um IDP Ambassador!

Como reconhecimento de seu importante trabalho, o aluno ou aluna que forem selecionados para serem Buddys receberão certificado e poderão receber até 40 horas pelas atividades realizadas que poderão ser averbadas como horas de Atividade Complementar.

Conheça o IDP
Know the IDP

O IDP é um centro de excelência no ensino, pesquisas e extensão nas áreas da Administração Pública, do Direito e da Economia. Criado há mais de 20 anos, o Instituto vem se consolidando como um think tank independente, que visa contribuir para as transformações sociais, políticas e econômicas do Brasil. Desde a sua fundação, a instituição buscou sempre o máximo.

Em vez de qualidade acadêmica, conquistou a excelência.
No lugar de bons professores, optou por ter os melhores.
Mais que formar profissionais, escolheu preparar pessoas capazes de contribuir para a evolução das suas áreas de atuação.

O IDP oferece ensino e pesquisa de excelência por meio de cursos de graduação, especialização, extensão, mestrado e doutorado. O Instituto desenvolve estudos e pesquisas aplicadas, difundidos por uma grande rede de publicações acadêmicas e de eventos de grande repercussão, nos quais reúne palestrantes nacionais e internacionais de destaque, promovendo, assim, o intercâmbio global do conhecimento e estimulando o debate de alto nível acadêmico.

Localizado estrategicamente em Brasília, o IDP agrega profissionais, pensadores e lideranças do país. Aqui, a trajetória profissional e acadêmica dos nossos estudantes alcança os níveis mais elevados de formação.

Viver o IDP é estar inserido nos debates mais avançados e atuais, em nível nacional e internacional.

_____________________________

Founded in 1998, IDP has consolidated itself as a center for studies and reflections on Public Administration, Economics and Law. Therefore, as an institution that produces and disseminates knowledge of strategic issues in the fields in which it operates, IDP constitutes an independent think tank that seeks to contribute to the social, political and economic transformations in Brazil.

For the fulfillment of this mission, the Institute’s geopolitical location in Brasilia gives it a privileged position. The city has the vocation of national capitals to be a pole of intellectual excellence, since by concentrating government officials, legislators, lawyers in the last steps of their careers and professionals linked, above all, to the public sector, Brasília becomes the place where they happen debates about the country’s development and future.

Inserted in this geography, the IDP establishes direct contact with the Executive, Legislative and Judiciary not only to bring them closer to the academy, but also to put them in dialogue with the market and with society in general.

Exchange students will be able to enjoy the entire structure offered by IDP and its connections. In addition, they will be able to take courses in different departments which will enrich their academic experience.

SAIBA MAIS

Sobre Brasília
About Brasília

Localizada no Centro-Oeste do Brasil, Brasília é reconhecida mundialmente por sua arquitetura moderna e por concentrar os três poderes do país: Executivo, Legislativo e Judiciário, tornando a cidade o principal centro jurídico e político do país.

Possui uma população de 2 974 703 habitantes sendo a terceira cidade mais populosa do país e é classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, e recebe cerca de um milhão de visitantes anualmente. Entre as suas atrações mais visitadas estão os diversos projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer e Joaquim Cardozo.

_____________________________

Located in the Midwest of Brazil, Brasília is recognized worldwide for its modern architecture and for concentrating the country’s three powers: Executive, Legislative and Judiciary, making the city the main legal and political center in the country.

It has a population of 2,974,703 inhabitants, being the third most populous city in the country and is classified as World Heritage by UNESCO, and receives around one million visitors annually. Among its most visited attractions are the diverse architectural projects of Oscar Niemeyer and Joaquim Cardozo.

Fale conosco