fbpx

Internacionalização

INTERNACIONALIZAÇÃO

Com o intuito de oportunizar a discentes e docentes a troca de experiências acadêmicas que contribuam para o alcance dos objetivos previstos nas políticas educacionais de nossa instituição; estimular vivências complementares à formação acadêmica dos discentes e desenvolver novas e diferentes competências técnicas, científicas e pessoais, por meio da interação com ambientes e contextos variados.

O IDP oferece a seus alunos e ex-alunos a oportunidade de realizar programas de intercâmbio educacionais em renomadas instituições de ensino no Brasil e exterior. Os convênios nacionais e internacionais firmados pelo IDP possibilitam o ingresso em cursos de graduação, pós-graduação e extensão das instituições de ensino conveniadas.

Idp pelo mundo

Desde de sua fundação, o IDP compreende a importância da internacionalização como um instrumento da formação profissional e pessoal, constituindo fonte de aprendizado por meio do contato com a diversidade cultural, social, econômica e política, que pode ser verificada em outros países e em outras regiões, de forma a contribuir com a construção de conhecimentos e valores preponderantes ao exercício da cidadania em território nacional ou estrangeiro.

A par dessa compreensão e com o intuito de oportunizar a discentes e docentes a troca de experiências acadêmicas que contribuam para o alcance dos objetivos previstos nas políticas educacionais de nossa instituição; o IDP visa estimular vivências complementares à formação acadêmica dos discentes e desenvolver novas e diferentes competências técnicas, científicas e pessoais, por meio da interação com ambientes e contextos variados; oferecendo a seus/suas alunos/as e ex-alunos/as a oportunidade de realizar programas de intercâmbio educacionais em renomadas instituições de ensino no Brasil e exterior.

Os convênios nacionais e internacionais firmados pelo IDP possibilitam o estudo durante um semestre em cursos de graduação, pós-graduação e extensão das instituições de ensino conveniadas. Ademais, há diversos cursos de curta duração ofertados em parcerias com instituições internacionais.

Fique atento ao lançamento dos editais para seleção e participação em tais programas!

Veja onde o idp tem parceria

Mobilidade internacional

Mobilidade internacional

Mobilidade nacional

Alunos e alunas regularmente matriculados nos cursos de Graduação, Pós –graduação, Mestrado e Doutorado. Ex-alunos e alunas podem participar de alguns cursos de curta duração ofertado em instituições estrangeiras.

Alguns editais de intercâmbio preveem uma ajuda de custo com a disponibilização de um valor de auxílio ao discente selecionado ou selecionada. Demais custos ficam a cargo do aluno e da aluna.
Fique atento às especificidades do edital de seu interesse.

Geralmente sim, mas as formas de comprovação de proficiência variam de acordo com cada Universidade. As opções de comprovação de proficiência podem passar por entrevistas em outro idioma, certificado de escolas de língua ou exames internacionalmente reconhecidos, como TOEFL, por exemplo. Fique atento às especificidades do edital de seu interesse.

As universidades geralmente oferecem sugestões de moradia próximas ao campus universitário ou mesmo uma moradia estudantil. Os custos da moradia devem ser arcados pelos alunos e alunas.

Não serão aproveitadas disciplinas obrigatórias a não ser em casos especiais de Co-tutela.

As disciplinas serão aproveitadas como optativas e seguirão as regras de aproveitamento de disciplinas presente no regulamento do curso do nível educacional ao qual o aluno ou aluna encontra-se matriculado ou matriculada no IDP.

Em alguns níveis educacionais é necessário o pagamento de taxa para aproveitamento. Verifique a especificidade do seu curso.

Não. A discente e o discente que estiver em intercâmbio pelo IDP, e que passará um semestre ou mais em uma Universidade estrangeira, terá a sua matrícula trancada pelo período de intercâmbio. O trancamento não se aplica aos cursos de curta duração.

Alunas e alunos regulares do IDP e ex- alunas e ex-alunos que desejem participar de cursos de curta duração. Fique atento às especificidades do edital de seu interesse.

Na maioria dos países é necessário a retirada de visto de estudante para poder cursar um semestre ou mais em uma instituição estrangeira. As universidades geralmente instruem os e as intercambista para a retirada do visto para entrada e permissão de estudo nos respectivos países.

ONDE ELES ESTÃO AGORA?

Gabriel
GEORGE MASON UNIVERSITY, EUA

"O intercâmbio pelo IDP foi com certeza um divisor de águas para mim. Ampliou minhas perspectivas sobre o meu foco profissional, além de proporcionar um amadurecimento acadêmico e pessoal incrível."

Victoria
UNIVERSIDADE DE MACAU, CHINA

"O intercâmbio que eu fiz para a Universidade de Macau, China, foi uma das melhores e mais grandiosas experiências que eu já vivi até hoje. Ganhei maturidade, aprendi a fazer e a viver coisas que jamais imaginei, conheci pessoas do mundo inteiro, visitei lugares maravilhosos, históricos, enfim foi algo único, que irei lembrar e ser grata para sempre."

Miriam
UNIVERSITÀ ROME TRE, ITÁLIA

"Estudar em Roma, pelo IDP, com a possibilidade de conhecer mais sobre o sistema jurídico italiano e ter aulas em outra língua, com estudantes do mundo inteiro, é uma oportunidade única de crescimento, tanto profissional quanto pessoal."