IDP

Ferramentas de acessibilidade

VLibras

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC


Internacionalização

Com o intuito de oportunizar a discentes e docentes a troca de experiências acadêmicas que contribuam para o alcance dos objetivos previstos nas políticas educacionais de nossa instituição, bem como estimular vivências complementares à formação acadêmica dos discentes e desenvolver novas e diferentes competências técnicas, científicas e pessoais, por meio da interação com ambientes e contextos variados, o IDP oferece a seus alunos e ex-alunos a oportunidade de realizar programas de intercâmbio educacionais em renomadas instituições de ensino no Brasil e exterior.

Os convênios nacionais e internacionais firmados pelo IDP possibilitam o ingresso em cursos de graduação, pós-graduação e extensão das instituições de ensino conveniadas.O IDP também oferece a oportunidade para que alunos internacionais vivenciem a vida na capital do Brasil, em uma das mais inovadoras instituições privadas do país.

Com a flexibilidade de montar sua carga horária em diferentes cursos de graduação, tendo acesso a renomados nomes no nosso corpo docente, o IDP tem ampliado seu programa de recepção de intercambistas, oportunizando sua excelência em ensino, pesquisa e extensão para alunos do mundo todo. Além disso, estar em Brasília é viver no coração do Brasil, no Planalto Central do Brasil, em meio à vegetação nativa do Cerrado, cercado de trilhas e parques, e da beleza gigante do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Idp pelo mundo

Desde de sua fundação, o IDP compreende a importância da internacionalização como um instrumento da formação profissional e pessoal. A diversidade cultural, social, econômica e política de outros países e outras regiões constitui fonte de aprendizado e construção de conhecimento e valores preponderantes ao exercício da cidadania em território nacional ou estrangeiro. A internacionalização oportuniza aos/às discentes e docentes a troca de experiências acadêmicas que contribuem para o alcance dos objetivos previstos nas políticas educacionais de nossa instituição.

O IDP visa estimular vivências complementares à formação acadêmica dos discentes e desenvolver novas e diferentes competências técnicas, científicas e pessoais, por meio da interação com ambientes e contextos variados, oferecendo a seus/suas alunos/as a oportunidade de realizar programas de intercâmbio educacionais em renomadas instituições de ensino no Brasil e exterior

Além disso, cada vez mais o IDP tem recebido estudantes de intercâmbio, oportunizando uma estrutura de estudos moderna, com um dos melhores corpos docentes do país, no coração do Brasil. A recepção de estudantes internacionais no IDP também tem proporcionado esse ambiente internacional de trocas, tanto para os/as estudantes do IDP, quanto para os intercambistas que vêm fazer ao IDP.

Se você é estudante internacional e também quer vir estudar no IDP, entre em contato conosco!

É aluna/o do IDP e quer fazer intercâmbio? Fique de olho nas oportunidades lançadas abaixo na seção “Editais”.

Dúvidas? Mande um e-mail para internacional@idp.edu.br

Be a Buddy!

O programa de recepção de alunos e alunas estrangeiras no IDP “Be a Buddy” pretende auxiliar a adaptação de intercambistas em Brasília e no IDP. A ideia é formular formas de auxílio a cada aluno ou aluna estrangeiro, que será direcionado a um “Buddy” para que este possa auxiliar o intercambista com informações sobre a cidade, sobre o IDP, informações sobre transporte, até recepção no aeroporto.

Para os alunos e as alunas do IDP este é um programa que proporciona troca cultural e a criação de relações de amizade e parcerias acadêmicas.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco: internacional@idp.edu.br

Os convênios nacionais e internacionais firmados pelo IDP possibilitam o estudo durante um semestre em cursos de graduação, pós-graduação e extensão das instituições de ensino conveniadas. Ademais, há diversos cursos de curta duração ofertados em parcerias com instituições internacionais.

Fique atento ao lançamento dos editais para seleção e participação em tais programas!

Veja onde o idp tem parceria

Mobilidade internacional

Mobilidade internacional

Mobilidade nacional

Alunos e alunas regularmente matriculados nos cursos de Graduação, Pós –graduação, Mestrado e Doutorado.

Ex-alunos e alunas podem participar de alguns cursos de curta duração ofertado em instituições estrangeiras.

Alguns editais de intercâmbio preveem uma ajuda de custo com a disponibilização de um valor de auxílio ao discente selecionado ou selecionada.

Demais custos ficam a cargo do aluno e da aluna.

Fique atento às especificidades do edital de seu interesse.

Geralmente sim, mas as formas de comprovação de proficiência variam de acordo com cada Universidade. As opções de comprovação de proficiência podem passar por entrevistas em outro idioma, certificado de escolas de língua ou exames internacionalmente reconhecidos, como TOEFL, por exemplo. Fique atento às especificidades do edital de seu interesse.

As universidades geralmente oferecem sugestões de moradia próximas ao campus universitário ou mesmo uma moradia estudantil. Os custos da moradia devem ser arcados pelos alunos e alunas.

Não serão aproveitadas disciplinas obrigatórias a não ser em casos especiais de Co-tutela.

As disciplinas serão aproveitadas como optativas e seguirão as regras de aproveitamento de disciplinas presente no regulamento do curso do nível educacional ao qual o aluno ou aluna encontra-se matriculado ou matriculada no IDP.

Em alguns níveis educacionais é necessário o pagamento de taxa para aproveitamento. Verifique a especificidade do seu curso.

Não. A discente e o discente que estiver em intercâmbio pelo IDP, e que passará um semestre ou mais em uma Universidade estrangeira, terá a sua matrícula trancada pelo período de intercâmbio.

O trancamento não se aplica aos cursos de curta duração.

Alunas e alunos regulares do IDP e ex- alunas e ex-alunos que desejem participar de cursos de curta duração.

Fique atento às especificidades do edital de seu interesse.

Na maioria dos países é necessário a retirada de visto de estudante para poder cursar um semestre ou mais em uma instituição estrangeira. As universidades geralmente instruem os e as intercambista para a retirada do visto para entrada e permissão de estudo nos respectivos países.

Intercambistas IDP

Isabela Cristina Rodrigues de Carvalho
Aluno de Direito no IDP

“Mesmo em tempos difíceis de pandemia, o IDP não deixou de buscar as melhores experiências para os alunos. Por isso pude fazer um intercâmbio online e sou muito grata pela oportunidade de estudar na Universidade NOVA de Lisboa. Participei de discussões relevantes que eu não havia tido contato no Brasil e conheci pessoas com visões e vivências completamente diferentes das minhas. Sinto que evoluí como pessoa, aprendi coisas que eu nem imaginava e ampliei minha visão sobre o estudo do Direito. Recomendo a todos que busquem ao menos uma experiência acadêmica internacional ao longo da graduação.”

Inês Gonçalves Serra
Universidade Nova de Lisboa, PORTUGAL

“A minha experiência de mobilidade virtual no IDP mostrou-se um desafio muito gratificante. A proximidade e dinamismo dos professores, preocupados em cativar a nossa atenção e interessa é fator que me marcou muitíssimo nesta faculdade. Também o facto de ter a oportunidade de aprender cada vez mais sobre a realidade jurídica e social do Brasil, que em tantos aspetos diverge da portuguesa, enriqueceu imenso a minha experiência, resultando num verdadeira diálogo de culturas.”

Fale Conosco