CURSO DE

EMENTA

O curso “Inteligência Artificial como Ferramenta para o Desenvolvimento de Pesquisas Acadêmicas” oferece uma imersão nas aplicações de IA na pesquisa acadêmica. Abrangendo desde fundamentos, ferramentas específicas, até ética e tendências futuras, os participantes aprenderão a integrar IA em suas pesquisas, incluindo busca de literatura acadêmica, ferramentas para resumos e leituras de materiais, tradução e apresentação de resultados e dados. Discutiremos também as implicações éticas do uso de IA, preparando os pesquisadores para aplicar estas tecnologias de forma responsável. Estudos de caso ilustrarão o uso prático de IA, vislumbrando seu potencial transformador na pesquisa acadêmica

Terça: 19h às 22h

Quarta: 19h às 22h

Inscrições Encerradas

Professor Rafael Cardoso Sampaio

– Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

– Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD).

– Coordenador do grupo de Pesquisa Comunicação Política e Democracia Digital (COMPADD).

– Editor da revista Internet e Sociedade do InternetLAB.

Outros Cursos Semelhantes

GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: ZOTERO

Docente: Flávia Babireski

– Instrutora e consultora do softwares para pesquisa qualitativa.

– Doutora e mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

– Pesquisadora do Laboratório de Partidos Políticos e Sistemas Partidários, e do Observatório de Elites Políticas e Sociais do Brasil.

A COMPARAÇÃO COMO BASE DE UMA PESQUISA: FUNDAMENTOS DO MÉTODO

Docente: Miquelly Silva

– Advogada e Professora de Metodologia Científica e Direito Tributário.

– Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília e Mestre em Ciência Política.

– Integrante do Grupo de Pesquisa de Direito, Gênero e Famílias e o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a mulher/NEPeM.

Dúvidas? Leia nosso FAQ

Sim. Todos os cursos ofertados no âmbito da escola de métodos são 100% gratuitos.

Os cursos são ofertados na modalidade online.

Sim, basta obter 100% de presença síncrona e solicitar seu certificado para nossa equipe.

O IDP disponibiliza o conteúdo de cursos já realizado somente para os alunos de stricto sensu da instituição, mediante demanda à respectiva coordenação. Nesse caso, não é oferecida qualquer tipo de certificação.