fbpx
IDP

PÓS-GRADUAÇÃO

MBA em Jornalismo de dados

Modalidade

Aulas síncronas

Turno

Sextas (19:00 às 21:30)

e Sábados (09:00 às 15:30)

Início das aulas

Abril de 2021

Carga Horária

420 horas

MBA em Jornalismo de dados

Conheça o Curso

O MBA em Jornalismo de Dados é um curso de ponta focado em desenvolver conhecimentos de programação, aplicabilidade e design, por meio de aprendizagem prática baseada em pesquisas em jornalismo, ciência de dados, codificação e desenvolvimento digital. Além disso, é um espaço de interação com profissionais que hoje transformam a produção e o mercado da notícia. Ao final do curso, você estará pronto para atuar em uma das áreas que mais crescem dentro da comunicação: a economia dos dados.

POR QUE
FAZER?

Nossa especialização é a oportunidade ideal para você se qualificar em uma área cuja demanda por profissionais capacitados é cada vez maior. Além do aprendizado técnico, o objetivo do curso é a conexão das ferramentas para criar maneiras de informar e contar histórias com credibilidade e profundidade.

Quer saber mais sobre
a Pós-Graduação?

Quer conhecer em detalhes as disciplinas
do PÓS-GRADUAÇÃO MBA em Jornalismo de dados?

CORPO DOCENTE

Professores Inspiradores

Os professores do IDP são profissionais de destaque, que se dedicam a formar os grandes profissionais do futuro.

Além de professores, são verdadeiros mentores, conselheiros e exemplos de profissionais para nossos alunos.

ADRIANO BELISÁRIO

Coordenador da Escola de Dados na Open Knowledge Brasil e jornalista. Desenvolve projetos, pesquisas e atividades de ensino na área de tecnologias e mídia, tendo trabalhado para instituições como o Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, UFRJ, UNESCO, Secretaria Geral Ibero-Americana, Witness entre outras

Bárbara Libório

Coordenadora do MBA em Jornalismo de Dados. Jornalista especializada em investigação e dados pela Universidad Rey Juan Carlos. Passou por canais como Aos Fatos, Época, IstoÉ, Folha de S.Paulo, Exame.com e Canal Meio

Fernando Barbalho

Doutor em Administração pela UnB. Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Sua trajetória está principalmente relacionada a dados abertos e desenvolvimento de produtos que resultem em maior transparência do Setor Público brasileiro

MARÍLIA GEHRKE

Pesquisadora e doutoranda em jornalismo guiado por dados, transparência e desinformação. Teve passagem pela Escola de Dados e Afonte Jornalismo de Dados e atua como embaixadora de inovação cívica da Open Knowledge Brasil

Rodolfo Viana

Cientista de dados na Rede Globo. Como jornalista, passou pelas redações da Folha de S.Paulo e de publicações da Editora Abril. Também escreveu para a agência de fact-checking Aos Fatos e a Revista Piauí

SÉRGIO SPAGNUOLO

Jornalista, fundador da agência VOLT DATA LAB. É atual Knight Fellow do International Center for Journalists (ICFJ) e Diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Mestre pela PUC-SP e pós-graduado pela City University of New York (CUNY)

TAÍS SEIBT

Doutora em Comunicação, repórter, pesquisadora e professora. Criadora da iniciativa Afonte Jornalismo de Dados e especialista em fact-checking, conteúdo com base em dados e transparência pública. Já assinou trabalhos como freelancer para veículos como O Estado de S. Paulo, O Globo, BBC Brasil, The Intercept e Agência Pública

DIFERENCIAIS

Diálogo
Especializado

Encontros e troca de conhecimento com professores que interagem entre a academia e o mercado formam a base do nosso diálogo ao longo das disciplinas.

Tech-friendly

O curso é aberto para todos que estão interessados nesta nova vertente do jornalismo, sem necessidade de conhecimentos técnicos aprofundados.

Habilidades
aplicadas

Aplicação prática das habilidades adquiridas que auxiliam na interpretação dos dados, programação e manuseio de diferentes softwares.

Empreendedorismo

Inserção em um ambiente altamente empreendedor e desenvolvimento das habilidades – emocionais e racionais para uma carreira de sucesso.

MÓDULOS

Módulo I: Fundamentos para DDJ

Nivelamento em DDJ
Metodologia e fluxo de trabalho com dados
Low-code: transformando dados em pautas sem programar
Introdução ao SQL
Estatística

Módulo II: PYTHON e DDJ

Introdução à computação com Python
Jornalismo de dados com Python
Dados invisíveis

Módulo III: Sociedade, dados e jornalismo

Mapeando redes
Direito de saber
Legislação, Ética e Segurança

Módulo IV: Design e narrativas em DJJ

Design e visualização: teoria
Design e visualização: prática
Storytelling: escrevendo com dados

Módulo V: Prática em DDJ

Gestão de projetos
Jornalismo de Dados aplicado: Estudos de caso

Processo seletivo

Saiba como ingressar no processo seletivo para o pós-graduação em MBA em Jornalismo de dados

1
Inscrição

As inscrições serão admitidas somente via internet e estão sujeitas à disponibilidade de vagas.

2
Análise curricular

Etapa eliminatória que será realizada a partir das informações fornecidas na inscrição. Serão analisadas se a formação acadêmica e experiência profissional do candidato estão de acordo com os objetivos específicos do curso escolhido.

3
Entrevista

A entrevista, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada exclusivamente por chamada de vídeo.

4
Resultado

O resultado final estará disponível para consulta no site e será comunicado ao candidato via e-mail no prazo máximo de 48 horas úteis após a realização da entrevista.

5
Matrícula

Os candidatos aprovados deverão apresentar os documentos solicitados e efetivar sua matrícula em até 5 (cinco) dias úteis após a divulgação do resultado final.

MINICURSOS GRATUITOS

Ao vivo, online e com certificação IDP.