MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político

Torne-se um profissional de alto nível no meio político em cenários que envolvem campanhas eleitorais, na comunicação de mandatos e também na comunicação institucional de órgãos de governo.

CONHEÇA O CURRÍCULO DO CURSO

Planejado para ser uma experiência intensiva, começando em abril de 2023 e terminando antes do início do processo eleitoral de 2024, todas as disciplinas e os professores responsáveis foram minuciosamente escolhidos para levar a você as melhores estratégias e lhe ajudar no desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais.

Torne-se especialista

Nosso programa está estruturado em quatro módulos, com objetivos e disciplinas que levarão os alunos a uma formação e preparo relevantes na atuação com excelência no mercado de comunicação do segmento político.

VOCÊ VAI APRENDER SOBRE

• Metodologias de apuração histórica e de formação cultural

• Produção da Comunicação Política

• Relação com veículos e iniciativa privada

• Comunicação governamental

• Jornalismo de dados, Storytelling, Media Training

• Pesquisa e estudos comportamentais

DURAÇÃO

maio/2023 a abril/2024

PERÍODO

Aulas Quinzenais

Sexta (16h às 22h) 

Sábado (9h30 às 12h | 13h às 16h) 

INVESTIMENTO

R$ 27.000

CARGA TOTAL

360 horas

FORMATO

100% On-line

Conheça o currículo do curso

Planejado para ser uma experiência intensiva, começando em abril de 2023 e terminando antes do início do processo eleitoral de 2024, todas as disciplinas e os professores responsáveis foram minuciosamente escolhidos para levar a você as melhores estratégias e lhe ajudar no desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais.

Torne-se especialista

Nosso programa está estruturado em quatro módulos, com objetivos e disciplinas que levarão os alunos a uma formação e preparo relevantes na atuação com excelência no mercado de comunicação do segmento político.

VOCÊ VAI APRENDER SOBRE

• Metodologias de apuração histórica e de formação cultural

• Produção da Comunicação Política

• Relação com veículos e iniciativa privada

• Comunicação governamental

• Jornalismo de dados, Storytelling, Media Training

• Pesquisa e estudos comportamentais

DURAÇÃO

maio/2023 a abril/2024

PERÍODO

Aulas Quinzenais

Sexta (16h às 22h) 

Sábado (9h30 às 12h | 13h às 16h) 

INVESTIMENTO

R$ 27.000

CARGA TOTAL

360 horas

FORMATO

100% On-line

MÓDULO 01

MÓDULO 02

MÓDULO 03

MÓDULO 04

1. Ciência Política e da Comunicação

Vamos além de uma formação instrumental. O domínio de conceitos no campo das ciências políticas, sociologia da comunicação, comunicação de massa, semiologia, psicologia social são fundamentais para a atuação destacada no mercado. Para além dos clichês que regem muitas ofertas no mercado de comunicação, nossa formação oferece uma preparação sólida que promoverá vantagem competitiva para os profissionais que formaremos.    

Disciplinas

  • História do Brasil e sistema político 
  • Liderança, governança e transformações na gestão pública
  • Câmara dos Deputados – História e aspectos funcionais
  • Evolução do Marketing Eleitoral Brasil/Europa
  • Brasil em dados • Plano de governo e gestão de projetos
  • Liderança, Governança e transformações na Gestão Pública
  • Processo Legislativo e Tomada de decisão

2. Instituições políticas e mandatos

Nos anos ímpares a comunicação política também é potente. Nesse módulo apresentamos conhecimentos para atuação na gestão comunicativa e de reputação nas instituições políticas (governos, casas legislativas, partidos), em mandatos (executivos e legislativos) e em cargos por nomeação (secretarias, ministérios, estatais). Do conhecimento sobre as estruturas institucionais, passando pela relação com veículos de comunicação, aos conceitos de segurança jurídica na atuação comunicativa. 

Disciplinas

  • Jornalismo de dados
  • Imprensa e mídia
  • Semiótica e discurso político
  • Imagem, Imaginação, reputação
  • Marketing digital (introdução, SEO, anúncios, inbound, conteúdo de redes sociais)
  • Planejamento de mídia online
  • Comunicação digital e novos espaços políticos
  • Planejamento de conteúdo
  • Dimensão científica e métodos de pesquisas
  • Pesquisa Quantitativa • Pesquisa Qualitativa
  • Pesquisa on-line (ferramentas e método)
  • Big Data e Inteligência Artificial

1. Jornalismo de dados com Python II

  • Manipulação de CSVs
  • Introdução ao Pandas
  • Estatística com Python

3. Marketing político e eleitoral

Aqui preparamos estrategistas para grandes batalhas. O módulo oferecerá conhecimentos para aplicação de conceitos de comunicação por intermédio do domínio de ferramentas e técnicas potentes aplicadas em todo Brasil. Com auxílio dos conceitos apresentados nos conteúdos anteriores, esse módulo aprofundará os elementos práticos para a formação de estrategistas eleitorais.   

Disciplinas

  • Planejamento de campanha eleitoral (campanha – estratégia, pesquisa, preparação para debates)
  • Mobilização para campanhas eleitorais (on-line e offline)
  • Mobilização para eventos on-line, financiamento coletivo, eventos presenciais
  • Conteúdo para TV e Rádio
  • Redação para programas eleitorais

4. Gestão e carreira

Convidaremos palestrantes experimentados no mercado de comunicação política para compartilhar experiências e apontarem elementos práticos da atuação profissional. CEO`s de agências de publicidade e assessorias de imprensa, gerentes de contas, diretores de criação, executivos de plataformas digitais colocarão em tela desafios e soluções potentes para a atividade profissional no campo da comunicação política.

Disciplinas

  • Consultoria política: design e gerenciamento (carreira, negócios, gestão de equipes, governança e controle)
  • Carreira política e ética
  • Limites legais da comunicação política (institucional, eleitoral, LGPD)
  • Montagem e gestão de equipe
  • Prestação de contas e contabilidade de campanhas

3. Design e Visualização II

  • Matplolib e Seaborn
  • Adobe Illustrator
  • GIS/QGIS
  • Flourish e D3

5. PESQUISA E ESTUDOS COMPORTAMENTAIS

Para comunicar é preciso compreender como o outro pensa! Entendemos a abordagem de comunicação como diálogo com os públicos – as ações comunicacionais não devem ser monológicas. Para isso, a pesquisa comportamental é fundamental. Conhecimentos científicos patrocinados pela sociologia, psicologia social e estatística serão a tônica do presente eixo. Retrataremos temas fundamentais como: pesquisa quantitativa, pesquisa qualitativa, indicadores de redes sociais, técnicas de pesquisa no ambiente digital, neurociência, Big Data.

Nosso currículo do curso

Planejado para ser uma experiência intensiva, começando em abril de 2023 e terminando antes do início do processo eleitoral de 2024, todas as disciplinas e os professores responsáveis foram minuciosamente escolhidos para levar a você as melhores estratégias e lhe ajudar no desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais.

1. CIÊNCIA POLÍTICA E DA COMUNICAÇÃO

Vamos além de uma formação instrumental. O domínio de conceitos no campo das ciências políticas, sociologia da comunicação, comunicação de massa, semiologia, psicologia social são fundamentais para a atuação destacada no mercado. Para além dos clichês que regem muitas ofertas no mercado de comunicação, nossa formação oferece uma preparação sólida que promoverá vantagem competitiva para os profissionais que formaremos.

Disciplinas

 

 

  • História do Brasil e sistema político 
  • Liderança, governança e transformações na gestão pública
  • Câmara dos Deputados – História e aspectos funcionais
  • Evolução do Marketing Eleitoral Brasil/Europa
  • Brasil em dados • Plano de governo e gestão de projetos
  • Liderança, Governança e transformações na Gestão Pública
  • Processo Legislativo e Tomada de decisão

2. INSTITUIÇÕES POLÍTICAS E MANDATOS

Nos anos ímpares a comunicação política também é potente. Nesse módulo apresentamos conhecimentos para atuação na gestão comunicativa e de reputação nas instituições políticas (governos, casas legislativas, partidos), em mandatos (executivos e legislativos) e em cargos por nomeação (secretarias, ministérios, estatais). Do conhecimento sobre as estruturas institucionais, passando pela relação com veículos de comunicação, aos conceitos de segurança jurídica na atuação comunicativa.

Disciplinas

  • Jornalismo de dados
  • Imprensa e mídia
  • Semiótica e discurso político
  • Imagem, Imaginação, reputação
  • Marketing digital (introdução, SEO, anúncios, inbound, conteúdo de redes sociais)
  • Planejamento de mídia online
  • Comunicação digital e novos espaços políticos
  • Planejamento de conteúdo
  • Dimensão científica e métodos de pesquisas
  • Pesquisa Quantitativa • Pesquisa Qualitativa
  • Pesquisa on-line (ferramentas e método)
  • Big Data e Inteligência Artificial
3. MARKETING POLÍTICO E ELEITORAL

Aqui preparamos estrategistas para grandes batalhas. O módulo oferecerá conhecimentos para aplicação de conceitos de comunicação por intermédio do domínio de ferramentas e técnicas potentes aplicadas em todo Brasil. Com auxílio dos conceitos apresentados nos conteúdos anteriores, esse módulo aprofundará os elementos práticos para a formação de estrategistas eleitorais.

Disciplinas

  • Planejamento de campanha eleitoral (campanha – estratégia, pesquisa, preparação para debates)
  • Mobilização para campanhas eleitorais (on-line e offline)
  • Mobilização para eventos on-line, financiamento coletivo, eventos presenciais
  • Conteúdo para TV e Rádio
  • Redação para programas eleitorais

4. GESTÃO E CARREIRA

Convidaremos palestrantes experimentados no mercado de comunicação política para compartilhar experiências e apontarem elementos práticos da atuação profissional. CEO`s de agências de publicidade e assessorias de imprensa, gerentes de contas, diretores de criação, executivos de plataformas digitais colocarão em tela desafios e soluções potentes para a atividade profissional no campo da comunicação política.

Disciplinas

  • Consultoria política: design e gerenciamento (carreira, negócios, gestão de equipes, governança e controle)
  • Carreira política e ética
  • Limites legais da comunicação política (institucional, eleitoral, LGPD)
  • Montagem e gestão de equipe
  • Prestação de contas e contabilidade de campanhas

Além disso, temos tutores disponíveis em vários momentos do dia para tirar dúvidas e ajudar com o que você precisar.

Certificações Profissionais

Ao final do curso, você receberá uma certificação para se destacar no mercado e ser um protagonista na área.

Analista de Dados

Certificação em 1 ano

Engenheiro de Dados

Certificação em 1 ano

Engenheiro ML

Certificação em 1 ano

Cientista de Dados

Certificação em 1 ano

Especialista em Comunicação Governamental e Marketing Político

Certificação na metade do curso

Aprenda com quem é referência.

A equipe por trás do seu curso possui experts e grandes referências do marketing político para que você tenha o melhor suporte pedagógico em toda a sua trajetória por aqui!

Marcelo Vitorino

Especialista em comunicação e gestão de crise, com mais de 20 anos de experiência no marketing tradicional e 14 no digital, atua como consultor e estrategista de comunicação. Tem em seu currículo a atuação em ambiente governamental, político e eleitoral. É também idealizador e professor do MBA de Comunicação Governamental e Marketing Político realizado pelo IDP – Escola de Gestão Economia e Negócios.

Natália Mendonça

Publicitária especializada em marketing digital com 11 anos de experiência no mercado de marketing político. Atua na área performance digital com foco em estratégias de tráfego pago (impulsionamento) e análise de dados (web e social analytics) para entrega de resultados com uso de ferramentas digitais.

Arnaldo Costeira

Dean da Lisbon Business and Government School, foi Diretor Geral de Comunicação e Relações Externas do Instituto Superior de Educação e Ciências (2020/22), onde foi também Coordenador da Licenciatura em Gestão Autárquica, autor do atual plano de estudos, e Diretor da Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas do ISEC Lisboa (2016/20). Doutorando em Design na Faculdade se Arquitetura da Universidade de Lisboa, Pós-Graduado em Comunicação e Marketing Político pelo ISCSP, onde concluiu também o ano curricular do Mestrado em Ciência Política, é detentor do Certificate in School Management and Leadership pela Harvard Business School

Fernanda Cornils

PhD e especialista em construção de presença e reputação digital. Já trabalhou com políticos em diversas esferas: municipal, estadual e federal, no legislativo e no executivo, além de influenciadores digitais e figuras públicas.

Carolina de Paula

Doutora em Ciência Política pelo IESP-UERJ. Profissional da área de opinião pública e comportamento dos cidadãos, eleitores e consumidores. Especialista em pesquisa qualitativa, interessada por inovação e novas metodologias de pesquisa comportamental. Realiza consultorias e palestras envolvendo análise comportamental (iniciativa privada e pública), análise de cenário político e eleitoral. É colunista do IREE (Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa). Escreve no blog Legis-Ativo, do ESTADÃO e no Broadcast Político, da Agência Estado

Bruno Scartozzoni

Pioneiro do storytelling corporativo no Brasil e fundador da StoryTalks, consultoria de narrativa e expressão. Graduado em administração pública e pós-graduado em administração de empresas, em ambos os casos pela EAESP-FGV, Bruno tem mais de 15 anos de experiência em planejamento de comunicação e criação de histórias, atendendo multinacionais, startups, governos e candidatos. Na área acadêmica já deu aulas e palestras na USP, FGV, ESPM, Universidade de Coimbra e Harvard Business Review. Traduziu e comentou o livro Storytelling: Aprenda a Contar Histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e Outras Lendas da Liderança, editado pela Alta Books.

Mônica Sodré

Cientista política, com graduação e mestrado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), doutorado em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP) e especialização pelo Columbia Global Centers, ligado à Universidade de Columbia – New York. Trabalheou como consultora de projetos para organizações privadas e da sociedade civil, do Brasil e do exterior, em temas como sistema político, eleitoral e partidário e relações entre Executivo e Legislativo no Brasil. É Diretora Executiva da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS, organização de impacto, do terceiro setor, voltada para o apoio de lideranças políticas, de diferentes partidos políticos, comprometidas com a democracia e o desenvolvimento sustentável.

José Alckimin

Formado em Direito na Universidade de Brasília (UnB). O advogado e jurista ocupou diversos cargos públicos, foi membro do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) e ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Carlos Eduardo Sanches

Mestre em educação pela PUC-PR e doutorando em educação pela UFPR. Foi secretário de educação de Castro – PR, presidente da Undime Nacional e presidente do Conselho Nacional do Fundeb. Atualmente professor em cursos de pós-graduação, conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Paraná e sócio proprietário da C. E. Sanches que desenvolve assessoria e consultoria para governos estaduais, prefeituras, órgãos de controle e fiscalização, além de institutos e fundações. Tem experiência na área de gestão pública, com ênfase em administração educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação pública, política educacional, gestão educacional, valorização dos profissionais da educação e financiamento da educação.

Manoel Fernandes

Fundador e sócio da Bites Consultoria que tem como propósito fornecer dados para a tomada de decisões estratégicas a partir da análise de informações públicas e abertas existentes na Internet. Além disso, é fundador da Satya, a primeira empresa de PR Programático do Brasil, além de editor-chefe dos sites JSP e O Que Importa Hoje.

Jorge Viana

Foi Prefeito de Rio Branco (1993-1996), Governador do Estado do Acre por dois mandatos (1999-2006) e Senador da República (2011-2018). Hoje, é presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil.

Mônica Donato

Graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo – pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), é especialista em Análise Política, titulada pela Instituto de Ciência Política (IPOL) da Universidade de Brasília (UnB). Possui MBA em Relações Institucionais, pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e é aluna especial do mestrado em Poder Legislativo do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR) da Câmara dos Deputados. Já atuou em agência de publicidade, assinou uma coluna no Jornal Correio da Paraíba por quatro anos, possui 15 anos de experiência em assessoria de imprensa, cobertura jornalística e como social media. Na TV Câmara, apresentou o programa Palavra Aberta por um ano e atua, nos finais de semana, no programa “Visite o Congresso” há 12 anos. Coordena a Assessoria de Comunicação da Liderança do Republicanos na Câmara dos Deputados desde 2013. É autora do artigo Lobby Digital: Impactos no Processo Legislativo, que foi publicado no livro “Da Lava-Jato à Sétima República”, da Editora Trampolim.

Gustavo Kanffer

Advogado com experiência em direito público, eleitoral, partidário, legislativo e atuação no STF, STJ e TSE há 19 anos. Advogado em todas as eleições presidenciais, estaduais e municipais desde as eleições de 2004. Professor e palestrante em cursos preparatórios para candidatos.

Cláudia Guimarães

Jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia, pós-graduada em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo IDP, Analista de Inteligência Eleitoral pelo IBPAD, especializada em marketing digital, político e eleitoral. Atua em campanhas políticas desde 2015, com foco em estratégias digitais. Sócia fundadora e diretora executiva da Agência @dkdigital, possui experiência em gerenciamento de projetos, gestão de equipes, criação de conteúdo, copywriting, redação publicitária, análise de dados, Big Data, SEO, branding e mídia on-line. Profissional de marketing digital certificada pela Meta.

Renato Monteiro

Publicitário. Especialista em marketing político. Atua nas áreas de estratégia, gestão de crise e criação publicitária a mais de 37 anos. Seu currículo abrange a comunicação para diferentes segmentos: campanhas eleitorais, governamentais, entidades de classe e mercado privado. Iniciou sua trajetória como redator, conquistando diversas premiações.

Fabiana Vitorino

Jornalista especialista em comunicação e marketing político. Pós-Graduada em Comunicação Organizacional e MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político. Atua há mais de 15 anos com assessoria de imprensa, media training, comunicação e marketing político. Trabalhou em redação de jornais e nas principais agências de comunicação do país, foi chefe da assessoria de imprensa do Governador de Brasília, é consultora em comunicação política, coordenou a comunicação de campanhas eleitorais para prefeito, deputado e senador.

Noeli Becker

Jornalista com especialização em Comunicação Política. Formação em Comunicação Digital pela ESPM/ Presença Online; MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo IDP – Brasília / DF. Chefe de gabinete na Câmara dos Deputados; assessora legislativa na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ. Experiência em assessoria de imprensa; assessoria de comunicação; assessoria legislativa; gestão de crises; coordenação de campanhas eleitorais e prestação de contas.

Patrícia Corado

Doutora em Letras (2009), com ênfase em estudos do discurso, é professora da Rede Federal e tem mais de 25 anos de experiência no magistério. Sua experiência acadêmica inclui dois pós-doutoramentos (2014 e 2020), com pesquisas voltadas à Análise Semiolinguística do Discurso em corpora compostos por discursos midiáticos e políticos.

Adriana Vasconcelos

Jornalista e Consultora em Comunicação Política há 35 anos. Acompanhou as últimas 8 campanhas presidenciais, tendo assessorado Aécio Neves, Geraldo Alckmin, Eduardo Leite e Sergio Moro.

Ilana Trombka

Doutora em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), especializada em Direito Legislativo pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), graduada em Relações Públicas (PUCRS), professora do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e Diretora-Geral do Senado Federal.

Romero Jucá

É considerado um dos políticos mais atuantes e influentes do Brasil, foi senador por três mandatos consecutivos (1995-2019) e responsável pela Liderança de Governo no Senado durante os governos de Fernando Henrique Cardoso, Lula, Dilma (durante 1 ano) e Michel Temer. Foi relator do orçamento da república por três vezes e ocupou os Ministérios da Previdência Social e do Planejamento. Atualmente atua como consultor empresarial e é presidente do MDB de Roraima, além de participar da executiva nacional do partido.

Fábio da Silva Gomes

Sociólogo, Mestre em Administração, Doutor em Comunicação e Semiótica, especialista em pesquisa de opinião e reputação com 25 anos de experiência. Diretor científico e fundador do Instituto Informa. Além da dedicação à produção científica, atua na área comportamental promovendo interface entre abordagens de pesquisa e o planejamento de comunicação e reputação. Atende campanhas eleitorais, governos, partidos e empresas.
Anterior
Próximo

Sobre o curso

Criado há mais de 20 anos, o IDP é um centro de excelência no ensino, pesquisa e extensão com sedes em Brasília e São Paulo. Aqui, a trajetória profissional e acadêmica dos nossos estudantes alcança os níveis mais elevados de formação. A primeira turma do MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político do IDP foi um sucesso e transformou a vida profissional de vários alunos. Confira no vídeo os depoimentos inspiradores de alguns dos nossos ex-alunos.

Seu dia de aula no IDP é assim.

Haverá horas de estudo individual, aulas ao vivo e também prática assistida. Durante o curso, o aluno contará com tutores disponíveis em vários momentos para solucionar suas dúvidas e ajudá-lo com o que for necessário. Todo o formato próprio do programa foi pensado para que nossos alunos exercitem suas habilidades interpessoais e  consigam lidar com os desafios típicos e cotidianos da carreira de um Especialista em Comunicação Governamental e Marketing Político.

VEJA O QUE A COORDENADORA TEM A DIZER

Nossa especialização é a oportunidade ideal para você se qualificar em uma área cuja demanda por profissionais capacitados é cada vez maior. Além do aprendizado técnico, o objetivo do curso é a conexão das ferramentas para criar maneiras de informar e contar histórias com credibilidade e profundidade.

Confira no vídeo o que a Coordenadora do curso, Bárbara Libório, tem a dizer sobre o MBA.

Seu caminho até a IDP Tech School

1. Inscrição

2. Entrevista

3. Matrícula

Anterior
Próximo

Ainda com dúvidas?

Não existe programa de bolsa para o MBA. Fale com um consultor para saber mais sobre as possibilidades de pagamento. 

O IDP é uma Instituição de Ensino Superior reconhecida e regulada pelo MEC. O MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político possuí o título de pós-graduação. Ao final do curso, o aluno receberá um certificado de pós-graduação registrado no MEC! 

O MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político possui uma carga horária de 402 horas e duração de 3 semestres Nossos cursos foram desenhados com um fluxo contínuo de aprendizado, prática, capacitação e desenvolvimento profissional. Ao longo deste período, o aluno percorrerá trilhas imersivas e vislumbrará o nascimento de um profissional único no mercado!

A primeira etapa do processo seletivo para o MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político é composta por uma análise curricular. Caso aprovado, o candidato seguirá para a etapa final de entrevista com a coordenadora do nosso curso. 

As entrevistas serão realizadas no formato virtual. 

O modelo de ensino adotado para o MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político é o ensino a distância, remoto, com aulas síncronas e atividades síncrona e assíncronas. 

Desta forma, é importante que o aluno participe das aulas e realize todas as atividades propostas para obter uma completa experiência. 

Nosso MBA foi pensado de modo que o aluno tenha uma experiência além da teoria. Nossos encontros síncronos possuem momentos de aula e prática assistiva. 

Os momentos síncronos, aulas e prática, serão realizadas as sextas-feiras, das 19h às 22h e aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Serão dois finais de semana de atividades síncronas intercalados com um final de semana sem atividades síncronas.

O pagamento pode ser realizado à vista ou parcelado em até 18 vezes. Fale com um consultor para saber mais. 

Seja IDP Tech School.

Ficou interessado?
Vem estudar com a gente!