Impacto do programa
O Programa de Pós-graduação em Administração Pública (PPGAP) do IDP tem alcançado expressiva influência na formação de quadros estratégicos para a Administração Pública brasileira, conforme demonstrado pela atuação de seus egressos em posições de alta responsabilidade institucional. O programa titulou 351 mestres até 2024, dos quais 220 no último quadriênio 2021-2024, com ampla representação regional e inserção em órgãos como ministérios, tribunais de contas, parlamentos, forças de segurança e agências reguladoras. Essa capilaridade comprova não apenas o alcance nacional do programa, mas também sua capacidade de formar lideranças capazes de impactar diretamente a formulação e a execução de políticas públicas. O recente início do Doutorado em Administração Pública em 2024 reforça essa trajetória de consolidação, expandindo o escopo formativo e científico do IDP na área pública.
Outro vetor essencial de impacto reside na estrutura curricular e nas metodologias ativas de ensino adotadas, que fortalecem a interdisciplinaridade, a prática aplicada e a reflexão crítica. O PPGAP estrutura-se em torno da área de concentração “Gestão Pública Contemporânea” e da linha de pesquisa “Políticas Públicas e Gestão Governamental”, que oferecem base teórico-metodológica robusta para atuação profissional qualificada. A matriz curricular do programa combina disciplinas obrigatórias com uma ampla oferta optativa, organizada em cinco núcleos temáticos que cobrem desde políticas públicas e desenvolvimento social até inovação, tecnologia e regulação. Isso permite aos alunos transitar por diferentes abordagens e construir trajetórias de pesquisa conectadas às suas realidades institucionais, fomentando análises empíricas de alto impacto e relevância social.
Por fim, o impacto do programa também se evidencia em sua produção científica, nas redes de pesquisa formadas e na qualidade do corpo docente. Todos os docentes permanentes são doutores, grande parte com titulação em instituições de excelência e experiência internacional, o que eleva o padrão acadêmico e técnico do programa. A maior parte dos professores lidera projetos de pesquisa aplicada com financiamento externo, em parceria com órgãos públicos e privados, o que fortalece o vínculo entre a academia e a prática governamental. O programa também investe em internacionalização, inovação curricular e formação continuada, sendo um espaço dinâmico de geração de conhecimento e de soluções para desafios públicos complexos. Dessa forma, o PPGAP do IDP consolida-se como uma referência nacional em formação e pesquisa aplicada na administração pública.
Financiamentos recebidos
O PPGAP do IDP demonstrou significativa capacidade de mobilização de recursos financeiros externos ao longo do quadriênio, revelando sua maturidade institucional e sua inserção estratégica em redes de pesquisa e inovação. Entre 2021 e 2024, o programa recebeu financiamentos por meio de projetos de pesquisa aplicada, oriundos de parcerias com órgãos públicos e instituições privadas. Esses projetos abordaram temas fundamentais como transformação digital, inovação pública, transparência, regulação, integridade e controle governamental. Além disso, o programa realizou 35 projetos de pesquisa com financiamento externo direto, com 64% do Núcleo Docente Permanente (NDP) envolvido em estudos contemplados por agências de fomento e universidades nacionais e internacionais. Os temas foram variados e relevantes, incluindo políticas públicas educacionais, capacidades estatais, combate à COVID-19 e desenvolvimento regional.
A origem dos financiamentos demonstra a confiança de importantes instituições na expertise do PPGAP. Destacam-se parcerias com o Tribunal de Contas da União (TCU), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), Sebrae, Fundação Brava e diversas universidades, o que contribuiu para a elaboração de diagnósticos organizacionais, estudos de impacto e propostas de aperfeiçoamento institucional. Os projetos contaram com ampla participação discente, evidenciando a articulação entre ensino e pesquisa e fortalecendo o papel formador do programa. Esse cenário revela não apenas a capacidade do corpo docente em liderar iniciativas com forte componente prático, mas também o compromisso do programa com a produção de conhecimento que gera valor público. A diversidade dos financiadores reforça o alinhamento do PPGAP às demandas reais da administração pública brasileira e à sua atuação como ponte entre academia e gestão pública.
Além dos financiamentos diretos, o programa se beneficiou de um robusto volume de financiamentos externos indiretos, voltados à participação discente em projetos conduzidos pelos docentes. Ao todo, foram 121 financiamentos de 48 instituições diferentes entre 2021 e 2024. Esse dado reforça dois pontos centrais: a consolidação de uma rede interna de pesquisa colaborativa entre docentes e discentes, e a confiança crescente do ecossistema institucional externo no programa do IDP. Todos os projetos liderados pelo Núcleo de Docentes Permanentes (NDP) envolveram financiamento a seus estudantes, o que demonstra a centralidade da formação de recursos humanos qualificados no modelo do programa. A distribuição desses financiamentos, devidamente registrada na Plataforma Sucupira, serve como indicativo de credibilidade institucional e do impacto que o PPGAP vem exercendo, mesmo em uma trajetória ainda recente, na promoção da pesquisa aplicada e na qualificação profissional de alto nível em Administração Pública.
Projetos de pesquisa
O PPGAP do IDP demonstrou significativa capacidade de mobilização de recursos financeiros externos ao longo do quadriênio, revelando sua maturidade institucional e sua inserção estratégica em redes de pesquisa e inovação. Entre 2021 e 2024, o programa recebeu financiamentos por meio de projetos de pesquisa aplicada, oriundos de parcerias com órgãos públicos e instituições privadas. Esses projetos abordaram temas fundamentais como transformação digital, inovação pública, transparência, regulação, integridade e controle governamental. Além disso, o programa realizou 35 projetos de pesquisa com financiamento externo direto, com 64% do Núcleo Docente Permanente (NDP) envolvido em estudos contemplados por agências de fomento e universidades nacionais e internacionais. Os temas foram variados e relevantes, incluindo políticas públicas educacionais, capacidades estatais, combate à COVID-19 e desenvolvimento regional.
A origem dos financiamentos demonstra a confiança de importantes instituições na expertise do PPGAP. Destacam-se parcerias com o Tribunal de Contas da União (TCU), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), Sebrae, Fundação Brava e diversas universidades, o que contribuiu para a elaboração de diagnósticos organizacionais, estudos de impacto e propostas de aperfeiçoamento institucional. Os projetos contaram com ampla participação discente, evidenciando a articulação entre ensino e pesquisa e fortalecendo o papel formador do programa. Esse cenário revela não apenas a capacidade do corpo docente em liderar iniciativas com forte componente prático, mas também o compromisso do programa com a produção de conhecimento que gera valor público. A diversidade dos financiadores reforça o alinhamento do PPGAP às demandas reais da administração pública brasileira e à sua atuação como ponte entre academia e gestão pública.
Além dos financiamentos diretos, o programa se beneficiou de um robusto volume de financiamentos externos indiretos, voltados à participação discente em projetos conduzidos pelos docentes. Ao todo, foram 121 financiamentos de 48 instituições diferentes entre 2021 e 2024. Esse dado reforça dois pontos centrais: a consolidação de uma rede interna de pesquisa colaborativa entre docentes e discentes, e a confiança crescente do ecossistema institucional externo no programa do IDP. Todos os projetos liderados pelo Núcleo de Docentes Permanentes (NDP) envolveram financiamento a seus estudantes, o que demonstra a centralidade da formação de recursos humanos qualificados no modelo do programa. A distribuição desses financiamentos, devidamente registrada na Plataforma Sucupira, serve como indicativo de credibilidade institucional e do impacto que o PPGAP vem exercendo, mesmo em uma trajetória ainda recente, na promoção da pesquisa aplicada e na qualificação profissional de alto nível em Administração Pública.
Projetos de pesquisa
| Autor | Título | Descrição |
|---|---|---|
|
ALESSANDRO DE OLIVEIRA GOUVEIA FREIRE |
Opinião Pública e Comportamento Político: desafios metodológicos na gestão pública |
Estuda os desafios metodológicos para integrar a opinião pública e o comportamento político à formulação, implementação e avaliação de políticas no contexto da gestão pública. |
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ALEXANDER CAMBRAIA NASCIMENTO VAZ |
Análise de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social |
Investiga políticas sociais com foco em equidade, inclusão e efetividade da ação estatal. |
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ALEXANDRE DE AVILA GOMIDE |
Coordenação e Implementação de Políticas de Infraestrutura |
Analisa a capacidade estatal na condução de grandes obras e projetos de infraestrutura pública. |
|
BRENO GIOVANNI ADAID CASTRO |
Análise de Dados para Estratégias Inovadoras em Políticas Públicas |
Utiliza análise quantitativa de dados para propor soluções mais precisas e eficientes na formulação de políticas. |
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CAIO CORDEIRO DE RESENDE |
Monitoramento e Avaliação de Políticas Educacionais |
Avalia políticas educacionais a partir de evidências para subsidiar melhorias na gestão pública. |
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FELIPE LOPES DA CRUZ |
Planejamento e Controle de Programas e Projetos Públicos |
Explora metodologias de gestão aplicadas ao planejamento estratégico e controle institucional. |
|
FELIX GARCIA LOPEZ JUNIOR |
Desigualdades, Mudanças Sociais e Democracia no Brasil Contemporâneo |
Analisa desigualdades multidimensionais e seus impactos sobre a democracia no Brasil. |
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FERNANDO BOARATO MENEGUIN |
Law & Economics no Setor Público: casos práticos do setor público |
Estuda a aplicação da análise econômica do direito em decisões administrativas e políticas públicas. |
|
GILMAR FERREIRA MENDES |
Controle Judicial das Políticas Públicas da Administração |
Investiga o papel do Judiciário na revisão de políticas públicas e sua influência institucional. |
|
GRACE LADEIRA GARBACCIO |
Governança Pública e Compliance |
Analisa mecanismos de integridade, prevenção de riscos e boas práticas no setor público. |
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HUMBERTO FALCAO MARTINS |
Governança Pública Voltada a Resultados |
Estuda instrumentos de gestão e governança com foco em desempenho e na entrega de valor público. |
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JOSE ROBERTO RODRIGUES AFONSO |
Estratégia para Economia Digital |
Explora políticas públicas voltadas para a transformação digital e seus impactos na administração. |
|
LANA MONTEZANO |
Gestão de Pessoas, Estudos Organizacionais e Inovação: oportunidades e desafios no setor público |
Investiga práticas inovadoras de gestão de pessoas e cultura organizacional no setor público. |
|
LEANY BARREIRO DE SOUSA LEMOS |
Planejamento da Gestão Governamental |
Analisa práticas e desafios do planejamento estratégico nos diferentes níveis da administração pública. |
|
LUIS HENRIQUE DA SILVA DE PAIVA |
Análise de Programas e Políticas Públicas sob Perspectivas Inovadoras |
A partir de insights de economia comportamental, desenvolve abordagens inovadoras na avaliação de programas governamentais. |
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LUIZ RICARDO MATTOS TEIXEIRA CAVALCANTE |
Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico |
Examina como políticas públicas afetam o crescimento, a equidade econômica e o desenvolvimento regional. |
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MARCIO DE OLIVEIRA JUNIOR |
Regulação Econômica e seus Impactos na Gestão Pública |
Estuda os impactos da regulação sobre a eficiência administrativa e o desempenho institucional. |
|
MILTON DE SOUZA MENDONCA SOBRINHO |
Gestão Pública Contemporânea e Instituições Políticas |
Analisa o funcionamento das instituições políticas no contexto brasileiro e sua influência sobre a efetividade e os resultados da gestão pública contemporânea. |
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PAULO ALEXANDRE BATISTA DE CASTRO |
Confiança, Políticas Públicas e Legitimidade das Instituições Democráticas |
Estuda os vínculos entre confiança social, legitimidade institucional e políticas públicas. |
|
PEDRO LUCAS DE MOURA PALOTTI |
Governança e Políticas Públicas |
Investiga estruturas de governança e seus efeitos na formulação e execução de políticas. |
|
PEDRO LUIZ COSTA CAVALCANTE |
Inovação e Políticas Públicas no Brasil Contemporâneo |
Explora experiências de inovação no setor público brasileiro e sua disseminação. |
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ROBERTO ROCHA COELHO PIRES |
Uso de Evidências no Desenho e Implementação de Políticas Públicas |
Investiga como a produção e o uso de evidências qualificam decisões públicas, ampliando a efetividade das políticas e promovendo maior coerência e transparência no processo decisório. |
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SUELY MARA VAZ GUIMARAES DE ARAUJO |
Questões federativas revisitadas: processo decisório, financeiro-orçamentário e de execução de políticas públicas de competência comum no Brasil |
Estuda o federalismo na prática: decisões, finanças e execução de políticas compartilhadas, assim como investiga os desafios de coordenação. |
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WEDER DE OLIVEIRA |
Política Fiscal, Tribunais de Contas e Gestão Pública |
Analisa o papel dos órgãos de controle e regras fiscais na qualidade da gestão pública. |
Produção intelectual
| Autor | Título | Ano | Tipo de produção |
|---|---|---|---|
|
ALEXANDRE DE AVILA GOMIDE |
* BUILDING ADMINISTRATIVE CAPACITY FOR DEVELOPMENT: LIMITS AND PROSPECTS |
2021 | BIBLIOGRÁFICA |
|
ALEXANDER CAMBRAIA NASCIMENTO VAZ e PAULO ALEXANDRE BATISTA DE CASTRO |
2023 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
WEDER DE OLIVEIRA |
2021 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
LANA MONTEZANO DA SILVA |
2022 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
ROBERTO ROCHA COELHO PIRES |
* INCLUA: PLATAFORMA DE RECURSOS PRÓ-EQUIDADE EM POLÍTICAS PÚBLICAS |
2022 | TÉCNICA |
|
LUIS HENRIQUE DA SILVA DE PAIVA |
2024 | TÉCNICA | |
|
FELIX GARCIA LOPEZ JUNIOR |
2022 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
PEDRO LUIZ COSTA CAVALCANTE |
2022 | TÉCNICA | |
|
CAIO CORDEIRO DE RESENDE |
* THE EFFECTS OF EXTENDED SCHOOL-DAYS ON BRAZILIAN STUDENTS' OUTCOMES |
2022 | BIBLIOGRÁFICA |
|
PEDRO LUCAS DE MOURA PALOTTI |
2023 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
LEANY BARREIRO DE SOUSA LEMOS |
A AGENDA AMBIENTAL DO GOVERNO E A QUALIDADE DO GASTO PÚBLICO |
2023 | BIBLIOGRÁFICA |
|
MILTON DE SOUZA MENDONCA SOBRINHO |
A ATUAÇÃO DE UM ESCRITÓRIO DE PROJETOS NO PROGRAMA PROFISCO: O CASO DO DISTRITO FEDERAL |
2024 | BIBLIOGRÁFICA |
|
GILMAR FERREIRA MENDES |
2022 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
FERNANDO BOARATO MENEGUIN |
A EVOLUÇÃO DO FIES: UMA AVALIAÇÃO DE DESENHO SOBRE MUDANÇAS E CONTINUIDADES DO PROGRAMA |
2021 | BIBLIOGRÁFICA |
|
GRACE LADEIRA GARBACCIO |
2021 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
FERNANDO BOARATO MENEGUIN |
2023 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
PEDRO LUCAS DE MOURA PALOTTI |
2021 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
WEDER DE OLIVEIRA |
2022 | TÉCNICA | |
|
WEDER DE OLIVEIRA |
ACÓRDÃO Nº 2285/2024-TCU-PLENÁRIO. ATUAÇÃO DO PODER PÚBLICO NA DEMARCAÇÃO DE TERRAS QUILOMBOLAS |
2024 | TÉCNICA |
|
PEDRO LUIZ COSTA CAVALCANTE |
ARE GOVERNANCE MODES ALIKE? AN ANALYSIS BASED ON BUREAUCRATIC RELATIONSHIPS AND SKILLS |
2021 | BIBLIOGRÁFICA |
|
ROBERTO ROCHA COELHO PIRES |
2024 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
ALEXANDER CAMBRAIA NASCIMENTO VAZ |
2021 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
FERNANDO BOARATO MENEGUIN |
2022 | TÉCNICA | |
|
ALEXANDRE DE AVILA GOMIDE |
2024 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
WEDER DE OLIVEIRA |
2023 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
LUCIANA SILVA GARCIA |
CRIANÇAS E O CÁRCERE: EFEITOS DO SISTEMA PRISIONAL NO DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA |
2021 | BIBLIOGRÁFICA |
|
JOSE ROBERTO RODRIGUES AFONSO |
CRIPTOMOEDAS E MOEDAS DIGITAIS DOS BANCOS CENTRAIS - DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA TRIBUTAÇÃO NO BRASIL |
2022 | BIBLIOGRÁFICA |
|
ALEXANDRE DE AVILA GOMIDE |
2021 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
ALESSANDRO DE OLIVEIRA GOUVEIA FREIRE |
2024 | TÉCNICA | |
|
LUIZ RICARDO MATTOS TEIXEIRA CAVALCANTE |
DESIGUALDADES REGIONAIS NA ALEMANHA: EVOLUÇÃO E FATORES ASSOCIADOS AO PROCESSO DE CONVERGÊNCIA |
2024 | BIBLIOGRÁFICA |
|
PEDRO LUIZ COSTA CAVALCANTE |
DESMONTE DA POLÍTICA DE INOVAÇÃO: ESTRATÉGIAS E CAUSAS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO |
2024 | BIBLIOGRÁFICA |
|
CAIO CORDEIRO DE RESENDE |
DETERMINANTES DA BANCARIZAÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NO PERÍODO PRÉ-PANDEMIA |
2024 | TÉCNICA |
|
PEDRO LUIZ COSTA CAVALCANTE |
DO POLITICS AND ADMINISTRATION AFFECT INNOVATION PERFORMANCE? A COMPARATIVE ANALYSIS |
2023 | BIBLIOGRÁFICA |
|
MARCIO DE OLIVEIRA JUNIOR |
2021 | TÉCNICA | |
|
PAULO ALEXANDRE BATISTA DE CASTRO |
2023 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
LUIS HENRIQUE DA SILVA DE PAIVA |
2021 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
GILMAR FERREIRA MENDES |
2022 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
HUMBERTO FALCAO MARTINS |
ELEMENTOS PARA POLÍTICA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER NOVARTIS |
2022 | TÉCNICA |
|
ROBERTO ROCHA COELHO PIRES |
2022 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
FELIPE LOPES DA CRUZ |
2024 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
CAIO CORDEIRO DE RESENDE |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO DO PARFOR |
2021 | BIBLIOGRÁFICA |
|
SUELY MARA VAZ GUIMARAES DE ARAUJO |
FUTURO DA ENERGIA: VISÃO DO OBSERVATÓRIO DO CLIMA PARA UMA TRANSIÇÃO JUSTA NO BRASIL |
2024 | TÉCNICA |
|
HUMBERTO FALCAO MARTINS |
GERANDO VALOR PÚBLICO POR MEIO DA GOVERNANÇA COLABORATIVA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE SETE CASOS |
2024 | TÉCNICA |
|
FELIPE LOPES DA CRUZ |
2024 | TÉCNICA | |
|
GRACE LADEIRA GARBACCIO |
2024 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
SUELY MARA VAZ GUIMARAES DE ARAUJO |
2022 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
MILTON DE SOUZA MENDONCA SOBRINHO |
2024 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
JOSE ROBERTO RODRIGUES AFONSO |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: REGULAÇÃO E OPORTUNIDADES GOVERNAMENTAIS PARA USO MAIS INTELIGENTE |
2024 | TÉCNICA |
|
GRACE LADEIRA GARBACCIO |
LAVAGEM DE DINHEIRO, INTERAÇÕES DIGITAIS E COMPLIANCE: A NECESSÁRIA ADAPTAÇÃO DOS ENTES ESTATAIS |
2023 | BIBLIOGRÁFICA |
|
ALEXANDER CAMBRAIA NASCIMENTO VAZ |
2023 | TÉCNICA | |
|
LEANY BARREIRO DE SOUSA LEMOS |
2024 | TÉCNICA | |
|
HUMBERTO FALCAO MARTINS |
MODELO DE GOVERNANÇA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO |
2022 | TÉCNICA |
|
BRENO GIOVANNI ADAID CASTRO |
NECESSIDADE DE GOVERNANÇA DE DADOS NO CONTEXTO DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER E FEMINICÍDIO |
2024 | BIBLIOGRÁFICA |
|
PEDRO LUCAS DE MOURA PALOTTI |
2021 | TÉCNICA | |
|
HUMBERTO FALCAO MARTINS |
O CAMPO DE ESTUDOS SOBRE GOVERNANÇA COLABORATIVA: O QUE SABEMOS E PARA ONDE VAMOS? |
2022 | BIBLIOGRÁFICA |
|
FELIX GARCIA LOPEZ JUNIOR |
2022 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
LANA MONTEZANO DA SILVA |
PANORAMA DA ARQUITETURA CORPORATIVA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO BRASIL |
2023 | BIBLIOGRÁFICA |
|
FELIX GARCIA LOPEZ JUNIOR |
POLICY PAPER: SUBSÍDIOS PARA UMA REFORMA ADMIISTRATIVA VOLTADA À CIDADANIA |
2022 | TÉCNICA |
|
FELIPE LOPES DA CRUZ |
2023 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
LUIZ RICARDO MATTOS TEIXEIRA CAVALCANTE |
2021 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
LANA MONTEZANO DA SILVA |
PROPOSTA DA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA UMA SECRETARIA ESTADUAL |
2024 | TÉCNICA |
|
GRACE LADEIRA GARBACCIO |
2024 | TÉCNICA | |
|
PEDRO LUCAS DE MOURA PALOTTI |
2024 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
LUIS HENRIQUE DA SILVA DE PAIVA |
QUÃO EFETIVO É UM BENEFÍCIO DE COBERTURA DE HIATO DA POBREZA? O CASO DO BOLSA FAMÍLIA |
2021 | BIBLIOGRÁFICA |
|
LEANY BARREIRO DE SOUSA LEMOS |
2024 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
MARCIO DE OLIVEIRA JUNIOR |
2021 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
LUIZ RICARDO MATTOS TEIXEIRA CAVALCANTE |
SHAKESPEARE E A RESPONSABILIDADE FISCAL: LIÇÕES PARA O CASO DO BRASIL |
2021 | TÉCNICA |
|
ALEXANDER CAMBRAIA NASCIMENTO VAZ |
2024 | TÉCNICA | |
|
PAULA SALOMAO MARTINS |
2024 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
ALEXANDRE DE AVILA GOMIDE |
SUBSÍDIOS PARA UMA REFORMA ADMINISTRATIVA VOLTADA À CIDADANIA |
2023 | BIBLIOGRÁFICA |
|
FELIPE LOPES DA CRUZ |
2024 | TÉCNICA | |
|
JOSE ROBERTO RODRIGUES AFONSO |
THE CHALLENGES OF CONSUMPTION TAXATION IN BRAZIL´S DIGITAL ECONOMY |
2024 | BIBLIOGRÁFICA |
|
LUIS HENRIQUE DA SILVA DE PAIVA |
2021 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
CAIO CORDEIRO DE RESENDE |
THE IMPACT OF LONGER SCHOOL DAYS ON MOTHERS' AND CHILDREN'S LABOR FORCE PARTICIPATION |
2022 | BIBLIOGRÁFICA |
|
JOSE ROBERTO RODRIGUES AFONSO |
TRANSPARÊNCIA TRIBUTÁRIA E EFICIÊNCIA ARRECADATÓRIA: ANÁLISE DE DADOS EMPÍRICOS |
2021 | BIBLIOGRÁFICA |
|
FERNANDO BOARATO MENEGUIN |
UMA NOVA ABORDAGEM PARA A REGULAÇÃO ECONÔMICA: SOFT REGULATION |
2022 | BIBLIOGRÁFICA |
|
SUELY MARA VAZ GUIMARAES DE ARAUJO |
2022 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
LUIZ RICARDO MATTOS TEIXEIRA CAVALCANTE |
VARIÁVEIS ASSOCIADAS ÀMORTALIDADE POR COVID-19 NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
2022 | BIBLIOGRÁFICA |
|
SUELY MARA VAZ GUIMARAES DE ARAUJO |
2022 | BIBLIOGRÁFICA | |
|
GILMAR FERREIRA MENDES |
VOTO CONJUNTO - JULGAMENTO DO TEMA 6 DA REPERCUSSÃO GERAL PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF) |
2024 | TÉCNICA |
|
LEANY BARREIRO DE SOUSA LEMOS |
2024 | BIBLIOGRÁFICA |