Conheça o Curso
A partir de uma visão interdisciplinar da Comunicação, o Mestrado em Comunicação Digital do IDP (MCD) está estruturado para atender às demandas dos mais variados perfis de profissionais do setor privado e do setor público, que atuam direta ou indiretamente com mídias digitais e estratégias de comunicação online.
Acesse o Programa de Mestrado →O que esperar do Mestrado em Comunicação?
Um Mestrado Focado no Mercado de Trabalho
O mercado tem exigido cada vez mais profissionais qualificados, com visão analítica e prática.
Uma das principais características do MCD é a metodologia de ensino, que, além de uma sólida formação teórica, confere especial atenção à análise de estudos de caso e à resolução de problemas práticos relacionados à criação, à gestão, ao monitoramento e à avaliação de estratégias de comunicação digital.
Além disso, os encontros presenciais ocorrem mensalmente e são concentrados às quintas, sextas e sábados, de forma a permitir a participação de profissionais que buscam conciliar a sua participação no mestrado com o exercício profissional.
Saiba mais sobre as principais características do Programa →-
MODALIDADE
Pós-Graduação Strictu Sensu (Mestrado)
-
Horário das Aulas
Quinta e sexta (13h00 às 20h30) e Sábado (08h30 às 16h30)
-
Início das Aulas
Agosto de 2025
-
CARGA HORÁRIA
540 horas
CORPO DOCENTE
O principal diferencial do MCD é, certamente, a qualificação do corpo docente, composto por professores que, além de se destacarem pela alta e diversificada qualificação acadêmica (100% de professores com Doutorado), também se caracterizam por uma trajetória profissional consolidada nas mais diferentes áreas da Comunicação.
Esse é um aspecto fundamental do programa, uma vez que permite expor, analisar e discutir com os estudantes as formas de aplicação do ferramental teórico exposto em cada uma das disciplinas à realidade da Comunicação em instituições públicas e privadas, o que acentua o caráter de formação profissional do curso.
Bruno Saboya de Aragão
Doutor em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade de Brasília.
Especialista em Comportamento do Consumidor, Marketing Digital e Consumo Consciente. Pesquisador de neurociência e comportamento de consumo.
Taís Seibt
Doutora em Comunicação e Infomação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Experiência em diversos órgãos e veículos de imprensa (Zero Hora, Estado de São Paulo, O Globo, The Intercept, entre outros).
Luciana Andrade
PhD em Comunicação Social (UFMG).
Pesquisadora do Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM). Especialista em convergência midiática, comunicação digital, gestão de redes e mídias sociais, semiótica e transmídia.
Miriam Wimmer
Doutora em Políticas de Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília.
Diretora da Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD
PROCESSO SELETIVO
SUA JORNADA COMEÇA AQUI
O processo seletivo para ingresso no segundo semestre de 2025 do Mestrado em Comunicação Digital possui 3 blocos de inscrição. Confira o passo a passo que preparamos e saiba mais sobre nossa seleção:
PASSO A PASSO
-
Conheça o Edital
Leia o edital com atenção para conhecer todas as etapas do processo seletivo
-
Escreva o seu Currículo
Apresente os principais destaques da sua carreira acadêmica e profissional
-
Escreva a sua Carta de Apresentação
Conte para nós o que te levou a buscar um Programa de Mestrado
-
Entrevista
Participe de uma entrevista com 3 de nossos professores
ÁREAS DE INTERESSE
O Currículo do IDP é interdisciplinar. O Programa possui 4 Áreas de Interesse, que permitem aos estudantes de mais diferentes backgrounds se aprofundar em conhecimentos úteis para sua carreira acadêmica e profissional.
O estudante possui total liberdade para transitar entre as 4 áreas, escolhendo as disciplinas que lhe pareçam mais interessantes para sua carreira e para sua vida acadêmica e pessoal.
NEUROCIÊNCIA, MARKETING DIGITAL E COMPORTAMENTO
A área I oferece uma análise interdisciplinar das interações entre processos cerebrais e cognitivos, estratégias de marketing digital e comportamento. Combinando avanços recentes em neurociência com a dinâmica emergente do marketing digital, esta linha de pesquisa se propõe a elucidar os mecanismos cerebrais que influenciam as decisões de comportamento das pessoas no ambiente físico e digital. Disciplinas: • Neurociência e Comunicação Digital; • Comportamento do Consumidor: Desenho de Experiências e Jornadas; • Experimentos, Modelagem em Marketing e Growth Hacking; • Criação e Produção em Mídia Digital.
COMUNICAÇÃO DIGITAL E MARKETING NO SETOR PÚBLICO
A área II se concentra na aplicação dos conceitos de marketing e da comunicação no setor público. A pesquisa se dedica ao estudo do uso de estratégias e plataformas de comunicação digital nas organizações públicas, avaliando como elas influenciam a percepção do público sobre ações governamentais e políticas públicas. Esta linha também se centra na análise de como as instituições governamentais e públicas adotam tecnologias de comunicação digital para melhorar a transparência, a eficiência e a participação dos cidadãos. Disciplinas: • Marketing Público, Políticas e Comportamento do Cidadão; • Fundamentos da Comunicação Digital no Setor Público; • Estado, Mídia e Sociedade no Brasil Contemporâneo; • Fact Checking e Combate à Desinformação nas Redes Sociais.
MARKETING POLÍTICO E CAMPANHAS ELEITORAIS
A área III foca na análise e desenvolvimento de estratégias de marketing aplicadas a contextos políticos e campanhas eleitorais. A pesquisa nesta área abrange desde a criação e gestão de campanhas digitais até o estudo do comportamento do eleitorado, além do impacto da comunicação política nas redes sociais. A área também examina a utilização de dados e análise de tendências para a formulação de estratégias eleitorais eficazes. Integra disciplinas como técnicas de persuasão em campanhas, análise de discurso político, e ética na comunicação política. Disciplinas: • Fundamentos do Marketing Político e Eleitoral; • Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral; • Formulação e Aplicação de Campanhas Eleitorais; • Tópicos Especiais em Eleições e Comportamento do Eleitor.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, DATA SCIENCE E COMUNICAÇÃO
A Área IV explora a interseção entre inteligência artificial, ciência de dados e a comunicação. Esta área de pesquisa destaca como os avanços em IA e Data Science estão transformando a maneira como as informações são coletadas, analisadas e comunicadas. O foco está na aplicação dessas tecnologias para aprimorar a precisão, a eficiência e a personalização da comunicação, bem como na análise dos desafios éticos e práticos que surgem com o uso crescente de IA e big data na mídia e na comunicação. Disciplinas: • Campanhas Digitais: Gestão, Monitoramento e Avaliação; • Dinâmicas da Comunicação Digital: Algoritmos, Datificação e Plataformas; • Proteção de Dados e Regulação de Novas Tecnologias; • Inteligência Artificial e Comunicação Digital.
UMA ESTRUTURA DE PONTA
O IDP convida você a conhecer sua estrutura de padrão internacional, com salas de aulas equipadas com o que há de mais moderno em termos de tecnologia e conforto.
O Programa de Mestrado em Comunicação é ministrado no Campus Asa Norte do IDP, um prédio com salas de aula modernas e totalmente equipadas. Nossa sede também conta com uma série de espaços de convivência, descanso e estudo, para que o IDP seja uma segunda casa para nossos alunos: um espaço em que eles tenham todo o apoio necessário para a construção de um futuro promissor.
→