Mestrado em Comunicação Digital

  • Página inicial
  • O Programa
    • Sobre o Mestrado
    • Coordenação e Equipe
    • Regulamentos e Normas
    • Infraestrutura
  • Corpo Acadêmico
    • Docentes
    • Discentes
    • Avaliação do Programa
  • Disciplinas e Pesquisa
    • Fluxo Curricular e Áreas de Interesse
    • Disciplinas Ofertadas
    • Periódicos
  • Dupla Titulação
  • Escola de Métodos
  • Seja um Aluno Regular
  • Aluno Especial
Mestrado em Comunicação
CONSTRUA O AMANHÃ.
Acesse os documentos → Inscreva-se →

Conheça o Curso

A partir de uma visão interdisciplinar da Comunicação, o Mestrado em Comunicação Digital do IDP (MCD) está estruturado para atender às demandas dos mais variados perfis de profissionais do setor privado e do setor público, que atuam direta ou indiretamente com mídias digitais e estratégias de comunicação online.

Acesse o Programa de Mestrado →

O que esperar do Mestrado em Comunicação?

Um Mestrado Focado no Mercado de Trabalho

O mercado tem exigido cada vez mais profissionais qualificados, com visão analítica e prática.

Uma das principais características do MCD é a metodologia de ensino, que, além de uma sólida formação teórica, confere especial atenção à análise de estudos de caso e à resolução de problemas práticos relacionados à criação, à gestão, ao monitoramento e à avaliação de estratégias de comunicação digital.

Além disso, os encontros presenciais ocorrem mensalmente e são concentrados às quintas, sextas e sábados, de forma a permitir a participação de profissionais que buscam conciliar a sua participação no mestrado com o exercício profissional.

Saiba mais sobre as principais características do Programa →
  • MODALIDADE
    MODALIDADE

    Pós-Graduação Strictu Sensu (Mestrado)

  • Horário das Aulas
    Horário das Aulas

    Quinta e sexta (13h00 às 20h30) e Sábado (08h30 às 16h30)

  • Início das Aulas
    Início das Aulas

    Agosto de 2025

  • CARGA HORÁRIA
    CARGA HORÁRIA

    540 horas

CORPO DOCENTE

O principal diferencial do MCD é, certamente, a qualificação do corpo docente, composto por professores que, além de se destacarem pela alta e diversificada qualificação acadêmica (100% de professores com Doutorado), também se caracterizam por uma trajetória profissional consolidada nas mais diferentes áreas da Comunicação.

Esse é um aspecto fundamental do programa, uma vez que permite expor, analisar e discutir com os estudantes as formas de aplicação do ferramental teórico exposto em cada uma das disciplinas à realidade da Comunicação em instituições públicas e privadas, o que acentua o caráter de formação profissional do curso.

Bruno Saboya de Aragão

Doutor em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade de Brasília.

Especialista em Comportamento do Consumidor, Marketing Digital e Consumo Consciente. Pesquisador de neurociência e comportamento de consumo.

Taís Seibt

Doutora em Comunicação e Infomação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Experiência em diversos órgãos e veículos de imprensa (Zero Hora, Estado de São Paulo, O Globo, The Intercept, entre outros).

Luciana Andrade

PhD em Comunicação Social (UFMG).

Pesquisadora do Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM). Especialista em convergência midiática, comunicação digital, gestão de redes e mídias sociais, semiótica e transmídia.

Miriam Wimmer

Doutora em Políticas de Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília.

Diretora da Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD

Conheça em detalhes nosso Corpo Docente →

PROCESSO SELETIVO

SUA JORNADA COMEÇA AQUI

O processo seletivo para ingresso no segundo semestre de 2025 do Mestrado em Comunicação Digital possui 3 blocos de inscrição. Confira o passo a passo que preparamos e saiba mais sobre nossa seleção:

PASSO A PASSO

  • Conheça o Edital

    Leia o edital com atenção para conhecer todas as etapas do processo seletivo

  • Escreva o seu Currículo

    Apresente os principais destaques da sua carreira acadêmica e profissional

  • Escreva a sua Carta de Apresentação

    Conte para nós o que te levou a buscar um Programa de Mestrado

  • Entrevista

    Participe de uma entrevista com 3 de nossos professores

Saiba mais→

ÁREAS DE INTERESSE

O Currículo do IDP é interdisciplinar. O Programa possui 4 Áreas de Interesse, que permitem aos estudantes de mais diferentes backgrounds se aprofundar em conhecimentos úteis para sua carreira acadêmica e profissional.

O estudante possui total liberdade para transitar entre as 4 áreas, escolhendo as disciplinas que lhe pareçam mais interessantes para sua carreira e para sua vida acadêmica e pessoal.

01
ÁREA

NEUROCIÊNCIA, MARKETING DIGITAL E COMPORTAMENTO

A área I oferece uma análise interdisciplinar das interações entre processos cerebrais e cognitivos, estratégias de marketing digital e comportamento. Combinando avanços recentes em neurociência com a dinâmica emergente do marketing digital, esta linha de pesquisa se propõe a elucidar os mecanismos cerebrais que influenciam as decisões de comportamento das pessoas no ambiente físico e digital. Disciplinas: • Neurociência e Comunicação Digital; • Comportamento do Consumidor: Desenho de Experiências e Jornadas; • Experimentos, Modelagem em Marketing e Growth Hacking; • Criação e Produção em Mídia Digital.

02
ÁREA

COMUNICAÇÃO DIGITAL E MARKETING NO SETOR PÚBLICO

A área II se concentra na aplicação dos conceitos de marketing e da comunicação no setor público. A pesquisa se dedica ao estudo do uso de estratégias e plataformas de comunicação digital nas organizações públicas, avaliando como elas influenciam a percepção do público sobre ações governamentais e políticas públicas. Esta linha também se centra na análise de como as instituições governamentais e públicas adotam tecnologias de comunicação digital para melhorar a transparência, a eficiência e a participação dos cidadãos. Disciplinas: • Marketing Público, Políticas e Comportamento do Cidadão; • Fundamentos da Comunicação Digital no Setor Público; • Estado, Mídia e Sociedade no Brasil Contemporâneo; • Fact Checking e Combate à Desinformação nas Redes Sociais.

03
ÁREA

MARKETING POLÍTICO E CAMPANHAS ELEITORAIS

A área III foca na análise e desenvolvimento de estratégias de marketing aplicadas a contextos políticos e campanhas eleitorais. A pesquisa nesta área abrange desde a criação e gestão de campanhas digitais até o estudo do comportamento do eleitorado, além do impacto da comunicação política nas redes sociais. A área também examina a utilização de dados e análise de tendências para a formulação de estratégias eleitorais eficazes. Integra disciplinas como técnicas de persuasão em campanhas, análise de discurso político, e ética na comunicação política. Disciplinas: • Fundamentos do Marketing Político e Eleitoral; • Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral; • Formulação e Aplicação de Campanhas Eleitorais; • Tópicos Especiais em Eleições e Comportamento do Eleitor.

04
ÁREA

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, DATA SCIENCE E COMUNICAÇÃO

A Área IV explora a interseção entre inteligência artificial, ciência de dados e a comunicação. Esta área de pesquisa destaca como os avanços em IA e Data Science estão transformando a maneira como as informações são coletadas, analisadas e comunicadas. O foco está na aplicação dessas tecnologias para aprimorar a precisão, a eficiência e a personalização da comunicação, bem como na análise dos desafios éticos e práticos que surgem com o uso crescente de IA e big data na mídia e na comunicação. Disciplinas: • Campanhas Digitais: Gestão, Monitoramento e Avaliação; • Dinâmicas da Comunicação Digital: Algoritmos, Datificação e Plataformas; • Proteção de Dados e Regulação de Novas Tecnologias; • Inteligência Artificial e Comunicação Digital.

UMA ESTRUTURA DE PONTA

O IDP convida você a conhecer sua estrutura de padrão internacional, com salas de aulas equipadas com o que há de mais moderno em termos de tecnologia e conforto.

O Programa de Mestrado em Comunicação é ministrado no Campus Asa Norte do IDP, um prédio com salas de aula modernas e totalmente equipadas. Nossa sede também conta com uma série de espaços de convivência, descanso e estudo, para que o IDP seja uma segunda casa para nossos alunos: um espaço em que eles tenham todo o apoio necessário para a construção de um futuro promissor.

→

2024 - Todos os direitos reservados

Controle de uso de dados
Ao clicar em “Aceitar os cookies”, você concorda com tratamento de dados via cookies utilizados para analisar o uso deste site via analytics, publicidade baseada no seu comportamento em nosso site e também para a definição de estratégias de marketing do IDP. Algumas das finalidades são opcionais. Caso se oponha a elas, basta clicar em "Rejeitar todos".
Acesse a Política de PrivacidadeRejeitar todosAceitar todos os cookies
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR