Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa

MESTRADO profissional em ciência política
BRASÍLIA

A partir de uma visão interdisciplinar da área, o Mestrado em Profissional em Ciência Política – Relações Governamentais e Gestão de Cidades do IDP (MPCP) está estruturado de forma a atender as demandas dos diversos perfis de profissionais do setor público e privado que atuam direta ou indiretamente com gestão de cidades, relações institucionais, relações governamentais e risco político.

Faça download dos documentos e saiba mais sobre o nosso Programa!

  • Professores altamente renomados
  • Metodologia com estudo de caso
  • Aulas quinzenais
  • Estrutura de ponta

DÊ O PRIMEIRO PASSO PARA O MESTRADO!

Acessou os documentos? Inicie agora a inscrição!

UM MESTRADO FOCADO NO MERCADO DE TRABALHO

O mercado tem exigido cada vez mais profissionais qualificados, com visão analítica e prática.

Uma das principais características do MPCP é a metodologia de ensino, que, além de uma sólida formação teórica, confere especial atenção à análise de estudos e de aplicações práticas do conhecimento à gestão de cidades e às relações governamentais.

Além disso, o curso é concentrado às sextas e sábados, de forma a permitir a participação de profissionais que buscam conciliar a sua participação no mestrado com o exercício profissional.

Saiba mais sobre as principais características do Programa
  • MODALIDADE
    MODALIDADE

    Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado)

  • Horário das Aulas
    Horário das Aulas

    Sexta (14h00 às 21h40) e Sábado (9h00 às 17h40)

  • Início das Aulas
    Início das Aulas

    Agosto de 2024

  • CARGA HORÁRIA
    CARGA HORÁRIA

    560 horas

O QUE ESPERAR DOS PROGRAMAS DE MESTRADOS DO IDP?

AULAS PENSADAS PARA
PROFISSIONAIS

Formato que permite conciliar vida acadêmica e profissional

As aulas do Mestrado Profissional são quinzenais, acontecendo sempre às sextas (tarde/noite) e aos sábados (durante o dia). Confira nosso modelo de calendário.

Ver modelo de calendário

CORPO DOCENTE

O principal diferencial do MPCP é, certamente, a qualificação do corpo docente, composto por professores que, além de se destacarem pela alta e diversificada qualificação acadêmica também se caracterizam por uma trajetória profissional consolidada nas mais diferentes áreas de atuação.

Esse é um aspecto fundamental do programa, uma vez que permite expor, analisar e discutir com os estudantes as formas de aplicação do ferramental teórico exposto em cada uma das disciplinas à realidade do mercado de trabalho, o que acentua o caráter profissional do curso.

Alexandre de Ávila Gomide

Pós-Douto pela University of California e Doutor em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

Diretor de Altos Estudos da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Pablo Silva Cesário

Doutor em Política Internacional e Comparada pela Universidade de Brasília.

Presidente executivo – Abrasca. Fundador e Pesquisador do Instituto Pericles de Políticas Públicas.

Suely Mara Vaz Guimarães

Doutora em Ciência Política pela Universidade de Brasília.

Ex-Presidente do IBAMA. Especialista Sênior em Políticas Públicas do Observatório Clima.

Pedro Luiz Costa Cavalcante

Pós-Doutor pela Columbia University e pela University of California e Doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília.

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia.

Roberto Pires

Doutor em Políticas Públicas e Desenvolvimento Internacional pelo Massachussets Institute of Technology (MIT).

Servidor do IPEA, atualmente como Coordenador Geral de Indicadores e Evidências do Ministério dos Direitos Humanos.

Paula Salomão

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Gestora da Incubadora do IDP e Coordenadora da graduação em Administração.

Conheça em detalhes nosso Corpo Docente

PROCESSO SELETIVO

SUA JORNADA COMEÇA AQUI

O processo seletivo para ingresso no segundo semestre de 2024 do Mestrado Profissional em Ciência Política possui 3 blocos de inscrição. Confira o passo a passo que preparamos e saiba mais sobre nossa seleção:

PASSO A PASSO

  • Conheça o Edital

    Leia o edital com atenção para conhecer todas as etapas do processo seletivo.

  • Escreva seu currículo

    Apresente os principais destaques da sua carreira acadêmica e profissional.

  • Carta de Apresentação e Produção Acadêmica

    Conte para nós o que te levou a buscar um Programa de Mestrado

  • Entrevista

    Participe de uma entrevista com 3 de nossos professores

Inscreva-se

ÁREAS DE INTERESSE

O Mestrado Profissional em Ciência Política é parte do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais do IDP. O Mestrado possui 2 Áreas de Interesse, em Relações Governamentais e Gestão de Cidades. Além disso, caso tenham interesse, os estudantes podem aprofundar seus conhecimentos, cursando disciplinas optativas também do Mestrado em Relações Internacionais.

Assim, o estudante possui total liberdade para transitar entre as 4 áreas do Programa (2 de Ciência Política e 2 de Relações Internacionais), escolhendo as disciplinas que lhe pareçam mais interessantes para sua carreira e para sua vida acadêmica e pessoal.

01
ÁREA

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E GOVERNAMENTAIS, ASSESSORIA POLÍTICA E POLÍTICAS PÚBLICAS

A Área I é voltada para o estudo das interações entre atores governamentais e não governamentais e o impacto dessas relações no ambiente político e econômico. Essa linha de pesquisa se propõe a desenvolver habilidades analíticas para avaliar como as políticas governamentais, as mudanças regulatórias e os eventos políticos influenciam os mercados e o ambiente de negócios global.

02
ÁREA

GESTÃO DE CIDADES, DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO

A área II explora os desafios e oportunidades associados à gestão das cidades contemporâneas, com foco na promoção da democracia e do desenvolvimento sustentável. São abordadas questões como planejamento urbano, financiamento e captação de recursos, implementação de políticas públicas, inovação, tecnologia e cidades, entre outros.

03
ÁREA

COMÉRCIO INTERNACIONAL, DIREITO E DESENVOLVIMENTO

Esta área de interesse é dedicada ao estudo integrado das dinâmicas do comércio internacional e suas interações com o direito e o desenvolvimento econômico. Os alunos serão incentivados a explorar temas como negociações internacionais, defesa comercial, internacionalização de empresas, entre outros.

04
ÁREA

POLÍTICA INTERNACIONAL, POLÍTICA EXTERNA E INSTITUIÇÕES

A área de interesse IV se concentra no estudo da política internacional e das estratégias de política externa adotadas pelos Estados no cenário global. Os estudantes irão investigar como as instituições internacionais e as normas globais influenciam o comportamento dos países, além de analisar os processos de tomada de decisão em política externa.

Conheça as Disciplinas ofertadas em cada área
Universidade de lisboa

TITULAÇÃO INTERNACIONAL

A Universidade de Lisboa (ULisboa) é a maior Universidade de Portugal e uma das maiores da Europa. Situada no coração da cidade, oferece a toda a sua comunidade uma das melhores e mais diversificadas ofertas formativas e promete ser uma experiência única de enriquecimento.

Em 2023, o IDP firmou convênio internacional com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa) que confere aos nossos estudantes de Mestrado e Doutorado acesso exclusivo também ao Mestrado em Gestão e Políticas Públicas do ISCSP-ULisboa. Abre-se, assim, uma oportunidade única e exclusiva para os alunos dos Programas de Stricto Sensu do IDP, que poderão, no período regular de conclusão de seu programa, obter também uma titulação internacional: Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Universidade de Lisboa – título válido em toda a comunidade europeia.

Clique para mais informações

UMA ESTRUTURA DE PONTA

O Programa de Mestrado é ministrado no Campus Asa Norte do IDP, um prédio com salas de aula modernas e totalmente equipadas. Nossa sede também conta com uma série de espaços de convivência, descanso e estudo, para que o IDP seja uma segunda casa para nossos alunos: um espaço em que eles tenham todo o apoio necessário para a construção de um futuro promissor.

Descubra o Campus

O QUE OS ALUNOS DOS MESTRADOS DO IDP TÊM A DIZER

MATERIAIS GRATUITOS

Nós preparamos ebooks sobre por que fazer um Mestrado e sobre como elaborar seu currículo e carta de apresentação. Confira!

POR QUE ESCOLHER O MESTRADO DO IDP?

  • Formato Concentrado

    Aulas às sextas tarde/noite e sábado, permitindo conciliar o Mestrado com sua carreira.

  • Metodologia baseada em Estudos de Caso

    Uma abordagem de ensino única, focada na aplicações do conhecimento ao mundo real

  • Corpo Docente com Perfil Profissional

    Professores que, além de uma sólida formação acadêmica, são referências profissionais em sua área de atuação

  • Equipe de Sucesso do Aluno

    Equipe dedicada a auxiliar o aluno em suas atividades acadêmicas (elaboração de artigos, submissão, participação em congressos, etc.)

  • Conexões incríveis

    Facilitamos a colaboração e interação entre alunos e professores nas aulas e comunidade IDP para networking de qualidade.

mestrado profissional do idp
outras instituições

CONVÊNIOS
INTERNACIONAIS

Um currículo moderno e integrado.

O IDP estabelece convênios com universidades e institutos estrangeiros para dar ao aluno a oportunidade de vivenciar períodos de estudos e pesquisas internacionais. Os convênios firmados pelo IDP possibilitam o ingresso em mais de 15 instituições de ensino em cerca de 6 países diferentes. Confira algumas instituições conveniadas e programas realizados!