Relações Institucionais e Governamentais (RIG) no Contexto Corporativo

Torne-se o profissional de alto nível que as empresas precisam para representá-las perante órgãos públicos, autoridades eleitas, organizações da sociedade civil e veículos de imprensa.

Conheça o nosso currículo do curso

O objetivo deste curso é formar os futuros líderes das discussões regulatórias de novos negócios no Brasil. Busca-se desenvolver conhecimentos técnicos sobre relações governamentais, direito regulatório, política brasileira, criação de projetos e gerenciamento de áreas de RIG em empresas e escritórios.

Torne-se um profissional de relações governamentais de alto nível.

Aprimore suas habilidades para definição de estratégias e táticas regulatórias para novos negócios, negociação, oratória e avaliação de riscos e oportunidades.

VOCÊ VAI APRENDER SOBRE

  • Fundamentos de Relações Institucionais e Governamentais
  • Compliance em RIG
  • Mapeando riscos e oportunidades e engajando para defender os negócios.
  • Regulação e AIR
  • Advocacy
  •  Relações Públicas e Gestão de Crise
  • RIG no Brasil – perspectivas e seu futuro

DURAÇÃO

Total: 40 Horas
32 horas aulas
+ 8 horas de office hours

PERÍODO

Setembro e outubro de 2023

Segundas (19:00 às 23:00)

INVESTIMENTO

R$ 3.000,00

FORMATO

100% EAD
Aulas Síncronas

AULAS SETEMBRO

AULAS OUTUBRO

METODOLOGIA

DIFERENCIAIS

1. 18/09 -Fundamentos de Relações Institucionais e Governamentais

  1. Por que trabalhar com RIG ? 
  2. Princípios de Relações Institucionais e Governamentais

Convidados: Marina Helou e Públio Madruga

2. 25/09 - As 4 áreas de RIG

  1. As 4 áreas
    1. Relações Governamentais
    2. Regulação
    3. Advocacy 
    4. Relações Públicas

Convidado:  João Sabino, Diretor de Políticas Públicas, iFood

3. 02/10 - Compliance em RIG - criando um engajamento positivo, dentro do compliance.

  1. Compliance Anticorrupção – FCPA, regras anticorrupção Brasil, Códigos de Conduta, 
  2. Compliance concorrencial. 
  3. Associações, sindicatos, atuação institucional. 

Convidada: Luiza Kharmandayan

4. 09/10 - Relações Governamentais - mapeando riscos e oportunidades e engajando para defender os negócios.

  1. Mapeando temas de interesse
  2. Criando uma estratégia
  3. Mapeando stakeholders e Engajamento
  4. Riscos e Oportunidades para novos negócios
Convidado: Danilo Gennari.

5. 16/10 - Regulação e AIR - buscando a regulação ideal

  1. AIR 
  2. Como interagir com o Estado Regulador

Convidado: Dario Durigan

6. 23/10 - Advocacy - RIG e o valor social do negócio

  1. Mapeando o interesse público
  2. Formulando parcerias com governo e terceiro setor

Convidada: Daniele Kleiner, sócia fundadora da Alandar Consultoria em Políticas Públicas

7. 30/10 - Relações Públicas e Gestão de Crise - imprensa e gestão de crise em RIG

  1. Marketing Institucional
  2. Reputação
  3. Mensagens-chave
  4. Gestão de crises

Convidada: Heloisa Joly,

8. 06/11 - RIG no Brasil - perspectivas e seu futuro

  1. A regulamentação de RIG: Brasil e Mundo
  2. Um setor em revolução 
  3. Por que trabalhar com RIG ? 

Convidados: Renato Sapiro e Públio Madruga

Metodologia e Material:

O curso é extremamente prático e possui conteúdo original, montado a partir da teoria e casos práticos vivenciados pelos Professores. Para fixação dos conteúdos, são realizados diálogos socráticos em sala, além de exercícios individuais e coletivos e elaboração de cases.

Aulas:

Sempre divididas em duas metades. Na primeira, o Prof. Felipe Daud apresenta o conteúdo central da respectiva aula e, na segunda, o Professor convidado expõe a partir de sua experiência profissional um ou mais casos relacionados ao tema da aula.

Horários:

Aulas online às segundas-feiras, das 19h00 às 23h00, com uma pausa de vinte minutos entre as duas metades da aula. As aulas são gravadas e disponibilizadas para os alunos que não possam comparecer, mas é fortemente recomendada a participação em sala, dado o método socrático de ensino. 

Office-Hour:

Uma hora-extra por semana para que os alunos possam esclarecer dúvidas e se aprofundar em temas discutidos durante as aulas. 

Gestão de Carreiras:

O Professor Nicolas Andrade, vai oferecer dicas e aconselhamento profissional sobre a carreira em RIG em sessões extras às aulas das segundas-feiras, além de nos ajudar com a circulação de vagas e oportunidades profissionais. 

Jota Pro:

Em parceria com o Portal Jota, os alunos do curso terão acesso temporário ao Jota Pro, excelente ferramenta para monitoramento de temas e stakeholders de RIG.

Corpo Docente de Referência no Mercado::

O curso de Relações Institucionais e Governamentais do IDP se destaca no contexto corporativo pela presença de professores altamente qualificados e experientes. Com vasta experiência tanto no setor público quanto privado, esses professores proporcionam aos alunos uma compreensão abrangente dos desafios e oportunidades no cenário político e empresarial.

1. Storytelling: escrevendo com dados

  • Criação de narrativas com dados
  • Dados para informar, entreter e conectar

2. Gestão de Projetos

  • Metodologias ágeis para Jornalismo (Scrum e Kanban)
  • Uso de ferramentas digitais (Trello, Asana, Todoist)

3. Empreendedorismo e Inovação

  • Ideação de projetos para inovação jornalística
  • Estratégias de captação (editais, financiadores etc)

Nosso currículo do curso

O MBA em Jornalismo de Dados é um curso de ponta focado em desenvolver conhecimentos de programação, aplicabilidade e design, por meio de aprendizagem prática baseada em pesquisas em jornalismo, ciência de dados, codificação e desenvolvimento digital.

1. 04/09 -Fundamentos de Relações Institucionais e Governamentais

  1. Por que trabalhar com RIG ? 
  2. Princípios de Relações Institucionais e Governamentais
  3. Convidados: Marina Helou e Públio Madruga

2. 11/09 – As 4 áreas de RIG

  1. As 4 áreas
    1. Relações Governamentais
    2. Regulação
    3. Advocacy 
    4. Relações Públicas
  2. Convidado:  João Sabino, Diretor de Políticas Públicas, iFood
 

3. 18/09 – Compliance em RIG – criando um engajamento positivo, dentro do compliance.

  1. Compliance Anticorrupção – FCPA, regras anticorrupção Brasil, Códigos de Conduta, 
  2. Compliance concorrencial. 
  3. Associações, sindicatos, atuação institucional. 
  4. Convidada: Luiza Kharmandayan


4.
  25/09 – Relações Governamentais – mapeando riscos e oportunidades e engajando para defender os negócios.

  1. Mapeando temas de interesse
  2. Criando uma estratégia
  3. Mapeando stakeholders e Engajamento
  4. Riscos e Oportunidades para novos negócios
  5. Convidado: Danilo Gennari.

5. 02/10 – Regulação e AIR – buscando a regulação ideal

  1. AIR 
  2. Como interagir com o Estado Regulador
  3. Convidado: Dario Durigan, sócia fundadora da Alandar Consultoria em Políticas Públicas 

6. 09/10 – Advocacy – RIG e o valor social do negócio

  1. Mapeando o interesse público
  2. Formulando parcerias com governo e terceiro setor
  3.  Convidada: Daniele Kleiner 

7. 16/10 – Relações Públicas e Gestão de Crise –  imprensa e gestão de crise em RIG

  1. Marketing Institucional
  2. Reputação
  3. Mensagens-chave
  4. Gestão de crises
  5. Convidada: Heloisa Joly

8. 23/10 – RIG no Brasil – perspectivas e seu futuro

  1. Um setor em revolução 
  2. Por que trabalhar com RIG ?

Convidados: Renato Sapiro e Públio Madruga

Metodologia e Material: O curso é extremamente prático e possui conteúdo original, montado a partir da teoria e casos práticos vivenciados pelos Professores. Para fixação dos conteúdos, são realizados diálogos socráticos em sala, além de exercícios individuais e coletivos e elaboração de cases. 

Aulas: sempre divididas em duas metades. Na primeira, o Prof. Felipe Daud apresenta o conteúdo central da respectiva aula e, na segunda, o Professor convidado expõe a partir de sua experiência profissional um ou mais casos relacionados ao tema da aula. 

Horários: aulas online às segundas-feiras, das 19h00 às 23h00, com uma pausa de vinte minutos entre as duas metades da aula. As aulas são gravadas e disponibilizadas para os alunos que não possam comparecer, mas é fortemente recomendada a participação em sala, dado o método socrático de ensino. 

Office-Hour: uma hora-extra por semana para que os alunos possam esclarecer dúvidas e se aprofundar em temas discutidos durante as aulas. 

Gestão de Carreiras: o Professor Nicolas Andrade, vai oferecer dicas e aconselhamento profissional sobre a carreira em RIG em sessões extras às aulas das segundas-feiras, além de nos ajudar com a circulação de vagas e oportunidades profissionais. 

Jota Pro: em parceria com o Portal Jota, os alunos do curso terão acesso temporário ao Jota Pro, excelente ferramenta para monitoramento de temas e stakeholders de RIG. 

Bolsas: criamos um fundo de bolsas para trazer mais diversidade para o mercado de RIG. As bolsas serão oferecidas a alunos negros, de baixa renda ou de grupos minorizados. Em breve circulamos mais informações sobre o processo seletivo

Além disso, temos tutores disponíveis em vários momentos do dia para tirar dúvidas e ajudar com o que você precisar.

VOCÊ SABE O QUE É RIG? VEJA O QUE O COORDENADOR TEM A DIZER

Confira no vídeo o que o Coordenador do curso Felipe Daoud, tem a dizer sobre o curso.

Confira os depoimentos de alguns alunos

Criado há mais de 20 anos, o IDP é um centro de excelência no ensino, pesquisa e extensão com sedes em Brasília e São Paulo. Aqui, a trajetória profissional e acadêmica dos nossos estudantes alcança os níveis mais elevados de formação.

Confira no vídeo os depoimentos inspiradores de alguns ex-alunos do curso.

Certificação Profissional

Analista de Dados

Certificação em 1 ano

Engenheiro de Dados

Certificação em 1 ano

Engenheiro ML

Certificação em 1 ano

Cientista de Dados

Certificação em 1 ano

Certificação Profissional

Relações Institucionais e Governamentais (RIG) no Contexto Corporativo.

Aprenda com quem é referência.

A equipe por trás do seu curso possui experts em tecnologia e educação para que você tenha o melhor suporte pedagógico em toda a sua trajetória por aqui!

Públio Madruga

Públio Madruga é Chair da América Latina na Edelman Global Advisory. Com mais de 20 anos de experiência no setor de relações governamentais e uma combinação única de experiência jurídica, acadêmica e prática, tem um histórico comprovado de sucesso.

Renato Sapiro

Renato Sapiro é advogado de formação, sócio fundador da Sapiro, uma consultoria focada em conectar profissionais nas áreas jurídica e correlatas, e é pai da Olivia e do Mike, que são a sua grande paixão. Renato atua com recrutamentohá mais de 1 década, onde é referência, sempre liderando projetos nacionais e internacionais e de consultoria para escritórios de advocacia, empresas e instituições financeiras. Além disso é host do Podcast Direito de Resposta, em que quinzenalmente entrevista personalidades do mercado jurídico. É ainda palestrante e professor.

Nicolas Andrade

Nicolas Andrade é o diretor de relações governamentais do Zoom para América Latina. Foi gerente de políticas públicas no Facebook, e anteriormente trabalhou no National Democratic Institute (NDI), na Embaixada do Canadá, e nos Jogos Olimpicos e Paralimpicos Rio 2016. Nicolas é formado em ciências políticas e relações internacionais pela University of Bath (Reino Unido) e possui dois mestrados pela Universidade de Oxford em políticas públicas e estudos latinoamericanos.

Heloisa Joly

Jornalista com quase duas décadas de experiência, trabalhou em redação com reportagem e edição, e atua há mais de 13 anos na área de comunicação corporativa. Atualmente, é diretora-geral da F5, agência de PR da FSB holding. Foi diretora de comunicação externa e reputação da Ambev para a América do Sul, período no qual se dedicou principalmente ao contato com a imprensa; criação e atualização do posicionamento de marcas (institucional e do portfólio de bebidas); liderança de projetos para melhoria e mensuração de reputação – tendo participado do AB InBev Reputation Program, desenvolvido em parceria com a Stanford University -; e ao gerenciamento de crises

Daniele Kleiner Fontes

Sócia- fundadora da Alandar Consultoria em Políticas Públicas. Nos últimos 10 anos dedicou-se tanto academicamente quanto profissionalmente às implicações entre políticas públicas e tecnologia, com foco especial em regulação de internet. Ocupou cargos de liderança no Twitter e na Meta (Facebook) para o Brasil e a região da América Latina. Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo com mestrado em Direito pela Universidade de Brasília e L.L.M pela Harvard Law School.

Dario Durigan

É Secretário Executivo do Ministério da Fazenda. Foi Diretor de Políticas Públicas do WhatsApp no Brasil. Graduado pela USP é mestre em direito constitucional pela UnB. Ex-membro da Advocacia-Geral da União (2010/2019), foi assessor especial na Prefeitura de São Paulo (2015/2016) e atuou na Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil (2011/2015). Antes foi procurador da Universidade de São Paulo (2009).

Danilo Gennari de Souza

Presidente da Edelman Global Advisory (EGA Distrito) no Brasil, consultoria especializada em relações governamentais resultado da aquisição da Distrito pelo grupo Edelman de comunicação. Foi Subchefe de Assuntos Parlamentares da Presidência da República, sendo o responsável direto pela relação do Governo Federal com o Poder Legislativo. Atuou no Ministério da Fazenda, como Assessor Especial do Ministro, e participou da negociação de dezenas de projetos. É mestre em políticas públicas pela London School of Economics and Political Science (LSE) e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB)

Luiza Kharmandayan

Atua como advogada em compliance, direito concorrencial e regulatório. Prestou consultoria para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD – ONU) no tema de notificação de atos de concentração (2021-2022), bem como no tema de aplicação de sanções pela prática de ilícitos antitruste (2019). Foi chefe da assessoria internacional do CADE (2015 – 2016), bem como assessora da presidência desta autarquia (2013 – 2014). É especialista em relações internacionais pela Universidade de Brasília (UNB), tendo também atuado como consultora em comércio exterior (2011-2012). É graduada em direito pela Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), mestre em direito econômico pela UNB, e doutoranda, na mesma área, pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, atua também como pesquisadora de projeto sobre políticas públicas e ambientes alimentares, desenvolvido entre o Grupo de Direito e Políticas Públicas da Faculdade de Direito de São Paulo e o Instituto O’neill da Georgetown University.

João Sabino

Profissional de Relações Governamentais com experiência tanto no setor público quanto privado. Tem graduação em Ciências Políticas e em Direito, além de Mestrado em Gestão Governamental e Políticas Públicas. Ocupou diversos cargos de direção nas esferas do Legislativo e Executivo, tanto no nível federal quanto municipal. Advogou nas áreas de Direito Público e Infraestrutura. Foi Gerente de Relações Governamentais e depois Head de Negócios para Governos da 99. Também atuou como Global Head de Public Affairs da Grow, holding de micromobilidade dona das marcas Yellow e Grin. Atualmente é o Diretor de Políticas Públicas do iFood, empresa líder de food delivery na América Latina

Marina Helou

Marina é mãe da Lara e do Martin. É paulistana e está deputada estadual pela Rede Sustentabilidade. Estudou na escola Waldorf Rudolf Steiner, formou-se em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e tem especialização em negócios e sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral/Cambridge University. Trabalhou oito anos na Natura. É Líder Raps, Renova-Br e Lemann. Fundou o Crea+ Brasil e o Vote Nelas. É vice-presidente da Comissão do Meio Ambiente e coordena a Frente Parlamentar Ambientalistas. É presidente do Comitê Paulista de Prevenção de Homicídios de Adolescentes. Entusiasta da política baseada em evidências, no diálogo e na construção de pontes.

Felipe Daud

Diretor de Políticas Públicas para o Alibaba Group na América Latina. No setor público, foi Chefe de Gabinete da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Presidência da República (2011 – 2015) e Chefe de Gabinete da Deputada Mara Gabrilli (2009 – 2011). No setor privado, foi Head de Políticas Públicas do iFood (2020 – 2022), Diretor de Public Affairs da Lime na América do Sul (2018 – 2020) e gerente de Políticas Públicas da Ambev (2016 – 2018). Mestre em Direito pela NYU e em Filosofia pela UnB, graduado em Direito pela FGV-SP.
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Seu dia de aula no IDP é assim.

Haverá horas de estudo individual, aulas ao vivo e também prática assistida. Durante o curso, o aluno contará a disponibilidade do professor Felipe Daud em momentos extra classe para solucionar suas dúvidas e ajudá-lo com o que for necessário.

Todo o formato próprio do programa foi pensado para que nossos alunos exercitem suas habilidades interpessoais e consigam lidar com os desafios típicos e cotidianos.

Ainda com dúvidas?

Não existe programa de bolsa para o MBA. Fale com um consultor para saber mais sobre as possibilidades de pagamento. 

O IDP é uma Instituição de Ensino Superior reconhecida e regulada pelo MEC. O MBA em Jornalismo de Dados possuí o título de pós-graduação. Ao final do curso, o aluno receberá um certificado de pós-graduação registrado no MEC! 

O MBA em Jornalismo de Dados está dividido em módulos, com uma carga horária de 430 horas e duração de 2 anos. 

Nossos cursos foram desenhados com um fluxo contínuo de aprendizado, prática, capacitação e desenvolvimento profissional. 

Ao longo deste período, o aluno percorrerá trilhas imersivas e vislumbrará o nascimento de um profissional único no mercado! 

A primeira etapa do processo seletivo para o MBA em Jornalismo de Dados é composta por uma análise curricular. Caso aprovado, o candidato seguirá para a etapa final de entrevista com a coordenadora do nosso curso. 

As entrevistas serão realizadas no formato virtual. 

Não! Para se matricular no MBA em Jornalismo de Dados você só precisa ter concluído o ensino superior em nível de graduação. 

O MBA em Jornalismo de Dados foi desenvolvido para aqueles profissionais que desejam um aperfeiçoamento profissional em uma área de tecnologia e mesmo assim possuí pouco ou nenhum conhecimento específico em programação ou matemática. 

A Tech School oferecerá material de apoio e estudo prévio nas áreas de matemática e estatística. Desta forma, você aproveitará ao máximo a sua formação. 

O modelo de ensino adotado para o MBA em Jornalismo de Dados é o ensino a distância, remoto, com aulas síncronas e atividades síncrona e assíncronas. 

Desta forma, é importante que o aluno participe das aulas e realize todas as atividades propostas para obter uma completa experiência. 

Nosso MBA foi pensado de modo que o aluno tenha uma experiência além da teoria. Nossos encontros síncronos possuem momentos de aula e prática assistiva. 

Os momentos síncronos, aulas e prática, serão realizadas as sextas-feiras, das 19h às 22h e aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 17h. 
Serão dois finais de semana de atividades síncronas intercalados com um final de semana sem atividades síncronas. 

O pagamento pode ser realizado à vista ou parcelado em até 24 vezes. Fale com um consultor para saber mais. 

Seja IDP Tech School.

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