Relações Institucionais e Governamentais (RIG) no Contexto Corporativo
Torne-se o profissional de alto nível que as empresas precisam para representá-las perante órgãos públicos, autoridades eleitas, organizações da sociedade civil e veículos de imprensa.
- Turma confirmada*
Conheça o nosso currículo do curso
O objetivo deste curso é formar os futuros líderes das discussões regulatórias de novos negócios no Brasil. Busca-se desenvolver conhecimentos técnicos sobre relações governamentais, direito regulatório, política brasileira, criação de projetos e gerenciamento de áreas de RIG em empresas e escritórios.
Torne-se um profissional de relações governamentais de alto nível.
Aprimore suas habilidades para definição de estratégias e táticas regulatórias para novos negócios, negociação, oratória e avaliação de riscos e oportunidades.
VOCÊ VAI APRENDER SOBRE
- Fundamentos de Relações Institucionais e Governamentais
- Compliance em RIG
- Mapeando riscos e oportunidades e engajando para defender os negócios.
- Regulação e AIR
- Advocacy
- Relações Públicas e Gestão de Crise
- RIG no Brasil – perspectivas e seu futuro
DURAÇÃO
Total: 40 Horas
32 horas aulas
+ 8 horas de office hours
PERÍODO
Setembro e outubro de 2023
Segundas (19:00 às 23:00)
1. 18/09 -Fundamentos de Relações Institucionais e Governamentais
- Por que trabalhar com RIG ?
- Princípios de Relações Institucionais e Governamentais
Convidados: Marina Helou e Públio Madruga
2. 25/09 - As 4 áreas de RIG
- As 4 áreas
- Relações Governamentais
- Regulação
- Advocacy
- Relações Públicas
Convidado: João Sabino, Diretor de Políticas Públicas, iFood
3. 02/10 - Compliance em RIG - criando um engajamento positivo, dentro do compliance.
- Compliance Anticorrupção – FCPA, regras anticorrupção Brasil, Códigos de Conduta,
- Compliance concorrencial.
- Associações, sindicatos, atuação institucional.
Convidada: Luiza Kharmandayan
4. 09/10 - Relações Governamentais - mapeando riscos e oportunidades e engajando para defender os negócios.
- Mapeando temas de interesse
- Criando uma estratégia
- Mapeando stakeholders e Engajamento
- Riscos e Oportunidades para novos negócios
5. 16/10 - Regulação e AIR - buscando a regulação ideal
- AIR
- Como interagir com o Estado Regulador
Convidado: Dario Durigan
6. 23/10 - Advocacy - RIG e o valor social do negócio
- Mapeando o interesse público
- Formulando parcerias com governo e terceiro setor
Convidada: Daniele Kleiner, sócia fundadora da Alandar Consultoria em Políticas Públicas
7. 30/10 - Relações Públicas e Gestão de Crise - imprensa e gestão de crise em RIG
- Marketing Institucional
- Reputação
- Mensagens-chave
- Gestão de crises
Convidada: Heloisa Joly,
8. 06/11 - RIG no Brasil - perspectivas e seu futuro
- A regulamentação de RIG: Brasil e Mundo
- Um setor em revolução
- Por que trabalhar com RIG ?
Convidados: Renato Sapiro e Públio Madruga
Metodologia e Material:
O curso é extremamente prático e possui conteúdo original, montado a partir da teoria e casos práticos vivenciados pelos Professores. Para fixação dos conteúdos, são realizados diálogos socráticos em sala, além de exercícios individuais e coletivos e elaboração de cases.
Aulas:
Sempre divididas em duas metades. Na primeira, o Prof. Felipe Daud apresenta o conteúdo central da respectiva aula e, na segunda, o Professor convidado expõe a partir de sua experiência profissional um ou mais casos relacionados ao tema da aula.
Horários:
Aulas online às segundas-feiras, das 19h00 às 23h00, com uma pausa de vinte minutos entre as duas metades da aula. As aulas são gravadas e disponibilizadas para os alunos que não possam comparecer, mas é fortemente recomendada a participação em sala, dado o método socrático de ensino.
Office-Hour:
Uma hora-extra por semana para que os alunos possam esclarecer dúvidas e se aprofundar em temas discutidos durante as aulas.
Gestão de Carreiras:
O Professor Nicolas Andrade, vai oferecer dicas e aconselhamento profissional sobre a carreira em RIG em sessões extras às aulas das segundas-feiras, além de nos ajudar com a circulação de vagas e oportunidades profissionais.
Jota Pro:
Em parceria com o Portal Jota, os alunos do curso terão acesso temporário ao Jota Pro, excelente ferramenta para monitoramento de temas e stakeholders de RIG.
Corpo Docente de Referência no Mercado::
O curso de Relações Institucionais e Governamentais do IDP se destaca no contexto corporativo pela presença de professores altamente qualificados e experientes. Com vasta experiência tanto no setor público quanto privado, esses professores proporcionam aos alunos uma compreensão abrangente dos desafios e oportunidades no cenário político e empresarial.
1. Storytelling: escrevendo com dados
- Criação de narrativas com dados
- Dados para informar, entreter e conectar
2. Gestão de Projetos
- Metodologias ágeis para Jornalismo (Scrum e Kanban)
- Uso de ferramentas digitais (Trello, Asana, Todoist)
3. Empreendedorismo e Inovação
- Ideação de projetos para inovação jornalística
- Estratégias de captação (editais, financiadores etc)
Nosso currículo do curso
O MBA em Jornalismo de Dados é um curso de ponta focado em desenvolver conhecimentos de programação, aplicabilidade e design, por meio de aprendizagem prática baseada em pesquisas em jornalismo, ciência de dados, codificação e desenvolvimento digital.
1. 04/09 -Fundamentos de Relações Institucionais e Governamentais
- Por que trabalhar com RIG ?
- Princípios de Relações Institucionais e Governamentais
- Convidados: Marina Helou e Públio Madruga
2. 11/09 – As 4 áreas de RIG
- As 4 áreas
- Relações Governamentais
- Regulação
- Advocacy
- Relações Públicas
- Convidado: João Sabino, Diretor de Políticas Públicas, iFood
3. 18/09 – Compliance em RIG – criando um engajamento positivo, dentro do compliance.
- Compliance Anticorrupção – FCPA, regras anticorrupção Brasil, Códigos de Conduta,
- Compliance concorrencial.
- Associações, sindicatos, atuação institucional.
- Convidada: Luiza Kharmandayan
4. 25/09 – Relações Governamentais – mapeando riscos e oportunidades e engajando para defender os negócios.
- Mapeando temas de interesse
- Criando uma estratégia
- Mapeando stakeholders e Engajamento
- Riscos e Oportunidades para novos negócios
- Convidado: Danilo Gennari.
5. 02/10 – Regulação e AIR – buscando a regulação ideal
- AIR
- Como interagir com o Estado Regulador
- Convidado: Dario Durigan, sócia fundadora da Alandar Consultoria em Políticas Públicas
6. 09/10 – Advocacy – RIG e o valor social do negócio
- Mapeando o interesse público
- Formulando parcerias com governo e terceiro setor
- Convidada: Daniele Kleiner
7. 16/10 – Relações Públicas e Gestão de Crise – imprensa e gestão de crise em RIG
- Marketing Institucional
- Reputação
- Mensagens-chave
- Gestão de crises
- Convidada: Heloisa Joly
8. 23/10 – RIG no Brasil – perspectivas e seu futuro
- Um setor em revolução
- Por que trabalhar com RIG ?
Convidados: Renato Sapiro e Públio Madruga
Aulas: sempre divididas em duas metades. Na primeira, o Prof. Felipe Daud apresenta o conteúdo central da respectiva aula e, na segunda, o Professor convidado expõe a partir de sua experiência profissional um ou mais casos relacionados ao tema da aula.
Horários: aulas online às segundas-feiras, das 19h00 às 23h00, com uma pausa de vinte minutos entre as duas metades da aula. As aulas são gravadas e disponibilizadas para os alunos que não possam comparecer, mas é fortemente recomendada a participação em sala, dado o método socrático de ensino.
Office-Hour: uma hora-extra por semana para que os alunos possam esclarecer dúvidas e se aprofundar em temas discutidos durante as aulas.
Gestão de Carreiras: o Professor Nicolas Andrade, vai oferecer dicas e aconselhamento profissional sobre a carreira em RIG em sessões extras às aulas das segundas-feiras, além de nos ajudar com a circulação de vagas e oportunidades profissionais.
Jota Pro: em parceria com o Portal Jota, os alunos do curso terão acesso temporário ao Jota Pro, excelente ferramenta para monitoramento de temas e stakeholders de RIG.
Bolsas: criamos um fundo de bolsas para trazer mais diversidade para o mercado de RIG. As bolsas serão oferecidas a alunos negros, de baixa renda ou de grupos minorizados. Em breve circulamos mais informações sobre o processo seletivo
Além disso, temos tutores disponíveis em vários momentos do dia para tirar dúvidas e ajudar com o que você precisar.
VOCÊ SABE O QUE É RIG? VEJA O QUE O COORDENADOR TEM A DIZER
Confira no vídeo o que o Coordenador do curso Felipe Daoud, tem a dizer sobre o curso.
Confira os depoimentos de alguns alunos
Criado há mais de 20 anos, o IDP é um centro de excelência no ensino, pesquisa e extensão com sedes em Brasília e São Paulo. Aqui, a trajetória profissional e acadêmica dos nossos estudantes alcança os níveis mais elevados de formação.
Confira no vídeo os depoimentos inspiradores de alguns ex-alunos do curso.
Certificação Profissional
Analista de Dados
Certificação em 1 ano
Engenheiro de Dados
Certificação em 1 ano
Engenheiro ML
Certificação em 1 ano
Cientista de Dados
Certificação em 1 ano
Certificação Profissional
Relações Institucionais e Governamentais (RIG) no Contexto Corporativo.
Aprenda com quem é referência.
A equipe por trás do seu curso possui experts em tecnologia e educação para que você tenha o melhor suporte pedagógico em toda a sua trajetória por aqui!

Renato Sapiro

Nicolas Andrade

Heloisa Joly

Daniele Kleiner Fontes

Dario Durigan

Danilo Gennari de Souza

Luiza Kharmandayan

João Sabino

Marina Helou

Felipe Daud
Seu dia de aula no IDP é assim.
Haverá horas de estudo individual, aulas ao vivo e também prática assistida. Durante o curso, o aluno contará a disponibilidade do professor Felipe Daud em momentos extra classe para solucionar suas dúvidas e ajudá-lo com o que for necessário.
Todo o formato próprio do programa foi pensado para que nossos alunos exercitem suas habilidades interpessoais e consigam lidar com os desafios típicos e cotidianos.
SOFT SKILLS E CARREIRA
O professor Nicolas Andrade vai oferecer dicas e aconselhamento profissional sobre a carreira em RIG em sessões extras às aulas das segundas-feiras, além de nos ajudar com a circulação de vagas e oportunidades profissionais.
ESTUDO INDIVIDUAL ASSÍNCRONO
Hora de protagonizar as descobertas do seu conhecimento!
AULA AO VIVO
Pode entrar na sala! O professor tem muito para
compartilhar com você.
OFFICE HOUR
Uma hora disponível por semana na qual o coordenador pode
tirar dúvidas, aprofundar temas dados em aula e conversar
sobre carreira com os alunos.
Ainda com dúvidas?
Não existe programa de bolsa para o MBA. Fale com um consultor para saber mais sobre as possibilidades de pagamento.
O IDP é uma Instituição de Ensino Superior reconhecida e regulada pelo MEC. O MBA em Jornalismo de Dados possuí o título de pós-graduação. Ao final do curso, o aluno receberá um certificado de pós-graduação registrado no MEC!
O MBA em Jornalismo de Dados está dividido em módulos, com uma carga horária de 430 horas e duração de 2 anos.
Nossos cursos foram desenhados com um fluxo contínuo de aprendizado, prática, capacitação e desenvolvimento profissional.
Ao longo deste período, o aluno percorrerá trilhas imersivas e vislumbrará o nascimento de um profissional único no mercado!
A primeira etapa do processo seletivo para o MBA em Jornalismo de Dados é composta por uma análise curricular. Caso aprovado, o candidato seguirá para a etapa final de entrevista com a coordenadora do nosso curso.
As entrevistas serão realizadas no formato virtual.
Não! Para se matricular no MBA em Jornalismo de Dados você só precisa ter concluído o ensino superior em nível de graduação.
O MBA em Jornalismo de Dados foi desenvolvido para aqueles profissionais que desejam um aperfeiçoamento profissional em uma área de tecnologia e mesmo assim possuí pouco ou nenhum conhecimento específico em programação ou matemática.
A Tech School oferecerá material de apoio e estudo prévio nas áreas de matemática e estatística. Desta forma, você aproveitará ao máximo a sua formação.
O modelo de ensino adotado para o MBA em Jornalismo de Dados é o ensino a distância, remoto, com aulas síncronas e atividades síncrona e assíncronas.
Desta forma, é importante que o aluno participe das aulas e realize todas as atividades propostas para obter uma completa experiência.
Nosso MBA foi pensado de modo que o aluno tenha uma experiência além da teoria. Nossos encontros síncronos possuem momentos de aula e prática assistiva.
Os momentos síncronos, aulas e prática, serão realizadas as sextas-feiras, das 19h às 22h e aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
Serão dois finais de semana de atividades síncronas intercalados com um final de semana sem atividades síncronas.
O pagamento pode ser realizado à vista ou parcelado em até 24 vezes. Fale com um consultor para saber mais.
Seja IDP Tech School.
Ficou interessado?
Vem estudar com a gente!