FLUXO CURRICULAR E ÁREAS DE INTERESSE

O MCD está organizado a partir da oferta de 4 disciplinas obrigatórias de 2 créditos e 1 disciplina obrigatória de 4 créditos, totalizando 12 créditos, e 8 disciplinas optativas a serem escolhidas pelo discente, contabilizando outros 16 créditos. Há, ainda, a previsão de 6 créditos para as atividades de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso/Dissertação. Ao final do curso, o discente deverá ter cursado 34 créditos.

Disciplinas H/A Créditos
5 Obrigatórias 240 12
8 Optativas 320 16
1 Orientação de Dissertação 120 6

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

O núcleo de disciplinas obrigatórias é formado por cinco matérias, que foram formatadas com os seguintes objetivos:

  1. i) conferir ao mestrando os conhecimentos aprofundados sobre a teoria e a aplicação da Comunicação sob diversas óticas, como o serviço público, o marketing digital e o contexto político;

 

  1. ii) oferecer aos estudantes uma base sólida de metodologias e técnicas de pesquisa fundamentais para um estudo rigoroso na área de conhecimento do Programa.

 

As disciplinas obrigatórias do Programa são:

 

Teorias da Comunicação;

Neurociência e Comunicação Digital;

Campanhas Digitais: Gestão, Monitoramento e Avaliação;

Metodologia de Pesquisa em Comunicação;

Projeto de Pesquisa em Comunicação Social.

ÁREAS DE INTERESSE

Adicionalmente, o programa oferta mais de 20 disciplinas optativas, organizadas em torno de 4 áreas de interesse. Essa organização tem como objetivo oferecer ao corpo discente uma estrutura didática e inteligível que permita aos alunos conhecer as diversas perspectivas que compõem a agenda de estudos da área.

 

Assim, a proposta não é vincular o aluno a uma das áreas de interesse, mas, ao contrário, incentivá-lo a transitar entre elas, cursando disciplinas diversas, interagindo com os professores e tendo uma amostra das inúmeras possibilidades de pesquisa que atendam suas realidades profissionais e expectativas acadêmicas.

 

Pode-se dizer, então, que as áreas de interesse do Mestrado são complementares e interrelacionados, possibilitando que professores e alunos atuem de forma integrada em diversos projetos de pesquisa matizados por essas diferentes áreas temáticas. Essa estrutura possibilita a formação e a consolidação de uma diversificada rede interna de pesquisa, além de permitir o trânsito de alunos entre as áreas de interesse, possibilitando, por exemplo, que um aluno que esteja realizando sua pesquisa sobre a temática de regulação, possa perfeitamente aprofundar conhecimentos e cursar disciplinas sobre desenvolvimento social.

As 4 Áreas de Interesse do Programa são:

 

Neurociência, Marketing Digital e Comportamento

Comunicação Digital e Marketing no Setor Público

Marketing Político e Campanhas Eleitorais

Inteligência Artificial, Data Science e Comunicação

ÁREA 01

Neurociência, Marketing Digital e Comportamento

A área I oferece uma análise interdisciplinar das interações entre processos cerebrais e cognitivos, estratégias de marketing digital e comportamento. Combinando avanços recentes em neurociência com a dinâmica emergente do marketing digital, esta linha de pesquisa se propõe a elucidar os mecanismos cerebrais que influenciam as decisões de comportamento das pessoas no ambiente físico e digital.

Algumas disciplinas oferecidas na área:

  • Neurociência e Comunicação Digital;
  • Comportamento do Consumidor: Desenho de Experiências e Jornadas;
  • Experimentos, Modelagem em Marketing e Growth Hacking;
  • Criação e Produção em Mídia Digital.

ÁREA 02

Comunicação Digital e Marketing no Setor Público

A área II se concentra na aplicação dos conceitos de marketing e da comunicação no setor público. A pesquisa se dedica ao estudo do uso de estratégias e plataformas de comunicação digital nas organizações públicas, avaliando como elas influenciam a percepção do público sobre ações governamentais e políticas públicas. Esta linha também se centra na análise de como as instituições governamentais e públicas adotam tecnologias de comunicação digital para melhorar a transparência, a eficiência e a participação dos cidadãos.

 

Exemplos de disciplinas desse núcleo:

 

  • Marketing Público, Políticas e Comportamento do Cidadão;
  • Fundamentos da Comunicação Digital no Setor Público;
  • Estado, Mídia e Sociedade no Brasil Contemporâneo;

Fact Checking e Combate à Desinformação nas Redes Sociais.

ÁREA 03

Marketing Político e Campanhas Eleitorais

A área III foca na análise e desenvolvimento de estratégias de marketing aplicadas a contextos políticos e campanhas eleitorais. A pesquisa nesta área abrange desde a criação e gestão de campanhas digitais até o estudo do comportamento do eleitorado, além do impacto da comunicação política nas redes sociais. A área também examina a utilização de dados e análise de tendências para a formulação de estratégias eleitorais eficazes. Integra disciplinas como técnicas de persuasão em campanhas, análise de discurso político, e ética na comunicação política.

Exemplos de disciplinas oferecidas por esse núcleo:

 

Gestão Pública e Digitalização:

  • Fundamentos do Marketing Político e Eleitoral;
  • Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral;
  • Formulação e Aplicação de Campanhas Eleitorais;

Tópicos Especiais em Eleições e Comportamento do Eleitor.

ÁREA 04

Inteligência Artificial, Data Science e Comunicação

A Área IV explora a interseção entre inteligência artificial, ciência de dados e a comunicação. Esta área de pesquisa destaca como os avanços em IA e Data Science estão transformando a maneira como as informações são coletadas, analisadas e comunicadas. O foco está na aplicação dessas tecnologias para aprimorar a precisão, a eficiência e a personalização da comunicação, bem como na análise dos desafios éticos e práticos que surgem com o uso crescente de IA e big data na mídia e na comunicação.

 

Exemplos de disciplinas oferecidas por esse núcleo são as seguintes:

 

  • Campanhas Digitais: Gestão, Monitoramento e Avaliação;
  • Dinâmicas da Comunicação Digital: Algoritmos, Datificação e Plataformas;
  • Proteção de Dados e Regulação de Novas Tecnologias;
  • Inteligência Artificial e Comunicação Digital.
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