Trilha 2 – Economia Internacional e Comércio Exterior

A trilha Economia Internacional e Comércio Exterior tem como objetivo desenvolver nos estudantes as competências básicas para atuação em negócios internacionais. Para isso, são analisados temas como fundamentos da economia, economia internacional, comércio exterior, comércio internacional e empresas globais. Além disso, na Trilha 2, temos as disciplinas do “REL Labs”, formado por disciplinas de caráter aplicado e que tem como objetivo unir dois campos do conhecimento distintos, porém complementares: a Ciência de Dados e as Relações Internacionais. O REL Labs é composto de quatro disciplinas de “Laboratório de Ciência de Dados para Relações Internacionais”, que irão explorar diversas tecnologias como blockchain e inteligência artificial dentro do contexto das relações internacionais.

Disciplinas da Trilha

• Fundamentos da Economia
  • Microeconomia
  • Macroeconomia
  • Estatística Aplicada à Relações Internacionais
  • Formação Social e Econômica do Brasil
  • Laboratório de Ciência de Dados para Relações Internacionais I

Ciclo Básico

• Economia Internacional
  • Laboratório de Ciência de Dados para Relações Internacionais II
  • Comércio Internacional: WTO Law
  • Laboratório de Ciência de Dados para Relações Internacionais III

Ciclo Específico

• Comércio Exterior: Gestão de Operações de Exportação e Importação
  • Global Strategies and Global Companies
  • Laboratório de Ciência de Dados para Relações Internacionais IV

Especialização

pag3-2

Mercado de Trabalho

A formação em Economia Internacional e Comércio Exterior faculta o estudante a trabalhar como “Diplomata Corporativo”, uma ampla área de atuação que envolve profissionais responsáveis por traçar a estratégia internacional de empresas e representar seus interesses perante governos, organismos internacionais, outras empresas e demais atores internacionais. O foco da formação da Trilha 2 é, portanto, o desenvolvimento de competências relacionadas à análise e compreensão de cenários (internos e internacionais), à gestão de processos de internacionalização e ao pensamento estratégico. O campo de trabalho para um Diplomata Corporativo é bastante amplo: empresas, bancos, câmaras de comércio, associações setoriais, consultorias, entre outros.