UM PROGRAMA DE ENSINO BASEADO EM ESTUDOS DE CASO
Áreas de
Interesse
Aplicação Prática
Uma das principais características do MCD é a metodologia de ensino, que, além de uma sólida formação teórica e acadêmica, confere especial atenção à análise de casos reais e de aplicações práticas do conhecimento.
Dessa forma, busca-se expor ao estudante, desde o primeiro semestre, exemplos reais de aplicações teóricas e práticas da comunicação, do marketing e da política ao redor do mundo.
Aulas Concentradas às Quintas, Sextas e Sábados
As disciplinas são oferecidas em formato concentrado nos seguintes horários:
Quinta
- 13h00 às 16h30
- 17h00 às 20h30
Sexta
- 13h00 às 16h30
- 17h00 às 20h30
Sábado
- 8h30 às 12h00
- 13h às 16h30
Seguindo o fluxo regular, o aluno tem previsão de concluir a carga horária das disciplinas no primeiro ano do Mestrado.
TRAJETÓRIA DO CURSO
Um currículo moderno e integrado.Em muitas Instituições de Ensino, os Programas de Mestrado são altamente teóricos e especializados.
No IDP, não se trata apenas do que os alunos sabem, mas do que eles fazem com esse conhecimento. Estruturamos nosso currículo de forma a oferecer profundidade técnica nas áreas mais relevantes sob o ponto de vista do que os estudantes farão após a conclusão do seu Mestrado.
No primeiro ano do curso, oferecemos ao estudante uma base sólida de disciplinas em quatro principais áreas do conhecimento necessárias a um profissional de comunicação. No ano seguinte, os estudantes possuem total liberdade para elaborar sua dissertação, utilizando os conhecimentos aplicados aprendidos no ano anterior, além da experiência do nosso corpo docente.
Confira sua trajetória de aprendizado no IDP:
1º e 2º Semestre
Os estudantes têm seus esforços focados em disciplinas do Programa, escolhendo livremente entre as áreas de interesse e seus interesses de pesquisa. Além disso, aprofundam seus conhecimentos em procedimentos metodológicos de pesquisa.
3º Semestre
O foco se encontra na qualificação do seu projeto, com a indicação de professor orientador e elaboração do projeto de pesquisa.
4º Semestre
Os estudantes aplicam seus projetos de forma a coletar dados e desenvolver sua pesquisa, pensando na defesa da qualificação. Uma vez defendida, o aluno pode se considerar um Mestre em Comunicação pelo IDP.
Convênios
internacionais
O IDP estabelece convênios com universidades e institutos estrangeiros para dar ao aluno a oportunidade de vivenciar períodos de estudos e pesquisas internacionais. Os convênios firmados pelo IDP possibilitam o ingresso em mais de 15 instituições de ensino em cerca de 6 países diferentes. Confira algumas instituições conveniadas e programas realizados!
PROCESSO SELETIVO
SUA JORNADA COMEÇA AQUI
O processo seletivo para ingresso no primeiro semestre de 2026 do Mestrado em Comunicação Digital possui 3 blocos de inscrição. Confira o passo a passo que preparamos e saiba mais sobre nossa seleção:
PASSO A PASSO
-
Conheça o Edital
Leia o edital com atenção para conhecer todas as etapas do processo seletivo
-
Escreva o seu Currículo
Apresente os principais destaques da sua carreira acadêmica e profissional
-
Escreva a sua Carta de Apresentação
Conte para nós o que te levou a buscar um Programa de Mestrado
-
Entrevista
Participe de uma entrevista com 3 de nossos professores