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    Como aplicar pesquisa de voz no marketing digital?
    jul 06, 2021

    Mais do que apenas outra ferramenta no mundo imenso do marketing digital, a pesquisa de voz tem muito a nos dizer sobre como o comportamento do consumidor tem mudado na hora de tirar suas dúvidas na internet.

    A tecnologia de poder fazer uma pesquisa sem precisar digitar transformou os dispositivos móveis e como consequência a estratégia de SEO que você precisa usar na sua empresa para alcançar seu público. Afinal, escrevemos de uma forma, mas falamos de outra. E hoje vamos falar sobre como você pode utilizar esse recurso no marketing digital.

    O que é pesquisa de voz?

    Também conhecida como voice search, é uma tecnologia que permite pesquisas em mecanismos de busca a partir da voz. Você fala uma determinada palavra-chave e o seu smartphone/tablet e assistente é ativado e responde ao comando identificando o que foi dito e direcionando para os resultados nos mecanismos de busca.

    Parece coisa de outro mundo, mas a pesquisa por voz não surgiu agora. A atualização Hummingbird do Google de 2013 foi uma das primeiras a oferecer esse serviço de busca por voz. E se todas as pesquisas acabam no mesmo lugar, qual é a importância de diferenciar a pesquisa digitada e a pesquisa por voz?

    Pesquisa digitada e por voz são a mesma coisa?

    A principal das diferenças é a inclusão! Com os mecanismos de busca por voz, você agrega ao universo digital pessoas com deficiência, crianças e até analfabetos. Mas além disso há a formalidade no discurso, que acaba sendo bem mais presente na escrita do que na fala.

    E esbarramos novamente na experiência do usuário e na importância de conhecer seu público. Às vezes o grau de formalidade ou informalidade do seu conteúdo vai muito além da ferramenta ou do formato, mas é uma necessidade do seu cliente. No fim, saiba que é preciso estar adaptado para as duas modalidades para poder atingir posições nos resultados da pesquisa para otimizar seu SEO. 

    Para que serve a pesquisa por voz?

    Já ouviu falar em mobile first? Esse termo é muito utilizado no design para mostrar que devemos priorizar telas e peças gráficas pensando na visualização em telas de celulares, tablets e outros dispositivos móveis. E isso também vale bastante para a pesquisa por voz.

    Hoje já tem mais gente utilizando o celular do que o computador. E na hora de pesquisar, isso influencia bastante o comportamento do usuário. Algumas pessoas têm falado até em “voice first”.

    Descobrir uma maneira mais prática e rápida de fazer uma mesma coisa tem tudo para se tornar tendência. E hoje a inteligência artificial por trás da busca por voz está cada vez mais avançada, oferecendo uma experiência otimizada e rica para quem aposta nos microfones para pesquisar no Google.

    Como aplicar a pesquisa por voz?

    Para ajustar o seu conteúdo às estratégias de SEO para a escrita e também para a voz, você precisa se lembrar de que pesquisa digitada e pesquisa falada tem algumas diferenças, sobretudo no que diz respeito à linguagem.

    Para você se diferenciar verdadeiramente e alcançar posições de destaque nas buscas, foque no comportamento do seu usuário e aplique as seguintes dicas:

    Sabia que dá pra aprender esse tipo de detalhe sobre as tendências do marketing digital ainda na graduação? Na ECOM, você pode ter esse universo na palma da mão e ditar as próximas necessidades do mercado do futuro.

    *Texto produzido em parceira com colaborador externo

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