No episódio #06 do Podcast Empreenda BSB, a Carol Lopes recebe a Eliane Raye, gestora do Sebrae Lab, coordenadora do projeto de Agentes Locais de Inovação (ALI) para o DF e empreendedora; e recebe também da Daiane Wolff, empreendedora fundadora da Gaúcha Prendada. As três conversam sobre os desafios enfrentados pelos empreendedores e pela necessidade de inovar e se adaptar, capacidades essenciais para enfrentar a pandemia.
No Brasil, micro e pequenos negócios formam 98% do universo empresarial, sendo responsável por 52% dos empregos gerados e por 40% da massa salarial. O Sebrae, por sua vez, é uma instituição que visa fortalecer e ajudar as micro e pequenas empresas no seu processo de desenvolvimento e, para isso, possui diversas iniciativas.
O Sebrae Lab, por exemplo, é um espaço 100% gratuito em que qualquer um pode usufruir do espaço, do conhecimento gerado, do networking e até dos eventos. O objetivo desse projeto é o compartilhamento de conhecimento. Já o ALI é um programa no qual os agentes vão até as empresas e fazem a gestão da inovação dentro das mesmas, apoiando no passo a passo da criação de um novo produto, por exemplo, ou de um novo processo.
Neste episódio, Eliane conta um pouco sobre os projetos do Sebrae e como eles podem incentivar e ajudar micro e pequenos negócios a se desenvolverem. A Daiane também explica como surgiu a ideia do seu negócio, que surgiu da necessidade após uma demissão, e como a empresa foi ajudada de forma decisiva pelo projeto ALI, diminuindo as perdas, aumentando a produção e conseguindo chegar a lugares que não imaginavam que alcançariam dentro do mercado de Brasília.
Inclusive, para empreendedores que querem iniciar seu negócio, o site do Sebrae fica como dica para buscar conteúdos e dados sobre diversos nichos de mercado.
Elas comentam muito sobre abrir e fechar ciclos, o processo de arriscar e tentar, mas sempre com atenção. Como todas as experiências que vão surgindo durante a jornada da vida podem vir a se conectarem e serem utilizadas no objetivo comum de um empreendimento.
A empresa da Daiane é familiar e tudo começou com a venda das receitas familiares. Hoje, ela e seu marido se dividem entre as tarefas para a manutenção das atividades da empresa e já enxergam a necessidade de aumentar a equipe no curto prazo, inclusive para ampliar o negócio. A empresa que teve início com a comercialização de pães e cucas, receitas gaúchas, com o passar do tempo aumentou o leque de produtos ofertados e hoje já oferece produtos e acessórios para chimarrão, café moído na hora e mais.
Nesse processo de empreender, aprender e se desenvolver se torna uma necessidade. Por exemplo, no momento da pandemia, o marketing digital e as entregas se tornaram essenciais. O empreendedor, por sua vez, precisa buscar inovar. Daiane comenta como no início da pandemia eles só vendiam seus produtos em feiras e, com o fechamento das mesmas, teve que se reinventar. Durante a pandemia, foi evidenciada a importância de apoiar o comércio local e tivemos a oportunidade de conhecer pequenos comércios que oferecem produtos de extrema qualidade.
A dica da Elaine para quem está começando é: não tenha medo e tenha ousadia! Daiane concorda e acrescenta: acredite no seu potencial e seja seu primeiro cliente!
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