IDP

Ferramentas de acessibilidade

VLibras

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC


PROJETOS DE PESQUISA

ANÁLISE DE EFICIÊNCIA E PRODUTIVIDADE
Utilizando o ferramental conhecido como Análise Envoltória de Dados (DEA) e Análise de Fronteira Estocástica (SFA) busca-se discutir e analisar a eficiência em diversos setores como o bancário, aviação civil, entre outros. Da mesma maneira busca-se estimar a ocorrência de fenômenos sociais como mortes no trânsito em rodovias federais.


ECONOMIA, INSTITUIÇÕES E DESENVOLVIMENTO
Os recursos públicos são escassos e as decisões sobre como utilizá-los devem ser baseadas pela compreensão de quão bem os programas e políticas públicas produzem os resultados desejados. Este é justamente o objetivo desse projeto de pesquisa: analisar e compreender os principais determinantes do desenvolvimento econômico, bem como o papel do Estado nesse processo. Nesse contexto, são desenvolvidas pesquisas envolvendo Macroeconomia, Crescimento Econômico, Federalismo Fiscal, Avaliação de Políticas Públicas e Programas Sociais e Desenvolvimento Regional.


EVIDÊNCIAS REGIONAIS DA LEI DE OKUN PARA OS ESTADOS BRASILEIROS E SPILLOVERS ENTRE ESTADOS VIZINHOS
O projeto buscará identificar evidências da Lei de Okun para os estados Brasileiros. Para isso, utilizaremos dados de desemprego e produto interno bruto dos vinte e sete estados federativos brasileiros que compõem as cinco regiões do país - sul, sudeste, centro oeste, norte e nordeste -. Após estimar o coeficiente de Okun em cada um desses estados será utilizada a metodologia SARMA (spatial autorregressive and moving average) para verificar os transbordamentos - comumente chamados de spillovers pela literatura - de produção e emprego que ocorrem entre esses estados. Com isso poderá ser identificada a sensibilidade que a produção de cada unidade da federação possui em relação ao seu desemprego assim como a conectividade que há entre as economias dessas unidades.


FINANÇAS
O projeto busca fornecer aos profissionais e interessados em economia e finanças aplicações acadêmicas em teoria econômica, finanças públicas e privadas e sistema financeiro. Para isso, são apresentadas ao mestrando as teorias e aplicações mais recentes no campo das políticas de crédito, moeda e juros, assim como as ferramentas e instrumentos comumente utilizados em administração financeira e avaliação de projetos, valuations, apreçamento de ativos, previsão e transferência de volatilidade entre ativos.


LAW AND ECONOMICS, REGULAÇÃO E CONCORRÊNCIA
O projeto de pesquisa está realizando artigos acadêmicos que envolvem estratégias em Law and Economics e Avaliações de Impacto Regulatório. Compreende Law and Economics de maneira a apresentar ao estudante um conjunto de teorias e instrumentos que o permitam enxergar o sistema jurídico e a implementação de políticas públicas sob um novo prisma, assim como entender e refletir sobre suas consequências jurídicas, econômicas e sociais. Tratando-se de uma oportunidade única para desenvolver uma pesquisa interdisciplinar, aplicando conceitos de Direito, Economia, Gestão, Sociologia, entre outros campos do conhecimento. Regulação e Concorrência está inserida no debate a respeito do Estado regulador e promotor de desenvolvimento econômico no contexto de uma economia de livre mercado. Busca, assim, fornecer ao estudante um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que permitam compreender a lógica por trás da intervenção estatal por meio da regulação, bem como refletir sobre suas consequências no comportamento dos agentes, através de avaliações de impacto.


NÚCLEO DE PESQUISADORES INSTITUCIONAIS (NPI)

Além de um corpo docente altamente prolífico, o IDP também conta com pesquisadores institucionais vinculados ao Mestrado em Economia comprometidos com a produção intelectual de alta qualidade. Esses pesquisadores, além de auxiliarem os alunos da pós-graduação no processo de publicação de seus artigos, também trabalham em orientações pontuais de metodologia aos alunos em fase de elaboração do projeto de pesquisa para qualificação. Listamos abaixo algumas das produções bibliográficas de autoria desses pesquisadores publicadas no último quadriênio.

• Eduarda Miller de Figueiredo: O efeito das delegacias especializadas em atendimento à mulher sobre a violência contra a mulher: uma análise para o estado do Rio Grande do Sul. Estudo e Debate (Online), v. 25, p. 200-220, 2018.
• Milton de Souza Mendonça Sobrinho: Campanhas Políticas e a Linguagem do Medo: Eleições Presidenciais no Brasil em 1998 e 2014. In: Anquetil, M.; Barchiesi, M. A.; Cancellier, A.; Francesconi, A. (Orgs.). I Linguaggi della Comunicazione Politica: Tra Globalizzazione e Frontiere Linguistiche. Padova: CLEUP, 2019, p. 231-248.
• Mathias Schneid Tessmann: Effects of Volatility Among Commodities Commodities in the Long Term: Analysis of a Complex Network. Annals of Financial Economics, v. 15, p. 2050014-2050014-16, 2020.
• Alessandro Freire: Random votes under compulsory voting: Evidence from Brazil. Electoral Studies, v. 66, p. 102168, 2020.
• CALDEIRA, Thiago; RESENDE, Caio. "Privatization of Brazilian airports: a synthetic control approach." Economics Bulletin 40.1 (2020): 743-757.

O IDP conta com uma política de fomento à produtividade docente, a qual inclui o pagamento de bônus remuneratórios aos docentes que tiverem artigos publicados em periódicos qualificados pela CAPES ou outros periódicos de destaque na área de Economia. Essa política também prevê o financiamento de despesas para participação em congressos nacionais e internacionais. Por meio desses incentivos, o IDP busca estimular a produção científica de excelência por parte de seus docentes, fazendo parte dos debates de ponta da academia.


FINANCIAMENTO

No quadriênio, o professor Leonardo Monteiro Monasterio obteve financiamento junto ao Fundo de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) para o projeto chamado Análise de Microdados dos Impactos Locais das Transferências Fiscais. Além disso, o programa recebe financiamento externo por meio das seguintes organizações:

• AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - ANAC
• AGENCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL
• BANCO DO BRASIL SA
• BB SEGURIDADE PARTICIPAÇÕES S.A.
• BRB BANCO DE BRASÍLIA S.A.
• CAIXA ECONOMICA FEDERAL
• CESCON, BARRIEU, FLESCH e BARRETO SOCIEDADE DE ADVOGADOS
• COMANDO DO EXÉRCITO
• COMPANHIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL DO DISTRITO FEDERAL
• COMPANHIA IMOBILIÁRIA DE BRASÍLIA TERRACAP
• CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA-CADE
• CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQ
• EMBAIXADA DO REINO UNIDO
• FUNDAÇÃO DA ORDEM SOCIAL
• FUNDAÇÃO DE APOIO A PESQUISA DO DISTRITO FEDERAL - FAPDF
• FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
• MINISTÉRIO DA FAZENDA
• PROCURADORIA GERAL DO DISTRITO FEDERAL
• S/A O ESTADO DE S.PAULO
• SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR
• TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
• VIRTUS CONSULT SUPORTE E GESTÃO EMPRESARIAL LTDA

Translate