21 mar, 2019

IDP e UFRN promovem intercâmbio entre estudantes

Alunos de ambas Instituições passarão o primeiro semestre na Universidade escolhida.

O IDP em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN está promovendo no primeiro semestre de 2019 um intercâmbio entre estudantes do curso de Direito das duas faculdades. O objetivo do intercâmbio é promover aos alunos uma mobilidade acadêmica, permitindo uma interação com outras Instituições, participando de disciplinas, projetos de extensão e grupos de pesquisas nas faculdades escolhidas, ampliando assim sua visão do Direito.

A especialista em educação do IDP , Lahis Rosa, explica a importância desse tipo de experiência para o graduando em Direito. “O programa de mobilidade é importante para o crescimento da comunidade acadêmica da instituição. Nossas redes de conhecimento são oxigenadas pelas perspectivas dos alunos que recebemos e pelos novos olhares desenvolvidos por nossos alunos durante o intercâmbio”, explica a Docente.

Para o estudante do IDP, Matheus de Moura, que vai passar o semestre na UFRN essa experiência é muito enriquecedora. “Sair da zona de conforto nos prepara para as dificuldades da vida profissional, pós-faculdade, e aprender a lidar com adversidades auxilia na formação pessoal do estudante e profissional. Apesar de Brasília já ser um polo para a advocacia, o networking fora dela é importante, pois abre novas possibilidades profissionais (e acadêmicas), principalmente para quem quer advogar. É um diferencial em relação a outros estudantes pois, tira o aluno do padrão faculdade-estágio-faculdade”, explica  o aluno.

O estudante da UFRN,  Bruno Oliveira, é um dos intercambistas que passarão o semestre no IDP e comenta que a Instituição oferece muitas possibilidades e quer aproveitá-las ao máximo. “ Em todas as áreas de ensino, pesquisa e extensão o IDP tem um diferencial a oferecer que eu pretendo aproveitar. Uma visão diferente do Direto mais relacionada com o entendimento dos tribunais superiores, já que no corpo docente do IDP conta com vários ministros e assessores de ministros, advogados, promotores, procuradores e defensores públicos que atuam nesses tribunais.Um suporte fora da sala de aula diferenciado, por toda a forma que o IDP aborda a OAB, com o Projeto OAB e as turmas de tópicos especiais, bem como pelo auxílio no planejamento da carreira que também é um diferencial. Sem falar dos grupos de pesquisa e estudo que são inúmeros”, explica o discente.O IDP já possui um histórico de proporcionar a seus estudantes experiências nacionais e internacionais, já tendo encaminhado mais de 30 alunos de graduação, pós-graduação e mestrado em intercâmbios por meio de sua valorização nesse tipo de experiência entre seus alunos e parcerias com Instituições de renome internacional em países como Espanha, Itália, Portugal, Estados Unidos e recentemente China.

AINDA COM DÚVIDAS?