IDP

LAIPP

Laboratório de Avaliação & Inovação em Políticas Públicas

quem somos

O Laboratório de Avaliação e Inovação em Políticas Públicas (LAIPP) é uma iniciativa dos Programas de Mestrado em Administração Pública e Economia do IDP que tem por objetivo principal preencher a lacuna entre o conhecimento gerado por meio de avaliações de políticas públicas cientificamente rigorosas e o conhecimento utilizado para implementação de políticas públicas e programas sociais no País.

o que fazemos

A rede de pesquisadores do LAIPP busca sintetizar, em linguagem clara, acessível e intuitiva, avaliações de políticas públicas nas mais diversas áreas do conhecimento realizadas no Brasil e no exterior. Além disso, em breve, lançaremos nosso Programa de Micromaster em Big Data para Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, com o objetivo de capacitar pesquisadores em diferentes métodos de avaliação de impacto.

quem somos

o que fazemos

07/09/2021
Qual a diferença entre prefeitos e prefeitas quanto a corrupção no Brasil?
03/09/2021
Vulnerabilidade é um determinante para o clientelismo?
31/08/2021
Famílias bem-informadas podem melhorar o desempenho escolar?

Quem decide quem tem que estudar?

24/08/21 Brasil Educação Avaliação Experimental (RCT)
A frequência escolar é um desafio para países em desenvolvimento. No Brasil, apesar de altas taxas de matrícula no sistema educacional, diversos fatores levam crianças e jovens a deixar de frequentar a escola, seja por necessidade ou por vontade própria. Recorrentemente, famílias discordam dos benefícios provenientes dos estudos e, muitas vezes, as decisões de faltar às aulas são tomadas pelos próprios alunos. A partir de um estudo sobre a demanda por programas de transferência condicionada de renda, pesquisadores demonstram que os responsáveis por famílias de baixa renda preferem monitorar e garantir a educação dos mais jovens a receber auxílios governamentais.

Auditorias públicas influenciam reeleições no Brasil?

20/08/21 Brasil Política Econômica e Governança Avaliação Experimental (RCT)
A partir de um programa nacional de combate à corrupção política, que realizou auditorias públicas em municípios brasileiros de forma aleatória, os pesquisadores avaliaram os impactos que a divulgação de informações sobre atos corruptos possui nos resultados eleitorais no Brasil. Para isso, a pesquisa comparou os resultados das eleições municipais nas quais as auditorias públicas ocorreram antes das eleições de 2004, com os municípios nos quais as auditorias públicas ocorreram depois desse processo eleitoral. Assim, é possível observar se a disponibilidade de informações sobre a corrupção política influencia a decisão dos eleitores, afetando proporções de votos ou chances de reeleição. Os autores afirmam que divulgar informações sobre atos corruptos diminui a probabilidade de um prefeito ser reeleito.

O Programa Bolsa Família influencia votos no Brasil?

17/08/21 Brasil Política Econômica e Governança Outros
O Programas Condicionados de Transferência de Renda (PCTR) são políticas públicas populares que afetam positivamente diversas sociedades globalmente. No Brasil, esse tipo de iniciativa surge de modo descentralizado em 1995 e é unificado na década de 2000, quando é criado o Programa Bolsa Família (PBF). Desde então, pesquisadores fomentam vários debates acerca da eficácia e dos efeitos provenientes da implementação desse programa. O artigo demonstra que o programa possui influência positiva e de curto prazo nas candidaturas de políticos que já estão no poder, sem indicar que existam fortes relações de longo prazo ou de afinidade a partidos políticos específicos.

Como melhorar os resultados educacionais nos países em desenvolvimento?

13/08/21 Outro Educação Outros
Nos últimos anos, vários países em desenvolvimento têm buscado políticas educacionais apoiadas em evidências de eficácia, contribuindo para um número crescente de avaliações de intervenções educacionais. Algumas lições das 223 recentes avaliações de impacto que Murnane e Ganimian (2014) examinaram referem-se à crescente demanda por mais e melhor educação. Segundo os autores, reduzir o custo de frequentar a escola, por meio da redução de custos diretos de escolaridade, redução de custos de complementos ou melhoria das comodidades escolares, geralmente aumenta o número de matrícula e a frequência escolar das crianças. No entanto, mais tempo na escola não resulta significativamente em melhor desempenho.

Livres

No IDP você encontra cursos livres on-lines sobre os principais assuntos de Comunicação, Gestão, Economia e Direito.

SGAS Quadra 607 . Módulo 49 . Via L2 Sul - Brasília-DF - CEP 70200-670

laipp@idp.edu.br