Em 21 e 22 de outubro, ocorre o Space4Women, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A iniciativa é promovida pelo Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (Unoosa), e visa a garantir a mulheres e meninas a igualdade na participação junto à ciência espacial, tecnologia, inovação e exploração.

No decorrer do Space4Women, serão promovidas apresentações e grupos de discussão entre estudantes, pesquisadores e gestores públicos sobre as políticas públicas necessárias à remoção dos obstáculos interpostos à presença das mulheres no setor espacial. Na ocasião, também serão debatidas formas de ampliar o alcance dos benefícios da exploração espacial às meninas e mulheres.

Neste sentido, sob a coordenação da Agência Espacial Brasileira (AEB) e em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com apoio do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), realizaremos o webinário Elas, astronautas: profissões e carreiras no setor espacial.

O webinário é parte das ações para promover o engajamento social, especialmente do público feminino, para provocar novos espectadores e interesses a partir das discussões e temas propostos. Entre eles, algumas discussões se destacam como:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para mudar o curso do século XXI, com a superação da pobreza, desigualdade e violência contra a mulher, com a participação ativa feminina;

Empoderamento das mulheres e participação delas como uma condicionante para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável;

Direito ao acesso das mulheres aos benefícios trazidos pelo avanço científico e tecnológico.

Parceria Unoosa e AEB

Em 23 de setembro de 2020, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Unoosa assinaram um memorando de entendimento para fortalecer a cooperação em direito e política espacial, desenvolvimento sustentável e espaço, entre outros.

A parceria prevê, até 2024, o compartilhamento de experiências e iniciativas entre as instituições. A organização do Space4Women é um dos resultados dessa parceria.

Sobre o webinário

O evento busca amplificar argumentos e pontos de vistas no enfrentamento das desigualdades de acesso à produção científica e às carreiras no setor espacial. Por isso, a AEB convidou representantes de setores diversos: gestão pública, iniciativa privada, universidades e organizações não-governamentais.

Mediação:
Patrícia Gnipper: jornalista com 15 anos de experiência, chefe de redação do Canaltech e responsável pela definição de conteúdos e coberturas do veículo de comunicação;

Painelistas convidados:
Carlos Moura – Presidente da AEB

Adriana Thomé – Assessora especial de Relações Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)

Ana Cristina Rosa – advogada e empreendedora

Marina Huidobro – Advogados e pesquisadora em direito espacial

Thamara Verde – Estudante universitária, integrante do Grupo de Pesquisa Aeronáutica e Aeroespacial e primeira astronauta análoga do Maranhão pelo projeto Habitat Marte

ÚLTIMO EVENTO:
27 Out 2021