IDP

Ferramentas de acessibilidade

VLibras

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC


Responsabilidade Social

O IDP SEMPRE CIENTE DE SUA RESPONSABILIDADE SOCIAL

Ciente de sua responsabilidade social, o IDP desenvolve ações com a missão de disseminar o conhecimento acadêmico e contribuir para a redução das desigualdades como o Curso de Formação Jurídica para o Ensino Médio, Curso de Formação em Administração Pública para o Ensino Médio e o Curso de Formação em Teoria Geral do Direito Público voltado para estudantes universitários. Todos os cursos de formação do Instituto são gratuitos e pedem doações como forma de inscrição que, posteriormente, são encaminhadas para caridade. Entidades como a Vila do Pequenino Jesus, a Casa da Mãe Preta do Brasil e a Casa de Ismael estão entre as instituições beneficiadas.

As responsabilidades com a inclusão social, bem como com a sustentabilidade e o bem-estar da comunidade são alvos estratégicos para o Instituto, que arrecada donativos nos eventos de projeção que realiza como palestras, seminário e congressos. O tradicional Congresso Internacional de Direito Constitucional, por exemplo, é um dos principais meios de arrecadação, uma vez que reúne participantes de todo o país e do exterior. No lugar da taxa, os congressistas fazem doações de alimentos, produtos de higiene, entre outros, durante o processo de inscrição. Por outro lado, os eventos reiteram a responsabilidade social do Instituto pelo fato de serem abertos à comunidade acadêmica.

Esse engajamento é reiterado pela postura de o Instituto manter-se acessível para a sociedade, o que inclui o acesso gratuito do público às instalações da biblioteca do IDP e ao seu acervo formado por livros, e-books, periódicos, documentos de referência e base de dados. O Instituto dispõe de uma Biblioteca Digital, que constitui uma ferramenta de apoio à pesquisa que facilita o contato com a produção acadêmica e científica interna.

Outra iniciativa social promovida pelo IDP é o projeto Extensão Solidária, por meio do qual os alunos não só recolhem e entregam donativos para instituições com os mais variados focos de atuação social, como também participam de ações de inclusão por meio da realização de palestras de conscientização de direitos, de levantamento de eventuais demandas jurídicas existentes ou até mesmo da própria orientação jurídica.

Nessa mesma linha, o Instituto desenvolve um programa de extensão jurídico-social em parceria com o Juizado Especial Cível e Criminal do Núcleo Bandeirante, região administrativa do Distrito Federal. Pelo projeto, os alunos atuam como conciliadores voluntários para atenderem as necessidades da comunidade local.

O IDP também presta assistência jurídica gratuita no Complexo Penitenciário da Papuda e no Presídio Feminino do Distrito Federal. Ainda promove outras atividades como campanhas de doação aos detentos e bolsas para egressos do sistema penitenciário.

SELO “INSTITUIÇÃO SOCIALMENTE RESPONSÁVEL”

O IDP recebeu da Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES), por quatro anos consecutivos (2012-2015), o selo de “Instituição Socialmente Responsável”. Com este gesto, a ABMES certifica as instituições de ensino superior que participaram da campanha do Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Este comprometimento com a educação e com a sociedade, reconhecido pelas constantes ações sociais e pelo selo abaixo, é uma das marcas do IDP.

Notadamente uma instituição comprometida com a sociedade e engajada em seu papel social. Aqui, são desenvolvidas diversas ações de caráter social, com a missão de disseminar o conhecimento acadêmico e de contribuir com a diminuição da desigualdade. Os compromissos com a sustentabilidade, a inclusão social e o bem-estar da comunidade são, também, alvos estratégicos para o Instituto.

Entre estas ações, destacam-se:

Curso de Formação em Teoria Geral do Direito Público – ofertado semestralmente como curso de extensão gratuito, propõe-se a contribuir na formação dos estudantes de Direito, ao proporcionar o debate aprofundado de temas específicos atinentes ao Direito Público. Seu objetivo principal é contribuir para as formações técnica e ética dos estudantes de direito das diversas instituições de ensino superior do Distrito Federal.

Curso de Formação Jurídica para Ensino Médio – tem como propósito oferecer conhecimentos básicos sobre direitos e deveres a jovens recém-saídos das instituições de ensino médio. Com este curso, gratuito e semestral, o Instituto propõe a discussão de questões jurídicas fundamentais, necessárias ao conhecimento de qualquer cidadão.

CAMPANHAS DE ARRECADAÇÃO

As inscrições para os cursos de Formação em Teoria Geral do Direito Público e de Formação Jurídica para Ensino Médio são feitas mediante a entrega de donativos (alimentos, produtos de higiene pessoal). Entidades como a Vila do Pequenino Jesus, a Casa da Mãe Preta do Brasil e a Casa de Ismael estão entre as instituições de caridade beneficiadas por estas doações.

Eventos como o Congresso Brasiliense de Direito Constitucional, seminários de temáticas diversas e palestras com convidados brasileiros e estrangeiros também colaboram com estas campanhas, ao recolherem donativos em seus processos de inscrição.

 

DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO

Os programas de responsabilidade social do IDP também incluem o acesso gratuito às instalações de sua biblioteca e seu acervo que inclui livros,  e-books, periódicos, bases de dados e obras de conclusão de curso de todos os discentes. O Instituto conta com sua Biblioteca Digital, ferramenta de apoio à pesquisa que busca tornar mais ágil o acesso à produção acadêmica e científica interna. O acervo virtual do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa reúne os documentos decorrentes das suas atividades culturais, técnicas e científicas, bem com a produção doutrinária dos seus discentes e docentes.

 

PROGRAMA APRENDIZ LEGAL

O IDP é parceiro do Programa Aprendiz Legal, voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho. O Aprendiz Legal é um programa de aprendizagem que se apoia na Lei 10.097/2000. O Instituto contribui para a formação de jovens autônomos, que saibam fazer novas leituras de mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade. Acreditamos que é responsabilidade compartilhada do Estado, da sociedade, da família e dos próprios jovens fortalecer sua autoestima e sua condição de cidadãos por meio do trabalho.