fbpx

MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Análise de Políticas Públicas

ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS

 

EMENTA DO CURSO

Definições, tipos e fases dos processos de política pública. Perspectivas teóricas sobre o Estado e políticas públicas. O ambiente político-institucional brasileiro. Os atores das políticas públicas. O papel dos interesses, das ideias e das instituições. Definição da agenda governamental. Formulação e os instrumentos da ação pública. O processo decisório. A política das políticas públicas baseadas em evidências. A problema da implementação. Coordenação de políticas públicas. Capacidades estatais e arranjos institucionais de políticas públicas. A dinâmica das políticas públicas: path dependence e mudança endógena.

 

OBJETIVOS DO CURSO 

Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de entender o conceito de política pública (policy), seus tipos e relações com os processos políticos (politics); distinguir as principais abordagens teóricas e modelos de análise no campo; identificar e problematizar as fases do ciclo das políticas públicas; mapear mecanismos e instrumentos de coordenação; avaliar as capacidades do Estado na produção de políticas públicas por meio da análise dos arranjos institucionais de implementação; discutir aspectos relacionados à continuidade e mudança das políticas públicas; e compreender os desafios da produção de políticas públicas no Brasil contemporâneo.

DOCENTES

Alexandre Gomide

Possui doutorado em Administração Pública e Governo pela FGV-SP (linha de pesquisa: Transformações do Estado e Políticas Públicas), com período sanduíche no departamento de Ciência Política da UC Berkeley; mestrado em Economia pela UFRGS; e graduação em Ciências Econômicas pela UFU. É integrante da carreira de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) desde 1997. Atualmente, exerce o cargo de diretor de Estudos e Políticas do Estado, Instituições e Democracia (DIEST) e o encargo de Diretor da Pós-Graduação do IPEA. Entre outros cargos de direção e assessoramento superior no governo federal e em governos subnacionais, foi: diretor de Regulação e Gestão do Ministério das Cidades; diretor de Cooperação e Desenvolvimento do IPEA; diretor da DIEST do IPEA (2011-12); diretor de Programas de Mobilidade Urbana do PAC no Ministério do Planejamento e Chefe da Assessoria Técnica do gabinete da presidência do IPEA. Docente permanente do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento do IPEA, tendo sido coordenador acadêmico do mesmo curso; docente permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública do Instituto de Direito Brasiliense (IDP); e professor colaborador dos cursos de especialização, aperfeiçoamento e formação para carreiras da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Coordena projetos de pesquisa com produção científica (artigos, livros e capítulos de livros) nas áreas de política públicas, transformações do Estado e burocracia.

INVESTIMENTO

4 parcelas de R$ 626,28

CALENDÁRIO

30 e 31 de outubro
13 e 14 de novembro
27 e 28 de novembro
11 e 12 de dezembro

HORÁRIO

Sexta: 18h30 às 22h00
Sábado: 14h00 às 17h40