fbpx

MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Gestão de Projetos no Setor Público

GESTÃO DE PROJETOS NO SETOR PÚBLICO


EMENTA DO CURSO

A disciplina apresenta, como eixo: 

  1. i) base conceitual sobre gerenciamento de projetos; 
  2. ii) fluxos de processos de gerenciamento de projetos; 

iii) técnicas e ferramentas pertinentes à área; 

  1. iv) áreas de conhecimento, bem como a reflexão acerca da utilização de metodologias de gestão no âmbito das Instituições. 

Utiliza-se, como diretriz, as propostas apresentadas pelo Guia PMBOK (Project Management Body of Knowldge, PMI).

As aulas são desenvolvidas por meio de abordagem teórico-prática, envolvendo a apresentação e a aplicação de conceitos e técnicas de gerenciamento de projetos, além da reflexão e da discussão de questões que influenciam a gestão no âmbito das organizações.

 

OBJETIVOS DO CURSO 

A disciplina tem como propósito proporcionar a reflexão acerca das estratégias, ferramentas e técnicas associadas à eficiência dos empreendimentos desenvolvidos na administração pública pelos atores das mais diversas áreas de conhecimento, familiarizando-os com a dinâmica que envolve o planejamento, a construção, a execução e o monitoramento de projetos. Dessa forma, a disciplina oferece estudos de casos, modelos e apresenta técnicas que possibilitam reconhecer problemas e visualizar soluções, além de identificar e estabelecer caminhos de intervenção.

DOCENTES

Felipe Lopes da Cruz

Doutor e mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Ergonomia e Usabilidade pela PUC-Rio e bacharel em Desenho Industrial pela UnB. Tem a certificação internacional Project Management Professional (PMP). Atuou como Chefe do Serviço de Planejamento no Departamento do Ministério da Justiça. Atua como professor e orientador em cursos de graduação e pós-graduação na Universidade de Brasília, Enap, Academia Nacional de Polícia e no UniCEUB, além de ter passado por instituições como Universidade Católica de Brasília, Faculdade Brasília, Senac, Grupo Fortium, Unip e Uniplan. Orientou 27 monografias de graduação e 15 de MBA - especialização. Tem experiência na área de gestão de projetos e processos, desenvolvimento de equipes, planejamento estratégico, auditorias de qualidade ISO 9000, projetos de comunicação institucional e marketing, ergonomia e usabilidade e em métodos e técnicas de planejamento. Desenvolveu trabalhos para o Ministério da Justiça - MJ, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos CGEE/MCT, a Companhia Nacional de Abastecimento Conab, a Presidência da República SPM/PR, a Icatu-Hartford (RJ), a Fóton, o Ministério da Saúde e o Serpro. Gerenciou equipes responsáveis pelo planejamento global, com foco no desenvolvimento de diagnósticos setoriais em nível nacional e desenvolvimento de estudos para apoiar ações institucionais de modernização da gestão. Além disso, atuou na elaboração de relatórios de situação de projetos estratégicos, apoio teórico e metodológico a gerente de projetos estratégicos, treinamento e criação de metodologia. Trabalhou na implantação do Escritório de Projetos (PMO) e na construção do curso de capacitação na metodologia de gerenciamento de projetos da Polícia Federal. Autor do livro "Projeto de interfaces: informação e usabilidade, Ed. NEA" e idealizador do site "www.gestaodoprojeto.com.br".

INVESTIMENTO

4 parcelas de R$ 626,28

CALENDÁRIO

Sexta: 18h30 às 22h00
Sábado: 14h00 às 17h40

06 e 07 de novembro
20 e 21 de novembro
04 e 05 de dezembro
18 e 19 de dezembro