Conforme calendário acadêmico, o período de matrícula inicia-se às 15 horas do dia 21/07/21 e termina às 15 horas do dia 30/07/21 exclusivamente pelo Portal do Aluno. A partir do início do prazo, cada discente deverá realizar a matrícula nas disciplinas de seu interesse, observando a existência de pré-requisitos, podendo, na mesma oportunidade, fazer a retirada manual de disciplinas que não queira mais cursar.
Para eventuais dificuldades procedimentais a Central de Relacionamento poderá ser acionada pelo e-mail centralrelacionamento@idp.edu.br, para qualquer dúvida de caráter acadêmico a Coordenação da Graduação está disponível no e-mail graduacao@idp.edu.br e, para problemas relacionados à mensalidade, boletos, etc, o Setor Financeiro pelo e-mail financeiro.alunos@idp.edu.br. Ah, em todo e-mail encaminhe seu nome completo e RA para te identificarmos, ok?
A matrícula online deve ser realizada pelo Portal do Aluno por meio do ícone
Veja o tutorial de como acessar a Matrícula Online: https://youtu.be/ZdgTApHGpEY
Em decorrência da pandemia de Covid-19 e da necessidade das adequações às regras sanitárias e de distanciamento social, permaneceremos com as matrículas exclusivamente on-line neste semestre. Contudo, estaremos à disposição para te ajudar durante todo o processo. A sua monitora institucional poderá auxiliá-la/le/lo em caso de dúvidas e encaminhará, ao setor responsável, os eventuais problemas que surgirem. A Central de Relacionamento poderá ser acionada pelo e-mail centralrelacionamento@idp.edu.br, para qualquer dúvida de caráter acadêmico a Coordenação da Graduação está disponível no e-mail graduacao@idp.edu.br e, para problemas relacionados à mensalidade, boletos, etc, o Setor Financeiro pelo e-mail financeiro.alunos@idp.edu.br. Ah, em todo e-mail encaminhe seu nome completo e RA para te identificarmos, ok?
O ajuste de matrícula pode ser realizado por você mesma/e/o durante todo o período de matrícula (de 21/07/2021 a 30/07/2021) no Portal do Aluno por meio da exclusão manual das disciplinas que você não tenha o interesse em cursar neste momento.
Lembre-se sempre de enviar as modificações e, em caso de insegurança quanto ao procedimento, encaminhe um e-mail para centralrelacionamento@idp.edu.br, nossa Central de Relacionamento. Ah, em todo e-mail encaminhe seu nome completo e RA para te identificarmos, ok?
Não, pois nesse primeiro momento já fizemos por você! Discentes ingressantes são matriculados por uma equipe pedagógica específica, apta a matricular e fazer alterações. Contudo, é possível que o próprio aluno realize alteração ou ajuste por meio do Portal do Aluno. Para eventuais questões procedimentais a Central de Relacionamento poderá ser acionada pelo e-mail centralrelacionamento@idp.edu.br, para qualquer dúvida de caráter acadêmico a Coordenação da Graduação está disponível no e-mail graduacao@idp.edu.br e, para problemas relacionados à mensalidade, boletos, etc, o Setor Financeiro pelo e-mail financeiro.alunos@idp.edu.br. Ah, em todo e-mail encaminhe seu nome completo e RA para te identificarmos, ok?
Sim! A matrícula deve ser realizada virtualmente, pelo Portal do Aluno. Caso se, no momento da matrícula, uma disciplina estiver lotada, você deverá proceder a solicitação normalmente que, por meio de direcionamento automático, sua matrícula entrará na lista de espera.
A lista de espera é um mecanismo desenvolvido pela Coordenação para facilitar o processo de matrícula e privilegiar discentes pela ordem de chegada na disciplina. Não há qualquer tipo de prioridade para discentes mais à frente do curso.
Ou os pré-requisitos não foram cumpridos ou a matéria já foi cursada. Você pode também estar com aquilo que nosso sistema chama de “Suspensão Financeira”, o que impedirá a realização de sua matrícula. Sugerimos contatar para esclarecimento de possíveis problemas relacionados à mensalidade, boletos, etc, o Setor Financeiro pelo e-mail financeiro.alunos@idp.edu.br; a Central de Relacionamento poderá ser acionada pelo e-mail centralrelacionamento@idp.edu.br, para qualquer dúvida de caráter acadêmico a Coordenação da Graduação está disponível no e-mail graduacao@idp.edu.br. Ah, em todo e-mail encaminhe seu nome completo e RA para te identificarmos, ok?
Por um impedimento no próprio sistema de matrícula não é possível o choque de horários em nenhuma hipótese, mesmo que ocorra o comprometimento da/e/o discente com o acompanhamento posterior das aulas gravadas.
As disciplinas optativas são de livre escolha, desde que cumpridos os pré-requisitos, o número máximo de créditos por semestre e claro, o número de vagas em cada disciplina.
Os pré-requisitos foram pensados para, de forma pedagógica, organizar o curso e promover melhor desenvolvimento dos alunos. Por isso, só serão analisados pedidos de quebra de pré-requisito de discentes concluintes (matriculados no 9º ou 10º semestres), por meio de requerimento, no Portal do Aluno, entre os dias 07/06/2021 e 23/07/2021.
É possível sim. Se você é discente de transferência e segunda graduação o aproveitamento já foi realizado quando do seu ingresso. Agora, se gostaria de uma nova avaliação do aproveitamento ou se gostaria de solicitar o aproveitamento de disciplinas não apresentadas anteriormente, o requerimento de aproveitamento deve ser realizado exclusivamente pelo Portal do Aluno e deve ser instruído impreterivelmente com histórico escolar constatando a APROVAÇÃO na disciplina externa e a ementa completa da mesma. Dúvidas quanto a este requerimento devem ser encaminhados para graducao@idp.edu.br. Importante: só poderão ser analisados os requerimentos que tiveram as taxas pagas e deferidas pelo setor financeiro, bem como aquelas disciplinas que tenham, no máximo, 05 anos do término contados a partir do requerimento.
Sim! O IDP se preocupa com o acompanhamento individualizado de nossos discentes, razão pela qual, quando do seu ingresso, lhe foi atribuída/o/e uma monitora/e para facilitar sua ambientação dentre a estrutura administrativa do IDP. Caso você ainda não tenha sido contatado pela sua, pedimos que nos encaminhe um e-mail para graduacao@idp.edu.br. Vamos intermediar esse contato para você!
Apenas o status de “Matriculado” permite que seu nome figure na lista de presença da disciplina. Esse status é atribuído após a confirmação e pagamento da matrícula. Só após essa confirmação seu status será alterado de “Pré-matriculado” para “Matriculado”, permitindo o lançamento de notas. Sugerimos que, caso isso ocorra, entre em contato tanto com a Central de Relacionamento (centralrelacionamento@idp.edu.br) quanto com o Setor Financeiro (financeiro.alunos@idp.edu.br) para regularização.