MBA EXECUTIVO

O MBA Executivo – Líderes do Setor Púbico é um programa de estudos de dois anos que tem como objetivo preparar os estudantes para entender problemas políticos complexos e encontrar soluções concretas. Por meio de cursos, estudos de casos e diversas atividades, auxiliamos os estudantes na construção de um kit conceitual completo que tem como base diversas ciências sociais – Ciência Política, Direito, Economia, Gestão – e como principal característica o fato de ser adaptado para a prática do dia a dia. Os estudantes do MBA chegam ao IDP comprometidos com o interesse público e com a transformação social. Nosso papel é equipá-los com um ferramental analítico para encarar os desafios que enfrentarão nesse caminho. Trata-se de um Programa caracterizado pelo foco em evidências e pela capacidade de extrair lições e soluções a partir de um ambiente complexo que caracteriza a implementação de políticas públicas no mundo real. O objetivo é que os estudantes desenvolvam familiaridade com um amplo conjunto de métodos analíticos e, principalmente, a capacidade de identificar a melhor ferramenta para solução de cada problema enfrentado.

QUER CONHECER EM DETALHES
AS DISCIPLINAS OFERECIDAS
NO MBA EXECUTIVO?

FORMATO

O MBA Executivo – Líderes do Setor Público apresenta 7 módulos no formato blended. Os 6 primeiros módulos possuem uma semana de imersão com atividades presenciais a cada três meses. Nos intervalos dos encontros presenciais os professores acompanham os alunos com atividades online. O 7º módulo, exclusivamente online, é dedicado às atividades de metodologia, visando à preparação do projeto aplicado.

MÓDULOS

MÓDULO 1

INOVAÇÃO NO
SETOR PÚBLICO

31 de agosto a 04 de setembro de 2020

MÓDULO 2

Combate à Corrupção
no Setor Público

30 de novembro a 04 de dezembro de 2020

MÓDULO 3

Liderança e Moderni-
zação do Estado

01 a 05 de março de 2021

MÓDULO 4

Gestão Pública e
Modernização do Estado

31 de maio a 04 de junho de 2021

MÓDULO 5

Políticas Públicas
e Evidências I

30 de agosto a 03 de setembro de 2021

MÓDULO 6

Políticas Públicas
e Evidências II

29 de novembro a 03 de dezembro de 2021

MÓDULO 7

Metodologia
de Pesquisa

(modo de ensino remoto)

INSCREVA-SE

CORPO
DOCENTE

Alexander Vaz

Doutor em Ciência Política.
Pesquisador Sênior do International
Policy Centre for Inclusive Growth (IPC-IG/UNDP)

Caio Cordeiro de Resende

Doutor em Economia.
Consultor Legislativo no Senado Federal

Felipe Cruz

Doutor em Ciência da Informação.
Coordenador Geral de Cooperação e Gestão -
Ministério do Planejamento

Fernando Boarato Meneguin

Pós-Doutor em Economia.
Consultor do Senado Federal da Justiça

Gustavo Cezário

Mestre em Relações Internacionais.
Gerente Educação Empreendedora no SEBRAE

João Trindade

Doutorando em Direito.
Consultor no Senado Federal.

Jose Luiz Rossi

Doutor em Economia.
Economista-Pais no BID

Leany Lemos

Pós-Doutora em Sociologia
Coordenadora do Comite de Dados no Combate ao COVID19

Luciana Garcia

Doutora em Direito. Advogada.

Luís Henrique Paiva

Doutor em Sociologia e Política.
Gestor Público (EPPGG).

Luiz Ricardo Cavalcante

Doutor em Economia.
Consultor Legislativo no Senado Federal.

Pedro Cavalcante

Pós-Doutor em Ciência Política.
Gestor Público (EPPGG).

Suely Araújo

Doutora em Ciência Política.
Consultora Legislativa da Câmara dos Deputados.
Ex-Presidente do IBAMA.

Weder de Oliveira

Mestre em Direito.
Ministro-Substituto do TCU.

CONHEÇA MAIS PROFESSORES NO PROGRAMA DO CURSO

CLIQUE AQUI E FAÇA DOWNLOAD DO PROGRAMA

Coaching de Carreiras

Durante o programa, os estudantes participam de processos de coaching, que tem por objetivo impulsionar e desenvolver o talento dos participantes em sua condição de líderes do setor público. Por meio do coaching, o IDP tem por objetivo acompanhar de perto a carreira dos estudantes, oferecendo suporte no seu desenvolvimento profissional.

Processo
Seletivo


Confira as etapas da matrícula da Pós IDP:

1ª Etapa: Inscrição no site e Pagamento da taxa de inscrição

Para participar do processo seletivo, o candidato deverá se inscrever no site e realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00.

2ª Etapa: Análise curricular

Realizaremos a análise do seu currículo e informações enviadas na inscrição
em até 48h úteis após o pagamento da taxa de inscrição.

3ª Etapa: Entrevista e entrega dos documentos 

A entrevista serve como uma espécie de consultoria para o futuro aluno IDP.

Trata-se de um momento para conhecermos melhor você, sua carreira e seus
planos futuros no âmbito profissional. Ela pode ser presencial ou por skype e tem duração média de 20 minutos.

Após a realização da entrevista, o(a) candidato(a) será informado da sua
aprovação ou não. Se aprovado, deverá entregar a sua documentação para
matrícula e assinar o contrato.

4ª Etapa: Pagamento da primeira mensalidade

Com o contrato assinado, o aluno receberá o boleto referente
a primeira mensalidade da Pós. Assim que o boleto estiver pago,
a matrícula estará confirmada.

EDITAL DE
INSCRIÇÃO

No Edital você pode conhecer todas as etapas discriminadas de como aplicar no Programa de Mestrado. Nosso Programa oferece todos os benefícios e investimento do curso

Download do Edital

Inscreva-se

Confira quem já é IDP

Perfil
da Turma


Profissionais com nível superior completo, com potencial de liderança e espírito público,que possuem:

• Experiência profissional diversificada
• Maturidade comportamental e interesse no autodesenvolvimento
• Pensamento crítico e capacidade de contribuição para as discussões da turma
• Adequação do momento profissional e pessoal para cursar o Programa

Internacionalização

O jurista contemporâneo precisa ter uma visão global. Por isso, o IDP estabelece convênios com universidades e institutos estrangeiros de renome para dar ao aluno a oportunidade de vivenciar períodos de estudos e pesquisas internacionais. Os convênios internacionais firmados pelo IDP possibilitam o ingresso em mais de 15 instituições de ensino conveniadas, em cerca de 6 países diferentes.

Confira algumas instituições conveniadas:

 

PERGUNTAS FREQUENTES CORONAVÍRUS

As aulas da Turma 2020.2 estão previstas para terem início em setembro de 2020. Até lá, esperamos que as autoridades públicas de saúde já tenham autorizado o retorno regular das atividades presenciais. O IDP está se preparando para que esse retorno ocorra da forma mais segura possível para nossos alunos, com atenção especial a todas a orientações do Ministério da Saúde.

Além disso, estamos nos preparando para disponibilizar em nossas plataformas para ensino remoto todos os encontros presenciais do Programa, de forma a assegurar que todos os alunos, particularmente os que residam fora de Brasília, consigam acompanhar o conteúdo do Mestrado em tempo real, ainda que, por alguma razão, se vejam impedidos de se deslocar ao IDP.

Em março de 2020, quando a interrupção das aulas presenciais foi decretada pelo Governo do Distrito Federal, o IDP, em apenas 2 semanas, colocou no ar um Ambiente Virtual de Aprendizagem moderno e interativo. Nosso sistema é desenvolvido por meio da plataforma Canvas, a mesma utilizada pelas melhores universidades do mundo, como Harvard e Stanford. Todas as aulas do Mestrado passaram a ser ministradas de forma remota, transmitida ao vivo pelos professores do corpo docente permanente dos Programas de Mestrado.

Na ocasião, como é de praxe no IDP, demos total liberdade aos estudantes para aderir ao sistema de ensino remoto ou para aguardar o retorno das aulas presenciais. Após testes iniciais em que os alunos avaliaram a plataforma, a adesão foi superior a 95%, o que demonstra o alto índice de satisfação de nossos estudantes, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia.

Caso não seja possível o retorno das atividades presenciais em setembro, seguiremos com o regime remoto, de forma a permitir que todos os interessados concluam as atividades do programa seguindo o calendário regular. Também para os novos alunos será dada a possibilidade de aderir a esse regime ou aguardar o retorno presencial das atividades.

O nosso processo seletivo consiste em duas etapas: análise do currículo e memorial e entrevista (avaliação oral) com a banca examinadora. Essa entrevista já era comumente realizada por videoconferência, no caso de candidatos que residissem fora de Brasília. A única diferença para este processo seletivo é que a avaliação oral será feita exclusivamente por videoconferência, que será agendada com antecedência pelo nosso time de relacionamento com o candidato.

Não. A estrutura curricular do curso, a oferta bimestral de disciplinas e o calendário de encontros do Programa de Mestrado do IDP permanecem o mesmo. Também não houve qualquer alteração no corpo docente permanente do Programa.

Conheça o IDP

O IDP é um centro de excelência no ensino, pesquisas e extensão nas áreas da Administração Pública, do Direito e da Economia. Criado há mais de 20 anos, o Instituto vem se consolidando como um think tank independente, que visa contribuir para as transformações sociais, políticas e econômicas do Brasil. Desde a sua fundação, a instituição buscou sempre o máximo.

Em vez de qualidade acadêmica, conquistou a excelência.
No lugar de bons professores, optou por ter os melhores.
Mais que formar profissionais, escolheu preparar pessoas capazes de contribuir para a evolução das suas áreas de atuação.

O IDP oferece ensino e pesquisa de excelência por meio de cursos de graduação, especialização, extensão, mestrado e doutorado. O Instituto desenvolve estudos e pesquisas aplicadas, difundidos por uma grande rede de publicações acadêmicas e de eventos de grande repercussão, nos quais reúne palestrantes nacionais e internacionais de destaque, promovendo, assim, o intercâmbio global do conhecimento e estimulando o debate de alto nível acadêmico.

Localizado estrategicamente em Brasília, o IDP agrega profissionais, pensadores e lideranças do país. Aqui, a trajetória profissional e acadêmica dos nossos estudantes alcança os níveis mais elevados de formação.

Viver o IDP é estar inserido nos debates mais avançados e atuais, em nível nacional e internacional.

INFRAESTRUTURA

+ de 20
salas de aula e salas de estudos, amplas e modernas, que facilitam a troca e o aprendizado do aluno

Além do acervo físico da biblioteca, o aluno possui acesso a diversas plataformas digitais, como a Revistas dos Tribunais, os Periódicos da RT e o app Minha Biblioteca, que reúne mais de 8 mil títulos

Auditório moderno e equipado, com acústica planejada e capacidade para 250 pessoas

Zen Zone, um espaço destinado para o relaxamento, onde os estudantes são convidados a desligarem os celulares e fazerem uma rápida pausa nos estudos