IDP

LAIPP

Laboratório de Avaliação & Inovação em Políticas Públicas

quem somos

O Laboratório de Avaliação e Inovação em Políticas Públicas (LAIPP) é uma iniciativa dos Programas de Mestrado em Administração Pública e Economia do IDP que tem por objetivo principal preencher a lacuna entre o conhecimento gerado por meio de avaliações de políticas públicas cientificamente rigorosas e o conhecimento utilizado para implementação de políticas públicas e programas sociais no País.

o que fazemos

A rede de pesquisadores do LAIPP busca sintetizar, em linguagem clara, acessível e intuitiva, avaliações de políticas públicas nas mais diversas áreas do conhecimento realizadas no Brasil e no exterior. Além disso, em breve, lançaremos nosso Programa de Micromaster em Big Data para Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, com o objetivo de capacitar pesquisadores em diferentes métodos de avaliação de impacto.

16/07/2021
A desigualdade econômica afeta o estilo de criação escolhido pelos...
13/07/2021
A combinação de programas sociais pode reduzir a mortalidade infantil?
09/07/2021
Quais são as estratégias de enfrentamento da obesidade no Brasil?

Quais são os efeitos dos empréstimos estudantis sobre a obtenção educacional?

02/07/21 Estados Unidos da América Educação Outros
Estudantes universitários de baixa renda são elegíveis para subsídios e empréstimos federais nos Estados Unidos. Para acessar o auxílio federal, os estudantes precisam preencher os dados no aplicativo gratuito de ajuda federal aos estudantes, que requer informações sobre a renda familiar, ativos, irmãos e outros membros da família. Marx e Turner (2019) fornecem a primeira evidência experimental sobre o efeito dos empréstimos estudantis sobre a obtenção educacional. Análises custo-benefício e teóricas sugerem que as ofertas de empréstimos diferentes zero melhoram o bem-estar, no entanto, nos EUA ainda não são ofertados empréstimos para mais de cinco milhões de estudantes.

O programa de seguro-desemprego brasileiro é eficiente em custo?

28/06/21 Brasil Mercado de Trabalho Outros
Acredita-se que a presença de um grande setor informal aumenta o custo de eficiência dos programas sociais nos países em desenvolvimento, tais como os programas de transferência e os programas de seguro social. Nesse contexto, Gerard e Gonzaga (2018) avaliam tais alegações, buscando estudar o custo de eficiência dos aumentos de benefícios do seguro-desemprego em um cenário de alta informalidade, combinando um quadro de seguro-desemprego ideal e evidências empíricas para os beneficiários do programa brasileiro. Os autores encontraram evidências de respostas comportamentais para os incentivos ao seguro-desemprego, incluindo respostas de informalidade.

Estradas rurais são suficientes para transformar a estrutura econômica de vilarejos?

25/06/21 Índia Mercado de Trabalho Regressão Descontínua
Através do programa do PMGSY, o governo indiano proporcionou o financiamento de construção de estradas pavimentadas que ligassem aos vilarejos que estavam a mais de 2 quilômetros de um local pavimentado. Tal programa está baseado na literatura de que a construção de estradas é associada a um aumento no crescimento agrícola e não agrícola e redução da pobreza. Através de um rd fuzzy, o estudo indicou que as novas estradas possibilitam a realocação de mão de obra para fora da agricultura e aumentam os serviços de transporte, mas que não há efeitos nas mudanças dos vilarejos.

As estradas rurais criam caminhos para sair da pobreza?

22/06/21 Índia Outros Diferenças em Diferenças
Através do programa do PMGSY, o governo indiano proporcionou o financiamento de construção de estradas, proporcionando uma melhoria na mobilidade urbana. Ao realizar a análise do programa durante 10 anos, busca-se definir qual o impacto causal da conectividade de estradas pavimentadas, utilizando como grupo de controle estradas não pavimentadas. Através do método de Diferenças em Diferenças, é realizada a análise sob a ótica de preços de bens importados, variedade das cestas de consumo, adoção de tecnologia na agricultura e investimento em capital humano de crianças e adolescentes. Os resultados sugerem que houve uma integração do mercado, possibilitando um comércio mais intenso entre as áreas urbanas e rurais.

Livres

No IDP você encontra cursos livres on-lines sobre os principais assuntos de Comunicação, Gestão, Economia e Direito.

SGAS Quadra 607 . Módulo 49 . Via L2 Sul - Brasília-DF - CEP 70200-670

laipp@idp.edu.br