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COMO AS EXPECTATIVAS AFETAM A ESCOLHA DE ESTUDANTES POR INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR?

08 dez 2023

Pesquisador responsável: Bruno Benevit

Título original: University Choice: The Role of Expected Earnings, Non-pecuniary Outcomes and Financial Constraints

Autores: Adeline Delavande e Basit Zafar

Localização da Intervenção: Paquistão

Tamanho da Amostra: 2149 estudantes

Setor: Educação

Variável de Interesse Principal: Escolha de instituição de ensino

Tipo de Intervenção: Percepção sobre as universidades

Metodologia: GMM

Resumo

Ao término do ensino secundário, os jovens deparam-se com diversas opções de ensino superior. Tal escolha está relacionada ao curso e à instituição de ensino, podendo ser afetada tanto por expectativas e restrições de mercado como por aspectos não pecuniários. Este artigo investigou quais determinantes afetam a escolha da instituição de ensino superior dos estudantes no Paquistão, observando fatores como retornos monetários, retornos não pecuniários associados às universidades, e nas restrições financeiras. Através de um modelo de escolha escolar, as estimativas encontradas a partir do Método dos Momentos Generalizados (GMM) indicaram que fatores não pecuniários, como a ideologia da instituição de ensino, são os principais determinantes para essa escolhas. As perspectivas do mercado de trabalho desempenharam um papel significativo, porém pouco relevante.

  1. Problema de Política

A escolha da instituição de ensino superior é uma etapa crucial na carreira dos indivíduos, sendo potencialmente influenciada por diversos fatores. Cada estudante enfrenta uma decisão única e altamente personalizada ao escolher a instituição de ensino superior que melhor se adapte às suas necessidades e objetivos educacionais.

Além das expectativas de ganhos futuros, que são frequentemente levadas em conta com base em projeções salariais e oportunidades de emprego associadas a diferentes programas e universidades, há fatores subjetivos significativos que desempenham um papel crucial (Eisenhauer, Heckman e Mosso, 2015). Fatores como a afinidade com a cultura e os valores da instituição, a localização geográfica, a qualidade do corpo docente e a disponibilidade de recursos acadêmicos específicos podem influenciar essa decisão (Delavande e Zafar, 2019). Nesse sentido, cada estudante considera uma combinação única de fatores objetivos e subjetivos para encontrar a instituição que melhor se alinha com suas aspirações acadêmicas e pessoais.

  1. Contexto de Implementação da Política

O ensino superior Paquistão abriga uma ampla gama de instituições, apresentando semelhanças com o restante da Ásia do Sul. Os tipos de instituições variam desde universidades públicas e privadas até madrassas, escolas religiosas islâmicas comumente encontradas na região. Ambas as universidades públicas e privadas possuem seus exames de ingresso próprios, similar ao realizado nos Estados Unidos e no Brasil. Adicionalmente, as universidades também realizam processos de ingresso baseado em exames do ensino secundário e/ou entrevistas.

A qualidade da educação superior no país varia amplamente, com algumas instituições de renome internacional, enquanto outras enfrentam desafios de infraestrutura e governança. Nesse sentido, as universidades privadas destacam-se, adotando um estilo de ensino ocidental e apresentando os melhores retornos de mercado de trabalho, porém implicando em altos custos aos estudantes. As madrassas encontram-se no outro pólo, geralmente oferecendo seus serviços de forma gratuita. Com performance intermediária, encontram-se as universidades islâmicas, que costumam ser públicas e acessíveis a camadas mais pobres da população. Apesar da variedade de opções, a taxa de matrícula de estudantes paquistaneses entre 17 e 23 anos era 5,1% em 2011 (Delavande e Zafar, 2019).

  1. Detalhes da Avaliação

Para prospectar dados referentes às expectativas dos estudantes em relação às instituições de ensino, esse estudo conduziu um questionário a estudantes do sexo masculino em idade universitária, matriculados em diferentes faculdades de dois centros urbanos no Paquistão. As cinco universidades apresentadas no questionário representaram a diversidade de instituições de ensino superior no Paquistão, divididas em: (i) Universidade Muito Restrita (UMR), (ii) Universidade Restrita (UR), (iii) Universidade Islâmica (UI), (iv) Madrassa na cidade 1 (M1), e Madrassa na cidade 2 (M2).

Este questionário foi elaborado com o intuito de compreender as preferências dos estudantes em relação à escolha de universidades. Os estudantes foram apresentados a um cenário hipotético de seleção de instituições de ensino superior e solicitados a classificar cinco universidades existentes em termos de preferência de inscrição. Essas escolhas foram feitas sob duas condições distintas: a primeira considerando a situação financeira atual do estudante (declarada sob restrição financeira), e a segunda desconsiderando os custos das instituições de ensino superior (declarada sem restrição financeira). Essa abordagem permitiu isolar as preferências dos estudantes no momento da pesquisa, livre de influências externas como restrições financeiras ou outros fatores.

A pesquisa também coletou dados sobre as crenças dos estudantes em relação a diversos resultados acadêmicos e de mercado de trabalho, fornecendo informações sobre as percepções dos estudantes em relação aos retornos associados às diferentes instituições educacionais (em relação ao próprio estudante e à população em geral). Adicionalmente, o questionário também verificou as percepções dos estudantes relacionadas à aceitação dos pais, chance de abandono, alinhamento ideológico, qualidade do ensino e custos mensais de determinada instituição de ensino.

  1. Método

Este estudo baseou-se em um modelo de escolha escolar desenvolvido pelos autores, considerando os parâmetros da função de utilidade dos estudantes, como consumo, alinhamento ideológico, custos associados aos cursos, custos da (possível) mudança de cidade da instituição de ensino superior,  fatores específicos das escolas e as probabilidades de graduar-se e de abandonar o curso. Choques informacionais posteriores ao ingresso no curso também afetam a probabilidade de abandono. Adicionalmente, o modelo também contempla a probabilidade de conseguir um emprego em ambos os cenários de conclusão ou não do curso e os seus efeitos na expectativa subjetiva dos estudantes em relação aos seus rendimentos futuros (aos 30 anos de idade).

Para a estimação dos parâmetros estruturais que afetam a escolha da instituição de ensino superior dos estudantes paquistaneses, foi adotado o procedimento de Método dos Momentos Generalizados (GMM). Especificamente, o GMM considerou a estimação conjunta de duas regressões: (i) uma regressão de logit multinomial para identificar a probabilidade de escolha de determinada instituição e (ii) uma regressão de logit fracional para identificar a probabilidade de desistência de determinada instituição. Os autores verificaram a validade ao observar a diferença dos resultados entre as subamostras de estudantes no primeiro ano e em anos posteriores.

A aprovação subjetiva dos pais dos estudantes pelas instituições de ensino superior foi verificada considerando os custos, a renda familiar, o tipo da instituição (Madrassa ou não), a distância de casa, o grau de religiosidade dos estudantes, e expectativa sobre o retorno no mercado de trabalho proporcionado pelo curso.

Os autores conduziram regressões lineares para estimar as expectativas em relação à empregabilidade (condicional a ser graduado e/ou não graduado), retornos pecuniários (condicional a ser graduado e/ou não graduado), nível da graduação, e alinhamento ideológico. Os modelos consideraram efeitos fixos da instituição de ensino atual, efeitos fixos das instituições de ensino julgadas no questionário, e a idade do estudante.

Por fim, o estudo apresentou diversas estimativas sobre o impacto de três simulações de políticas: (i) redução das restrições financeiras, (ii) disponibilização de informações a respeito dos retornos de cada tipo de instituição de ensino superior, e (iii) homogeneização ideológica das instituições de ensino.

  1. Principais Resultados

As estimativas encontradas indicaram uma forte variação nas crenças dos estudantes sobre os resultados considerados entre várias instituições de ensino, juntamente com uma diversidade significativa nas crenças entre os indivíduos dentro de cada instituição de ensino. Os dados das crenças subjetivas ofereceram uma representação coerente dessa situação, na medida em que as expectativas em relação aos seus rendimentos aos 30 anos condicionadas às instituições foram coerentes comparado aos padrões observados nos dados reais.

Além disso, os resultados indicaram que os alunos tendem a escolher as instituições de ensino superior com base nos resultados não pecuniários, como a aprovação dos pais e a posição da graduação, implicando em valoração mais elevada para as instituições em que estavam matriculados na época. Similarmente, as crenças médias relacionadas à desistência tendiam a ser mais baixas para a instituição em que os estudantes estavam matriculados naquele momento.

Em relação às simulações de políticas, os resultados revelaram que a redução das restrições financeiras, por meio da oferta de empréstimos ou educação gratuita, poderia ter beneficiado aproximadamente 60% dos estudantes na amostra, e que quase 20% teriam escolhido uma instituição de ensino superior diferente. Tais resultados sugerem que as restrições financeiras desempenham um papel significativo na escolha universitária no Paquistão, onde os mercados de crédito eficientes são escassos (Delavande e Zafar, 2019). Referente às outras duas políticas simuladas, os resultados destacaram a relevância dos fatores não financeiros e a diversidade de preferências dos estudantes em relação à ideologia específica de cada instituição: qualquer política que tivesse levado à uniformização das instituições em termos de ensino teria tido um impacto pouco significativo nas escolhas de matrícula, no entanto, teria acarretado perdas de bem-estar para um terço dos estudantes.

  1. Lições de Política Pública

Este artigo investigou o papel de restrições financeiras, retornos monetários esperados e fatores não pecuniários associados às instituições de ensino superior no processo de escolha da instituição de ensino superior de estudantes no Paquistão. Com esse intuito, os autores exploraram o contexto do ensino superior do país, que apresenta grande heterogeneidade ideológica entre as suas universidades convencionais e madrassas.

As evidências do estudo demonstraram que as restrições financeiras são importantes na determinação da escolha da universidade pelos estudantes, sendo fortemente influenciadas pela aprovação e subsídio parental. Nesse sentido, políticas de subsídio com enfoque na mitigação dessas restrições têm o potencial de elevar o índice de matrículas de estudantes em universidades com custos elevados, elevando os rendimentos e aumentando substancialmente a utilidade dos estudantes beneficiados ao longo da vida.

Referências

DELAVANDE, A.; ZAFAR, B. University Choice: The Role of Expected Earnings, Nonpecuniary Outcomes, and Financial Constraints. Journal of Political Economy, v. 127, n. 5, p. 2343–2393, out. 2019.

EISENHAUER, P.; HECKMAN, J. J.; MOSSO, S. Estimation of Dynamic Discrete Choice Models by Maximum Likelihood and the Simulated Method of Moments. International Economic Review, v. 56, n. 2, p. 331–357, maio 2015.