IDP

Ferramentas de acessibilidade

VLibras

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC


TRAUMAS NO INÍCIO DA VIDA PODEM IMPACTAR NA SAÚDE MENTAL DO INDIVÍDUO ADULTO?

29 set 2023

Pesquisadora Responsável: Eduarda Miller Figueiredo

Título Original: Early Life Circumstance and Adult Mental Health

Autores: Achyuta Adhvaryu, James Fenske e Anant Nyshadham

Localização da Intervenção: Gana

Tamanho da Amostra: 7.741 indivíduos

Setor: Saúde

Variável de Interesse Principal: Sofrimento Mental

Tipo de Intervenção: Acontecimentos no início da vida

Metodologia: Análise de Medição

Resumo

Este estudo tinha como objetivo estudar como as circunstâncias do início da vida afetam o sofrimento psicológico na idade adulta. Traumas no início da vida podem ter impactos descomunais nas populações de baixa renda, cuja suavização de renda e os mecanismos de enfrentamento são frequentemente limitados. Os resultados indicam que existe um impacto negativo do choque de preços no período do nascimento no logaritmo da pontuação K10. Além disso, fatores econômicos, tais como poupanças monetárias e trabalho por conta própria, parecem contribuir mais para o efeito total do tratamento do que a alfabetização, a altura e o IMC. Em conclusão, os baixos preços do cacau à nascença aumentam substancialmente a incidência de sofrimento mental grave.

  1. Problema de Política

Os distúrbios de saúde mental são responsáveis por 13% da carga global de doenças. Mesmo com uma alta porcentagem de doenças mentais, que levam à grandes perdas econômicas, o investimento em prevenção e tratamento ainda são relativamente baixos (Collins et al., 2011).

Como um segmento crescente da literatura sobre origens fetais já documentou, traumas no início da vida podem ter impactos descomunais nas populações de baixa renda, cuja suavização de renda e os mecanismos de enfrentamento são frequentemente limitados. Portanto, famílias de pequenos agricultores no mundo em desenvolvimento está exposto à flutuações frequentes de rendimento (Maccini e Yang, 2009).

Este estudo tem como objetivo estudar como as circunstâncias no início da vida afetam o sofrimento psicológico em idade adulta. A escolha de observar o início da vida é pelo fato de que a literatura recente tem demonstrado que choques e intervenções no período inicial da vida têm impactos grandes e duradouros na saúde, assim como na formação de capital humano (Almond e Currie, 2011; Heckman, 2007).

  1. Contexto de Implementação e de Avaliação

A hipótese de origens fetais afirma que o acesso à nutrição no início da vida tem efeitos a longo prazo na saúde e no bem-estar do indivíduo. Em mudanças na programação fetal podem ter diversos efeitos, como na saúde física (Hoynes et al., 2012), desempenho educacional (Bharadwaj et al., 2013) e no mercado de trabalho (Bhalotra e Venkataramani, 2012). Além disso, evidências médicas sugerem que alguns componentes da saúde mental são codificados durante a gestação (Shonkoff et al., 2012).

O cacau é o principal produto agrícola de exportação de Gana, e o seu preço é um fator determinante dos rendimentos familiares nas regiões onde é cultivado. As amplas e persistentes flutuações do preço do cacau afetam diretamente os meios de subsistência dos pequenos agricultores, deixando as famílias vulneráveis aos efeitos nocivos dos choques.

  1. Detalhes da Política/Programa

            As famílias na região produtora de cacau de Gana experimentam mudanças no preço real do cacau como choques de rendimento, enquanto as famílias em regiões que não produzem cacau não são afetadas por estas flutuações. Onde crianças nascidas em famílias em regiões produtoras de cacau, durante períodos de preços elevados do cacau, terão mais recursos devido aos rendimentos mais elevados da família.          

            A Figura 1 mostra um mapa de Gana com as regiões sombreadas de acordo com a porcentagem de área dedicada ao cultivo do cacau. A figura à esquerda mostra a fração de terra plantada com cacau em cada região, enquanto a figura à direita mostra a parcela de todas as terras da região que são adequadas para o cultivo do cacau.

Figura 1: Produção de Cacau e Solos Adequados para Cacau por Região

Fonte: Adhvaryu et al. (2018)

  1. Método de Avaliação

Para a realização da pesquisa, os autores utilizaram uma fonte de dados sobre os preços reais do cacau no produtor, de Teal (2002), que reproduz os verdadeiros preços reais ao produtor de cacau, que representa uma oportunidade de rendimento variável no tempo, disponível para as famílias nas regiões produtoras de cacau do Gana, mas não disponível noutras regiões do país. Os dados de produção de cacau foram retirados da EGC-ISSER Socioeconomic Panel Survey, para o período entre novembro de 2009 e abril de 2010 para toda Gana.

A principal medida de saúde é calculada usando as questões do Kessler Psychological Distress Scale (K10), como uma medida do sofrimento mental do espectro de ansiedade-depressão. O questionário consiste em 10 perguntas sobre estados emocionais negativos vivenciados durante as últimas 4 semanas.

Foram analisados indivíduos que nasceram em Gana, que têm entre 15 e 65 anos no momento da pesquisa, totalizando uma amostra de 7.741 indivíduos.

Os autores adicionaram no modelo um vetor adicional de controles ( x ), onde o conjunto de controles interage o vetor de efeitos fixos da região de nascimento com uma variável do ano de nascimento, para permitir tendências de tempo específicas da região de nascimento. Também foram adicionadas tendências temporais específicas da região de nascimento, assim como, medidas de precipitação e temperatura.

Foi também realizado pelos autores uma análise de medição com aplicação de ponderação de probabilidade inversa (Heckman et al., 2013; Huber, 2014), que envolve a estimação do grau em que os impactos dos choques no sofrimento mental variam de acordo com os valores dos fatores candidatos à mediação.

  1. Principais Resultados

             As principais estimativas demonstram que há um impacto negativo do choque de preços no nascimento no logaritmo da pontuação K10 do entrevistado na idade adulta. As magnitudes dos efeitos no logaritmo da pontuação K10 são moderados, enquanto os impactos em sofrimento severo são grandes.

            O preço real do produtor variou muito ao longo do tempo e um aumento de 1 desvio padrão no preço logarítmico é equivalente à 0,55 pontos logarítmicos. Ou seja, para um indivíduo que nasceu em uma região produtora de cacau, já uma redução na pontuação do log K10 em aproximadamente 1% da média. Para dificuldades graves, um choque de preços leva a uma redução de cerca de 3 pontos percentuais nas dificuldades graves, o que é quase metade da média.

            Os indivíduos que receberam choques benéficos no preço do cacau no seu ano de nascimento têm menor probabilidade de declarar que são tipo de pessoa que está deprimida. Da mesma forma, eles são mais propensos a se identificarem como relaxados. Para os autores, são essas as características esperadas dos indivíduos com menor probabilidade de sofrimento mental como resultado de condições favoráveis nos acontecimentos do início da vida.

            A partir da análise de medição, foi calculado a contribuição de cada fator para os efeitos no sofrimento mental, conforme apresentado na Figura 2. Os resultados indicam que os fatores econômicos, como a poupança em dinheiro e o trabalho por conta própria, parecem contribuir mais para o efeito total do tratamento do que a alfabetização, altura e IMC. Além disso, a poupança em dinheiro intervém mais fortemente o efeito sobre o sofrimento mental do que o valor dos ativos físicos.

Figura 2: Análise de Medição

Fonte: Adhvaryu et al (2018).

            Todos os seis fatores juntos representam cerca de 10% dos efeitos totais do tratamento sobre o sofrimento grave. Os 90% restantes dos efeitos do tratamento sobre a saúde mental são o efeito direto do choque ou mediados por outros canais não medidos para essa amostra.

            Foram também estimados outros resultados para adultos. Os autores encontraram impactos positivos na participação da força de trabalho e impactos substanciais no auto-emprego agrícola. Além de impactos positivos na qualidade da habitação (eletricidade e água canalizada) e acumulação de capital humano (inglês, alfabetização e anos de escolaridade).

            Portanto, nas regiões produtoras de cacau, baixos preços de cacau no momento do nascimento aumentam substancialmente a incidência de sofrimento mental grave aumentando a probabilidade de grave sofrimento mental em 3 pontos percentuais, ou quase 50% da incidência média de sofrimento grave, quando comparado aos nascidos em outras regiões de Gana.

  1. Lições de Política Pública

             Os resultados dos autores sugerem duas interpretações mutuamente compatíveis dos impactos na saúde mental. Em primeiro lugar, a saúde mental poderia ser um mecanismo que explica parcialmente outros problemas econômicos dos choques ocorridos no início da vida. Em segundo lugar, a saúde mental é um resultado final que depende, em parte, desses resultados econômicos e relacionados à saúde.

Referências

Almond, D. and Currie, J. (2011). Killing me softly: The fetal origins hypothesis. The Journal of Economic Perspectives, 25(3):153-172.

Bhalotra, S. and Venkataramani, A. (2012). Shadows of the captain of the men of death: Early life health interventions, human capital investments, and institutions. Unpublished manuscript, University of Bristol.

Bharadwaj, P., Loken, K., and Neilson, C. (2013). Early life health interventions and academic achievement. American Economic Review, 103(5):1862-1891.

Collins, P. Y., Patel, V., Joestl, S. S., March, D., Insel, T. R., Daar, A. S., Bordin, I. A., Costello, E. J., Durkin, M., Fairburn, C., et al. (2011). Grand challenges in global mental health. Nature, 475(7354):27-30.

Heckman, J. J. (2007). The economics, technology, and neuroscience of human capability formation. Proceedings of the National Academy of Sciences, 104(33):13250-13255.

Heckman, J., Pinto, R., and Savelyev, P. (2013). Understanding the mechanisms through which an inuential early childhood program boosted adult outcomes. The American Economic Review, 103(6):1-35.

Hoynes, H. W., Schanzenbach, D. W., and Almond, D. (2012). Long run impacts of childhood access to the safety net. National Bureau of Economic Research Working Paper No. w18535.

Huber, M. (2014). Identifying causal mechanisms (primarily) based on inverse probability weighting. Journal of Applied Econometrics, 29(6):920-943.

Maccini, S. and Yang, D. (2009). Under the weather: Health, schooling, and economic consequences of early-life rainfall. American Economic Review, 99(3):1006-1026.

Shonkoff, J. P., Garner, A. S., Siegel, B. S., Dobbins, M. I., Earls, M. F., McGuinn, L., Pascoe, J., Wood, D. L., et al. (2012). The lifelong effects of early childhood adversity and toxic stress. Pediatrics, 129(1):e232-e246.

Teal, F. (2002). Export growth and trade policy in Ghana in the twentieth century. The World Economy, 25(9):1319-1337.