Coordenação: Profs. João Paulo Bachur e Gabriel Rezende

No segundo semestre de 2021 nosso Laboratório se ocupará das obras de autores de matriz francesa, sob o rótulo geral do que poderia ser designado como “pós- estruturalismo”. Apesar da riqueza dessa vertente teórica, seu emprego para a compreensão do fenômeno jurídico ainda é incipiente no Brasil.

Nosso grupo é aberto a estudantes de qualquer curso de graduação, especialização, mestrado e doutorado, do IDP e de outras instituições.

HORKHEIMER, Max. Teoria Tradicional e Teoria Crítica. In: BENJAMIN, Walter; HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor; HABERMAS, Jürgen. Textos Escolhidos: Walter Benjamin, Max Horkheimer, Theodor W. Adorno, Jürgen Habermas. São Paulo: Nova Cultural, 1975. p. 125-162. (Os Pensadores).
Convidado: Stefan Klein, UnB

Inscreva-se

Capítulo sobre Habermas em: NEVES, Marcelo. Entre Têmis e Leviatã: uma relação difícil. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

Inscreva-se

HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
Convidado: Pablo Holmes, UnB

Inscreva-se

Capítulo sobre Luhmann em: NEVES, Marcelo. Entre Têmis e Leviatã: uma relação difícil. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

Inscreva-se

LUHMANN, Niklas. O direito da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
Convidado: Orlando Villas Boas, USP.

Inscreva-se

“Teoria Crítica e Pesquisa Empírica”
Palestra de encerramento do Ciclo Introdutório do Laboratório da Teoria Social e do Pensamento Jurídico Contemporâneo.
Convidado: Thiago Simim, Pesquisador do Institut für Sozialforschung (Frankfurt am Main, Alemanha)

Inscreva-se

Foucault, A ordem do discurso.

Foucault, A verdade e as formas jurídicas

Derrida, Foça de lei.

Inscreva-se

Latour, A fabricação do direito, caps.
1 e 2.

Latour, A fabricação do direito, caps. 3 e 4

Latour, A fabricação do direito, cap. 5

Inscreva-se

Latour, A fabricação do direito, cap. 6.

ÚLTIMO EVENTO:
19 Nov 2021
Grupo de Estudos (CEPES) Online
ASSUNTO(S):

Coordenação: Profs. João Paulo Bachur e Gabriel Rezende

Convidado: Stefan Klein, UnB

Convidado: Pablo Holmes, UnB

Inscreva-se

LUHMANN, Niklas. O direito da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
Convidado: Orlando Villas Boas, USP.

Inscreva-se

“Teoria Crítica e Pesquisa Empírica”

Inscreva-se

Foucault, A ordem do discurso.

Foucault, A verdade e as formas jurídicas

Derrida, Foça de lei.

Inscreva-se

Latour, A fabricação do direito, caps.
1 e 2.

Latour, A fabricação do direito, caps. 3 e 4

Latour, A fabricação do direito, cap. 5

Inscreva-se

Latour, A fabricação do direito, cap. 6.

Pesquisar eventos

Mais eventos em